Apesar de ser um problema comum, o ressecamento das mãos gera mal-estar nas pessoas e desperta a busca pelo tratamento com cremes e loções. A xerose, nome técnico para o sintoma, deixa a superfície das mãos ásperas e, geralmente, está associada à descamação e à coceira no local.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo onde explicamos como hidratar as mãos e o que causa o ressecamento, que envolve desde o uso contínuo de produtos químicos até temperaturas extremas, passando pela baixa umidade do ar e a baixa produção de oleosidade no corpo.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Muitas pessoas sofrem com a perda da oleosidade e do toque natural das mãos. Mas a dúvida é sobre os fatores que causam esse problema, certo? A seguir, listamos os principais!
O álcool gel se tornou um item obrigatório atualmente, já que a substância elimina vírus e bactérias, prevenindo o contágio de doenças como a Covid-19. Porém, o uso constante do álcool gel pode acarretar o ressecamento das mãos. O mesmo ocorre com produtos de limpeza, cujas fórmulas agressivas deixam as mãos desidratadas com o passar do tempo.
Desidratação do corpo, sangramento nasal e olhos irritados são algumas reações à baixa umidade do ar. Mas o fenômeno, muito comum no final do inverno e no início da primavera, também costuma deixar a pele seca, especialmente a superfície das mãos.
A variação térmica, que pode chegar a temperaturas muito baixas ou insuportavelmente altas, é outro fator para o ressecamento da pele. O mesmo ocorre quando a pessoa tem o hábito de tomar banho quente, já que o vapor interfere na hidratação do corpo e deixa a superfície das mãos com aparência ressecada.
Nesse caso, dê preferência a banhos mornos e redobre os cuidados quando estiver em um local com característica de grande amplitude térmica.
Por fim, o ressecamento pode ser provocado por fatores internos ao corpo. É o caso da redução de substâncias oleosas, o que interfere na lubrificação dos tecidos e deixa a superfície das mãos com uma aparência extremamente ressecada.
Agora que você já sabe quais são as causas do ressecamento corporal, é importante entender como hidratar as mãos, uma região que sofre com a perda de oleosidade e lubrificação dos tecidos.
Veja como hidratar as mãos para voltar a sentir um toque confortável e macio!
A esfoliação elimina as células mortas na camada superficial da pele e acelera o processo de renovação celular, deixando a textura das mãos sedosa e pronta para receber a hidratação.
Para realizar a esfoliação, o ideal é usar um produto específico e incluí-lo no momento do banho, fazendo movimentos firmes e circulares para a melhor remoção das células mortas da pele. No entanto, não é recomendado repetir o cuidado mais de uma vez por semana, já que o excesso de esfoliação pode causar irritações dermatológicas nas mãos.
Empresa reconhecida no mercado de beleza pela qualidade dos cosméticos, a Soft Hair tem uma linha completa com esfoliantes para quem quer cuidar da pele e promover a renovação celular da superfície das mãos. Há desde produtos à base de elementos naturais, como a babosa e a semente de apricot, até ativos mais tecnológicos como ácido hialurônico, as versões também possuem cremes em pote e sachês que facilitam a esfoliação na hora do banho.
As unhas são compostas, principalmente, por camadas de queratina, uma proteína responsável pela resistência, endurecimento e brilho dessa parte das mãos. Por isso, para evitar eventuais traumas nos dedos, é fundamental uma boa hidratação no local.
Para hidratar as unhas, você deve aplicar um produto hidratante nos dedos e levar a substância até as cutículas. A dica é usar uma luva ou envolver as mãos em papel filme para acelerar a absorção da substância. Aguarde 20 minutos e, finalmente, limpe a superfície da pele com um pano, removendo o excesso do produto.
Para quem sofre com o ressecamento da pele, a indicação é realizar uma hidratação profunda com produtos específicos para essa região do corpo. Esfoliantes e cremes hidratantes previnem o aparecimento de manchas e reduzem a textura áspera das mãos, o que melhora o toque e aumenta a sensação de bem-estar.
A hidratação das mãos deve ocorrer de dentro para fora. Isso significa que, além de usar cosméticos específicos para cada tipo de pele e região do corpo, você deve beber bastante água ao longo do dia. O ideal, segundo os especialistas, é ingerir pelo menos dois litros de água diariamente.
Composto orgânico cristalino, a ureia é considerada um dos elementos mais seguros para quem precisa tratar a pele ressecada. O motivo é que esse componente natural tem uma alta capacidade de hidratação, melhorando a textura e reduzindo a descamação das mãos, por exemplo.
A Bio Soft tem uma linha especial de tratamento da pele ressecada com produtos à base de ureia. A Linha é composta por quatro produtos exclusivo para o cuidado com as mãos, o tradicional deles é formulado com 10% de ureia e os demais, possuem uma porcentagem menor do ativo e são enriquecidos com outros ativos famosos para hidratação como como o Creme Lisa Mão D-Pantenol de 120g, com fórmula composta pela Pró-Vitamina B5 (o D-Pantenol) e pela ureia, reparando o ressecamento excessivo das mãos e devolvendo a textura leve e macia da pele.
Outra opção é o Creme Lisa Mão Amêndoas e Macadâmia Bio Soft, também vendido em embalagem de 120g. Ele reúne ingredientes como amêndoas, macadâmia e ureia para realizar uma hidratação imediata e prolongada das mãos e cutículas.
A sensação de estar com a pele ressecada não é nada agradável e, muitas vezes, acompanha sintomas como a descamação, a coceira e a perda de sensibilidade do corpo. Por isso, ensinamos neste conteúdo como hidratar as mãos, para que você volte a sentir, com a ajuda de esfoliantes e cremes hidratantes, um toque confortável, delicado e agradável.
O que está esperando para tratar o ressecamento das mãos? Conheça nossa linha de produtos voltada aos cuidados com as mãos!