É difícil pensar em algum segmento que não tenha sido afetado pela pandemia, de uma forma ou de outra. Contudo, mesmo dentre os mais afetados, como serviços, alguns setores têm se recuperado diante da crise. O de beleza, por exemplo, tem visto o retorno de suas atividades. Exatamente por isso, é importante aprender quais são as novas exigências de empreender em meio à pandemia.
Neste post, você vai saber os impactos que o setor de beleza sofreu e como seus serviços ainda têm alta demanda. Além disso, vamos falar sobre como se manter nesse mercado com 6 dicas para superar a crise da pandemia. Então, continue com a gente e boa leitura!
Desde 2020, o segmento de serviços tem sido um dos mais afetados pela crise causada pela pandemia. Afinal, com as medidas de segurança, como o isolamento social, muitos considerados não essenciais tiveram que ser suspensos.
Dentre eles, o setor de beleza foi um dos mais afetados. Uma das estimativas da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), por exemplo, contabilizou 375 mil estabelecimentos, grandes ou pequenos, que precisaram ser fechados por não conseguirem superar a crise.
Contudo, o cenário não foi motivo para os empreendedores do setor desistirem do ramo. Conforme a ABSB, 75% dos donos de salões e cabeleireiros partiram para a atuação em redes sociais e 44% começaram a oferecer novos produtos.
Isso se dá porque, apesar da restrição quanto ao funcionamento físico, a demanda por soluções de beleza não parou. Conforme o GetNinjas, aplicativo de oferta de serviços, o segmento teve aumento na demanda de 54%, em comparação com 2019. Já em 2021, a expectativa é que isso continue, devido à digitalização.
Nos últimos dois anos, aprendemos a consumir de forma mais digital e a procurar por serviços mais personalizados. Por essa razão, quem buscou empreender em meio à pandemia precisou se reinventar.
No segmento de beleza, com espaços físicos fechados, ações como delivery, venda de novos produtos e serviços em domicílio foram apenas algumas das formas encontradas pelos profissionais, que precisavam continuar suas vendas, mas também garantir a segurança de seus clientes.
Agora, ao que tudo indica, esse processo de digitalização não parou e isso não deve acontecer. Portanto, surge uma nova forma de consumir e, com ela, é preciso procurar inovação constante, não só para se adaptar às novas demandas, mas para se diferenciar em seu mercado.
Se você quer empreender neste período em que estamos vivendo, já sabe que as coisas estão diferentes. Por isso, é importante fazer tudo com calma e seguir algumas dicas importantes para começar bem. Veja 6 delas, a seguir!
Antes de iniciar qualquer negócio, um dos principais pontos é saber se ele é viável para você. Para isso, é preciso começar estudando o mercado — seja ele local ou na internet. Isso significa que você vai precisar compreender sobre pontos importantes. Veja!
Os serviços de beleza são conhecidos por gerar fidelização dos consumidores. Afinal, além da frequência com que são feitos, o profissional e o cliente acabam desenvolvendo um relacionamento de confiança, já que o corpo, o cabelo e o bem-estar são valorizados pelo consumidor.
Sendo assim, se você quer garantir que os clientes voltem depois do serviço, é preciso investir no contato com eles. Por exemplo, se vai ofertar depilação em casa, pode criar uma estratégia de pós-atendimento, acompanhando a cliente até que ela precise novamente do serviço.
Nesse caso, também é fundamental estar disponível para contato com possíveis consumidores. Para isso, é importante utilizar diversos canais, desde o telefone e WhatsApp até as redes sociais.
O mundo está cada vez mais digital e devemos acompanhar. Nesse sentido, a tecnologia traz facilidade e rapidez de diversas formas. Portanto, vale a pena utilizá-la em todos os processos quando for empreender em meio à pandemia.
Ou seja, desde a administração do seu negócio até a venda de produtos para cabelo no Instagram, existem vários recursos que você pode usar para acompanhar, otimizar, analisar e fazer crescer o seu empreendimento.
Dificilmente você vai encontrar uma empresa que não esteja nas redes sociais, hoje em dia. Afinal, é lá que os clientes estão e, inclusive, elas se tornaram canais de atendimento e venda de produtos. Por essa razão, é importante que você participe.
Porém, é preciso prestar atenção na escolha dessas redes. Ou seja, não é porque algumas estão populares em determinado ano, que é preciso participar delas. Isso porque para estar em uma rede social é preciso investir tempo em mantê-la atualizada.
Por essa razão, é fundamental usar seus recursos apenas naquelas que trazem retorno; nas que os clientes realmente participam e interagem com você, além de comprarem seus produtos e contratarem seu trabalho.
Outro fator importante para superar a crise é buscar agilidade naquilo que você faz. Afinal, com um consumidor mais exigente e que quer soluções na hora, é preciso não só atender prontamente, como também oferecer serviços de forma prática e rápida.
Para isso, você também vai precisar contar com uma boa logística: desde a disponibilidade de fornecedores até o trabalho de funcionários, se houver.
Em toda crise, muitas empresas sobrevivem por sua capacidade de se reinventar e mostrar um diferencial a seus clientes. Portanto, se você vai empreender em meio à pandemia, precisa encontrar a forma de se tornar relevante para os consumidores.
Por exemplo, pode aproveitar a preocupação com a saúde e explorar novos ramos de estética, oferecendo um serviço novo, como a massagem redutora. Ou ainda, aprender a usar novos produtos para trazer resultados melhores para os clientes.
A pandemia trouxe várias lições. Para as empresas, ela revelou a necessidade de manterem-se sempre atualizadas no mercado, sendo criativas e capazes de se reinventar, a fim de superar as dificuldades. Por isso, se você quer empreender em meio à pandemia, também precisa se preparar. Assim, vale seguir as 6 dicas que passamos e buscar constantemente novos conhecimentos.
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