A chapinha é uma grande aliada na rotina da mulher, seja para alisar os fios para um evento especial ou até mesmo controlar o volume no famoso bad hair day. Há quem use esse equipamento quase que diariamente para fugir da química e é aí deve haver um cuidado redobrado com os cabelos.
Neste post, vamos explicar porque você deve apostar na hidratação antes da chapinha, os danos que ela causa no cabelo e como resolver esse problema na prática. Adora o efeito da chapinha nos seus cabelos? Então não perca essa dica!
A chapinha dificilmente causa danos nos cabelos de uma única vez. Isso só acontece quando os cabelos já estão extremamente danificados ou quando a temperatura do aparelho está extremamente alta — e permanece muito tempo em contato com os fios.
Ao longo do tempo, a chapinha pode acabar com a estrutura do fio em um processo chamado “desnaturação”. É aí que ele perde suas proteínas — principalmente a queratina —, perdendo também a elasticidade e resistência.
O tipo de cabelo mais sensível a esse processo é o afro, por ter uma estrutura mais irregular e ser mais frágil em seu diâmetro.
Um dos motivos pelos quais a chapinha deixa o cabelo ressecado é a perda de água, que ocorre quando as cutículas do fio são abertas. O processo de hidratação serve justamente para repor a água nos cabelos e deixá-los mais maleáveis, brilhantes e macios.
Por isso, a hidratação antes da chapinha ajuda a repor a água dos fios e os torna mais fortes para resistir à temperatura. Ela é necessária não somente antes da chapinha, mas sim, semanalmente, afinal, não é só nesse momento que o cabelo perde água. O sol, a poluição, a água quente do chuveiro e processos químicos também causam esse efeito.
Como você descobriu neste post, a hidratação é um processo que deve ser realizado semanalmente, por isso, é preciso levar para a rotina em casa. Antes de começar é preciso ler as orientações do fabricante sobre o uso, respeitando o modo de usar e o tempo de ação.
Em todo caso, é importante escolher uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo, aplicar o creme enluvando os fios — com movimentos firmes de cima para baixo — e usar uma touca térmica.
Além da hidratação antes da chapinha, lembre-se que os processos de nutrição e reconstrução capilar também são essenciais para manter os fios saudáveis. Portanto, uma boa dica é investir no cronograma capilar e oferecer para os cabelos tudo o que ele precisa.
Por fim, não esqueça do protetor térmico. Ele é responsável por criar uma película protetora ao redor dos fios, protegendo contra o calor e potencializando a preservação da água nos cabelos. Assim, você vai conquistar o liso espelhado perfeito!
Então já sabe, ignorar a hidratação antes da chapinha é um caminho certo para ganhar cabelos ressecados e quebradiços. A gente sabe que nem sempre é fácil cuidar dos cabelos, mas mantê-los saudáveis e bonitos é um resultado que vale a pena!
Sabe onde mais você encontra dicas como esta? Nas redes sociais! Curta a nossa fanpage no Facebook, acompanhe nossas novidades no Instagram e assista ao nosso canal no Youtube!