Soft Hair 11/08/2020

Conheça o HNR: o kit ideal para fazer seu cronograma capilar!

Se você já sabe o que é cronograma capilar, entende bem do que vamos falar. Entretanto, se você ainda não tem o seu, não se preocupe. O cronograma nada mais é que uma rotina de cuidados com o cabelo. Assim, como em um calendário, há períodos nos quais você investe na nutrição, hidratação e reconstrução do cabelo. Contudo, isso é importante? Sim, e muito! Afinal, diariamente, os fios estão expostos a fatores que alteram sua estrutura, sujam e danificam, enfim, deixam aquele cabelo lindo não tão bonito. 

Se desde a poluição até os próprios processos que fazemos — como coloração ou escova progressiva — podem prejudicar o cabelo, então, é melhor garantir esse cuidado, certo? Confira no post como seguir um cronograma capilar pode fazer diferença na sua rotina e conheça o Kit HNR — a solução ideal para quem não tem tempo, mas merece um cabelo lindo sempre. Boa leitura! 

A importância de seguir o cronograma capilar 

Como você viu, os fatores que podem danificar o cabelo são vários. Por isso mesmo, não existe uma regra sobre quem deve fazer o cronograma capilar. Ainda que você não faça colorações ou alisamentos, pode ter o seu cronograma para manter uma rotina de cuidados e ter o cabelo sempre bonito e — mais importante — saudável. De forma geral, o cronograma capilar envolve três processos. 

Nutrição 

O cabelo perde nutrientes constantemente. Como isso acontece? Diariamente, com a luz do sol, altas temperaturas da chapinha, poluição e muitos outros fatores. Por causa deles, os fios sofrem e as cutículas se abrem, deixando a estrutura interna do cabelo exposta. Além disso, surgem as pontas duplas e o frizz. Sendo assim, a nutrição é uma etapa essencial no seu cronograma. 

Hidratação 

A hidratação é a fase responsável por repor água na estrutura capilar, evitando que o cabelo fique poroso. Essa fase é importante porque o cabelo é formado basicamente por proteínas, água e lipídeos. Ou seja, a água tem porcentagem importante na estrutura de um fio saudável. Sem ela, o cabelo fica sem vida. 

Reconstrução 

Na reconstrução, acontece a reposição de aminoácidos, como a queratina. Essa proteína nada mais é que o principal componente que forma o cabelo, além das unhas e pele. Com o fio bem estruturado, ele não fica poroso e quebradiço. Pelo contrário, a queratina forma a “massa” do cabelo e o deixa fortalecido. 

Além das fases do cronograma, é preciso atenção na parte prática. É essencial entender as necessidades dos seus fios primeiro e depois escolher os produtos. Por exemplo, se seu cabelo passa por vários processos químicos — como coloração ou alisamento —, existem opções específicas para recuperá-lo. Além disso, shampoo e condicionador também devem ser adequados ao seu tipo de fio. 

O uso do cronograma

Outro ponto importante é entender o tipo de cabelo e, nisso, o cronograma faz uma diferença enorme. Cabelos lisos, cacheados e crespos são diferentes em sua estrutura. Sendo assim, vão passar por uma rotina diferente tanto em produtos quanto em etapas. Especialmente para quem está em uma fase de transição capilar, é importante não descuidar do seu cronograma.

Isso porque se você tinha um cabelo alisado quimicamente e agora retorna aos cachos, vai precisar desintoxicar os fios e se acostumar ao novo visual. Durante esse período, o cabelo precisa de cuidados intensos, pois a estrutura helicoidal dos fios pode torná-lo mais poroso e seco, já que dificulta o óleo natural a percorrer o cabelo. Sendo assim, ele precisa estar nutrido e hidratado sempre.

“Ah, mas eu não tenho tempo para tudo isso!”, talvez você pense. Sim, o cronograma é uma rotina e, como tal, exige sua atenção. Entretanto, não é por isso que você vai deixar de fazê-lo. Atualmente, existem diversos produtos facilitadores. Excelentes para quem tem pouco tempo, eles são acessíveis e podem ser usados em casa mesmo. O Kit HNR é um deles. Sendo um combo ideal, ele garante a nutrição, a reconstrução e a hidratação de uma vez.

A solução personalizada para o seu cronograma: o Kit HNR

Desenvolvido pela Soft Hair, o Kit HNR foi criado para ajudar todos os tipos de cabelo. Com ele, é possível personalizar todo o seu tratamento. Você pode usar os três boosters separados ou misturá-los com a máscara em todas as etapas do cronograma capilar. Assim, você potencializa o tratamento do produto e também cria combinações de perfumes para o cabelo. 

O que é? 

O Kit é composto por: 

  • Máscara Misturinha 3 em 1: com D-Pantenol, Óleo de Coco e Queratina, para ser usada em todas as etapas do cronograma; 
  • Booster de D-Pantenol: focado na hidratação;
  • Booster de Leite de Coco com óleos: atua na nutrição;
  • Booster de Queratina: age na reconstrução. 

Como usar? 

Para saber o que você mais precisa, a dica é fazer antes um teste de porosidade. Você pega um fio de cabelo e coloca na água em um copo. Se ele: 

  • boiar: precisa de hidratação;
  • ficar no meio: precisa de nutrição;
  • afundar: precisa de reconstrução. 

Sabendo disso, você pode focar seu cronograma no processo mais imediato e usar os boosters do kit conforme a necessidade. Na mistura, você deve colocar 10ml de booster a cada 50g de máscara. Se você quiser usar dois ou três boosters, então a proporção será de 5ml de cada booster para os mesmos 50g de máscara. 

Essa mistura será passada depois que você enxaguar o shampoo. Aplique em cada mecha, massageando os fios, e deixe agir por 5 a 10 minutos. Depois, basta você enxaguar e passar o condicionador. O mesmo tempo de espera também vale se você quiser usar apenas a Máscara 3 em 1. 

Como nossos fios estão expostos a muitos fatores que os prejudicam, é importante ter atenção ao estado do nosso cabelo. Especialmente quem faz processos químicos ou está em fase de transição capilar, a reconstrução, nutrição e hidratação são essenciais para ter cabelos saudáveis e bonitos. Sendo assim, o cronograma capilar é a forma ideal de passar por todas essas fases. Contudo, se você não tem muito tempo, existem produtos de qualidade que facilitam o seu dia a dia, como o Kit HNR. 

Quer conhecer essa solução ideal da Soft Hair para o seu cronograma capilar? Descubra já