Cabelos 05/04/2022

Leave-in: quais os benefícios e como aplicar esse produto?

O mercado da beleza se desenvolve constantemente, não é mesmo? A todo momento são apresentadas novas técnicas, além de novos produtos que despertam o interesse dos consumidores. Quando o assunto é finalização de cabelos, independentemente do tipo de fio, o queridinho da vez ganha a cena: o leave-in!

Esse produto é um grande aliado no controle do frizz, oferecendo profunda hidratação e alinhamento dos fios. Um verdadeiro combo instantâneo de fácil aplicação para deixar os cabelos incríveis, dignos de salão. Logo, se você quer se destacar como profissional e atrair mais clientes, que tal investir nesse produto?

Preparamos este post cheio de informações e dicas para você conhecer o leave-in, incluindo-o na sua rotina de trabalhos capilares para, assim, oferecer qualidade e inovação à sua clientela. Acompanhe!

O que é o leave-in?

O leave-in é um creme de finalização sem enxágue que deve ser usado após a lavagem dos cabelos. Esse produto oferece uma reposição nutricional aos fios, além de deixá-los mais protegidos e disciplinados.

Muitas pessoas o confundem com o creme de pentear. Contudo, apesar de parecidos, não agem do mesmo modo. É que o creme atua na modelação e no desembaraço dos fios. Oferece também uma textura mais densa e pesada, inclusive, aumentando o tempo de duração da definição ou mesmo do penteado feito.

Já o leave-in é um produto que atua no tratamento preventivo dos fios de forma a hidratar e alinhar os cabelos, contribuindo ainda com finalizações mais leves e delicadas, mas pode ser um produto para auxiliar no desembaraço dos fios também.

O leave-in pode ser usado em quais cabelos?

Em regra, o leave-in pode ser usado em todos os tipos de cabelos, sem nenhuma contraindicação. Ele se tornou um produto especial justamente pela sua multifuncionalidade, agregando vários benefícios a públicos distintos, além do manuseio fácil e certeiro.

Dessa forma, não há segredos para passar o produto. O único detalhe é que ele deve ser usado após a lavagem dos cabelos para potencializar seus benefícios. Depois, basta separar o cabelo em mechas e aplicar o leave-in em todo o comprimento, poupando a raiz e trabalhando em especial as pontas dos fios.

Listamos algumas dicas mais específicas para o seu melhor desempenho com qualquer tipo de fio. Confira!

Para cabelos lisos

Aqui, para as lisas naturais ou alisadas quimicamente, a atuação do leave-in será extremamente importante para obter o efeito do liso perfeito.

As fontes de calor que se costuma usar nesse tipo de cabelo e as químicas também presentes, como progressivas, colorações e relaxamentos, intensificam o aparecimento do frizz, do desalinhamento e do desgaste da fibra capilar. Isso porque são procedimentos extremamente invasivos que prejudicam qualquer cabelo se não forem tratados.

Portanto, aposte no leave-in para restaurar os fios quimicamente desgastados ou para tratar aqueles sofridos pelo uso excessivo de fontes de calor, como secadores e chapas. É só passar o produto no cabelo e deixar agir por alguns minutos. Assim, você garantirá proteção, beleza e saúde, conquistando ainda mais a sua clientela. Que tal?

Para cabelos ondulados e cacheados

Nesses cabelos, é indispensável caprichar na hidratação dos fios. O motivo é que a circunferência natural deles, muitas vezes, impede que todo o comprimento seja beneficiado pelos nutrientes, o que também deixa os cabelos porosos e quebradiços.

Por isso, ainda com os fios úmidos, após a lavagem, use o leave-in no comprimento e enluve as mechas de forma a apertá-las para definir as ondas e os cachos naturais do fio. Se necessário, use difusor ou babyliss para a melhor modelação e textura dos cabelos.

O leave-in será um grande aliado por oferecer hidratação, proteção térmica e ajuda na definição perfeita das ondas, certo?

Para cabelos crespos

Por serem cabelos sensíveis (afinal, são naturalmente secos), observamos a dificuldade de desenvolvimento dos fios crespos em decorrência de quebra ou queda. Isso acontece também em razão da forma e da curva do cabelo. Logo, o maior desafio é combater o ressecamento natural para finalizá-lo com glamour.

Para isso, use o leave-in após a lavagem dos fios, distribuindo o produto em todo o cabelo, além de caprichar na modelação. Esta pode ser feita com o auxílio de pentes e escovas específicas. O importante aqui é garantir uma textura bonita, mas, principalmente, um cabelo saudável para suas clientes crespas.

Quais são os benefícios do leave-in?

Como dissemos, o leave-in se tornou um produto bastante democrático, atendendo a diversos tipos de cabelo e trazendo funcionalidades distintas e benefícios surpreendentes. Veja exemplos.

Hidratação

Por ter uma formulação hidratante e condicionante, o leave-in devolve ou complementa os nutrientes perdidos, agindo diretamente na reconstrução da fibra capilar.

Com isso, acontece os fechamentos das cutículas dos fios, provocando uma espécie de blindagem nos cabelos, que permanecem protegidos contra as agressões externas do dia a dia. Ou seja, temos cabelos mais bonitos, hidratados e cheios de brilho.

Controle do frizz

Frizz é sinônimo de ressecamento e de falta de nutrientes. Cabelos ressecados são mais vulneráveis, o que dificulta o manuseio e a finalização, pois podem quebrar ou cair facilmente.

Com a atuação hidratante e reconstrutiva do leave-in, temos cabelos tratados que crescem mais fortes e alinhados, além de fios que ficam mais disciplinados pela ação do produto.

Proteção

Por reconstruir a fibra capilar por meio dos seus poderes, o leave-in cria uma capa de proteção contra agentes externos, como raios solares, poluição, cloro e fontes de calor. Além do mais, atua revertendo prejuízos causados por processos químicos, que enfraquecem e danificam os fios.

Logo, com o auxílio do leave-in, temos fios mais fortes e elásticos para enfrentar qualquer situação que envolva temperaturas, químicas ou o simples desgaste pela rotina diária.

Agora que você já conhece tudo sobre o assunto, só falta escolher o leave-in ideal para os cuidados no seu salão de beleza. Para isso, observe os tipos de fios mais comuns que você atende e invista em fórmulas que priorizem tratamentos específicos. Mas não se esqueça: busque sempre fornecedores responsáveis, que prezem qualidade e segurança.

Portanto, siga nossas dicas e orientações e inclua o leave-in em seu portfólio para os tratamentos e os serviços capilares que você oferece. Além de inovação e referência, dois fortes diferenciais em profissionais do ramo da beleza, isso vai gerar bons resultados a você. Pode apostar!

Curtiu as informações? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aprenderem mais sobre o uso do leave-in!