Você sabe como usar óleo no cabelo de uma maneira que os resultados sejam positivos e não negativos? Quer dizer, por mais que o procedimento tenha se tornado o queridinho no auxílio de tratamento dos fios — e com razão, já que ele pode intensificar a nutrição e reparação do cabelo — tudo depende do seu uso correto.
Por exemplo, você sabia que nem todos os tipos de óleo são liberados e recomendados para os nossos fios? Se a sua resposta for negativa, saiba que o uso indevido pode ter efeitos invernos no cabelo e/ou não trazer nenhum benefício, o que gera frustrações e desperdício de dinheiro. Tudo que ninguém pode querer. Concorda?
Foi pensando justamente nessa questão que preparamos esse post falando sobre como usar óleo no cabelo. Quer saber mais? Continue conosco e fique por dentro do assunto!
Quando se fala nos benefícios do óleo para o cabelo, muitas pessoas já pensam em correr para a cozinhar para usar o item. Porém, saiba que o mais recomendado é priorizar óleos capilares, já que diferentemente de outros, esses são desenvolvidos especificamente para penetrar corretamente na fibra, trazendo a nutrição e reparação desejada. E ainda, possuem um aroma mais adequado para fixar nos seus fios.
Além do mais, os óleos capilares possuem moléculas menores, permitindo que os fios absorvam os ativos desses óleos e beneficiem os fios. No caso dos óleos de cozinha, as moléculas são maiores e com o uso constante, isso pode dificultar a absorção da água pelo fio. De qualquer forma, se os óleos de cozinha forem a sua opção mais viável, conheça abaixo os que mais podem beneficiar seu cabelo.
A resposta pode variar de acordo com o tipo de fio e a necessidade de cada um deles, como nível de ressecamento, comprimento, textura e muitas outras particularidades. Assim, o ideal é aplicar pouco a pouco o produto, iniciando pelas pontas, e aumentar a dosagem, se necessário.
A aplicação pode ser nos fios úmidos ou secos. Na primeira opção, o resultado pode ser um melhor tratamento no cabelo, já que a absorção do óleo nesse caso é mais ampla. No segundo caso, os fios podem ter um maior controle do frizz, brilho e proteção contra agentes externos.
Esses benefícios podem ser sentidos especialmente antes de uma escova capilar, mas vale lembrar que isso não dispensa o uso de um protetor térmico, já que muitos óleos não possuem esse benefício.
No caso de óleos capilares, você pode usar o item diariamente, no caso das cacheadas, por serem mais sensíveis a umidade do amor e mais suscetíveis ao ressecamento. Porém, se o seu cabelo for oleoso, por mais que seja permitido o uso diário, tenha moderação e foque mais nas pontas, que não costumam receber essa oleosidade natural e o óleo vai servir como uma ajudinha extra.
Agora que você conseguiu entender mais sobre como usar óleo no cabelo, vai poder aproveitar os principais benefícios do produto nos fios, como a diminuição do ressecamento, auxílio no crescimento capilar, combate a opacidade, frizz e pontas duplas, proteção contra agentes externos e muito mais.
Gostou do nosso conteúdo e quer ficar sempre por dentro das nossas dicas e informações sobre cuidados capilares? Nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!