Você não se sente representada pela maioria dos conteúdos da televisão e gostaria de conhecer mais séries com personagens femininas fortes e diversas? Pois saiba que as séries produzidas para canais de Streaming vem trazendo cada dia mais pautas importantes como empoderamento e sororidade.
Quer conferir algumas indicações? Listamos 9 séries de empoderamento feminino na Netflix que toda mulher precisa conhecer e recomendar para as amigas. Dramas, comédias, suspense e até produções brasileiras entraram nesta lista especial que preparamos para você. Ficou curiosa? Então é só continuar a leitura.
A série se passa em 1908 e retrata a história de um casal de irmãos que resolve adotar um menino para ajudá-los nas tarefas de sua fazenda. No entanto, por conta de um engano, recebem Anne (Amybeth McNulty), uma ruiva órfã cheia de imaginação e que parece viver em um mundo diferente.
Apesar de todas as adversidades, Anne sempre consegue superar seus desafios e provar que pode ser ela mesma, mesmo que não seja o que esperam dela. Recheada de mulheres fortes, a trama traz outras referências importantes por meio da figura feminina.
Apesar de ser baseada na série de livros Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery em 1908, a versão televisiva conta com temas bastante atuais, como homossexualidade, preconceito, adoção e feminismo.
Mais um grande sucesso de Shonda Rhimes, criadora de Grey’s Anatomy, How to get away with murder conta com Viola Davis no papel de Annalise Keating, uma advogada e professora de direito poderosíssima.
A trama “pega fogo” quando um crime real envolve a professora e seus cinco alunos mais brilhantes, trazendo inúmeras reviravoltas e muita adrenalina. Além do suspense ao redor da história, a série é uma verdadeira aula de empoderamento e traz uma protagonista negra forte, durona e com uma carreira de sucesso.
Essa produção brasileira conta a história de quatro mulheres na década de 1950 vivendo no Rio de Janeiro. A trama inicia com a história de Maria Luiza, vivida por Maria Casadevall, uma socialite que vê sua vida virar de cabeça para baixo após sofrer um golpe do marido.
Tentando encontrar o esposo, Maria Luiza acaba descobrindo um novo mundo e construindo uma rede de apoio com três mulheres, com estilos de vida completamente diferentes, mas que buscam combater uma realidade opressora.
Ambientada em Madri, nos anos 20, essa série espanhola retrata o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e todos os desafios percorridos em busca de liberdade e direitos iguais.
O trabalho de telefonista na Companhia Telefônica Nacional representa uma oportunidade única de mudança de vida para as garotas da época, que agora podem ajudar no sustento da casa ou ter seu próprio dinheiro.
Entre as contratadas pela Companhia, estão Lidia (Blanca Suárez), Marga (Nadia de Santiago), Carlota (Ana Fernández) e Ángeles (Maggie Civantos), quatro jovens mulheres que, presas a estereótipos e convenções sociais, lutam por seus sonhos e procuram ultrapassar as expectativas tradicionalmente esperadas.
Grace and Frankie aborda muito mais do que o empoderamento feminino, ele foca também nas situações vividas por mulheres da terceira idade e sua invisibilidade perante a sociedade, principalmente no que diz respeito à sexualidade.
A trama aborda a vida de duas mulheres (Jane Fonda e Lily Tomlin) de 70 anos que, após anos de casamento, têm a revelação de que seus respectivos maridos mantinham um relacionamento amoroso entre si. Com o divórcio, as duas antigas rivais passam a ter uma relação de amizade e sororidade e precisam reaprender a viver uma nova vida.
Sex Education é um exemplo de série que consegue tratar de temas considerados tabus de forma leve e sem filtro. Com um elenco bastante diverso e representativo, a produção aborda diversos aspectos da sexualidade feminina e é uma aula de empoderamento sexual.
Apesar do protagonista masculino, Sex Education conta com personagens femininas fortes e aborda temas como aborto, masturbação feminina, assédio sexual, virgindade, homossexualidade, assexualidade e pornografia de vingança.
Unindo comédia e drama, Orange is the new black narra a história de Piper Chapman (Taylor Schilling), uma mulher de 30 anos que é sentenciada a 15 meses de prisão por um crime que cometeu com a ex-namorada.
Na penitenciaria, Piper se vê distante da vida confortável que vivia com o noivo em Nova York e precisa aprender a conviver com as outras detentas e suas realidades.
A série mostra retratos muito humanos enquanto aborda a vida e a história de várias detentas, e os deslizes cometidos que fizeram com que elas acabassem lá. Composta por um elenco majoritariamente feminino, Orange is the new black conta com excelentes atuações, várias delas vencedoras e indicadas ao Emmy.
Quem não gosta de heróis? Ainda mais quando estamos falando de uma super-heroína com força física sobrenatural e que trabalha como detetive particular. Jessica Jones (Krysten Ritter) é uma personagem mal humorada e que prefere viver longe dos holofotes enquanto tenta reconstruir sua vida após passar por traumas do passado.
Apesar de ter sido cancelada pela Netflix, vale a pena conferir as três temporadas disponíveis e acompanhar essa protagonista girl power.
Não é novidade que a Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido é uma grande referência de mulher forte e poderosa. Mas em The Crown, é possível entender um pouco mais da jornada importante que essa figura percorreu.
A série retrata toda a história vivida por Elizabeth (Claire Foy) após assumir o trono de seu pai com apenas 25 anos. Tímida e com dificuldades de falar em público, a jovem precisa lidar com grandes expectativas, decisões e responsabilidades.
Consumir séries de empoderamento feminino na Netflix é uma excelente forma de fortalecer o trabalho de atrizes e diretoras e aprender mais sobre feminismo e sororidade. Por isso, vale a pena acompanhar as dicas acima.
Gostou da lista? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude suas amigas a conhecerem essas produções.