Quem tem uma pele sensível precisa adotar uma série de cuidados extras no seu dia a dia. Afinal, ela pode ficar facilmente irritada com sol, depilação e outros fatores externos. É o seu caso? Então, você está no lugar certo.
Neste texto, vamos explicar por que sua pele reage assim, quais os problemas mais comuns e o que fazer para evitá-los, inclusive com o uso de produtos específicos. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!
A sensibilidade é uma característica genética que pode atingir todos os tipos de pele: as normais, as secas, as mistas ou as oleosas. Seja qual for a sua, esse fator vai torná-la mais suscetível à vermelhidão, ao ressecamento ou à inflamação.
Isso ocorre porque ela tem estrutura mais fina do que as demais e, portanto, tende a apresentar mais reações alérgicas ou de irritação. A barreira cutânea ajuda a proteger a pele de agressões externas e, quando ela é mais afinada, essas agressões/reações são mais comuns.
De um modo geral, as reações que a pele sensível costuma ter são: coceiras, manchas, irritação e/ou vermelhidão. Esses problemas podem acontecer devido a diversos fatores, que, quando identificados, ajudam também no tratamento e na prevenção. Veja alguns:
A partir do momento em que você identifica o tipo de fator que costuma atingir sua pele sensível, fica mais fácil cuidar dela com a ajuda de cosméticos e produtos específicos. Com exceção das condições genéticas ou oriundas da gravidez, é possível tomar os seguintes cuidados:
Como vimos, a pele sensível pode ser de qualquer tipo, mas requer um cuidado maior por reagir com irritações ou inflamações a fatores externos como sol, poluição, poeira ou depilação.
Mas sabendo que sua pele é assim, é possível cuidar com protetor solar, cremes esfoliantes, hidratantes e calmantes no pós-depilação. É se cuidar e dar adeus à irritação e outros problemas da pele sensível.
Agora que você já sabe as principais informações sobre pele sensível, aproveite para aprender também o passo a passo completo de como fazer skincare em casa.