Toda mulher deseja ter os cabelos bonitos, fortes e saudáveis, independentemente do tipo de cabelo. No caso dos fios cacheados, é preciso que eles recebam atenção e cuidado específicos. Afinal, cada tipo de cabelo cacheado necessita de um cuidado diferente.
Se você quer ter cachos perfeitos, a primeira coisa que precisa saber é que a hidratação dos fios precisa ser frequente. Provavelmente, você já sabe que a hidratação é muito importante para a saúde dos cabelos, mas talvez não saiba que só ela não é suficiente.
Por exemplo, conhecer o grau de curvatura do seu cabelo faz toda a diferença. Isso mesmo! Como dito, existem cuidados e produtos específicos para cada tipo de cacho e, se você não sabe qual é o seu, veio ao lugar certo para aprender a identificar.
Neste post, você vai entender melhor os tipos de cabelo cacheado, suas características e particularidades, além dos melhores cuidados para cada um. Vamos lá?
Que existem diferentes tipos de cachos, você já deve saber. E se existem cachos diferentes, é natural que cada um tenha necessidades específicas, de acordo com sua textura. Dessa forma, conhecer a tabela de curvatura vai ajudar você a identificar o seu tipo de cacho e qual a melhor maneira de cuidar dele.
A tabela de curvatura nada mais é do que uma categorização que separa todos os tipos de cabelo em uma escala de 1 a 5C. Para facilitar, antes de explicar cada um deles, vamos entender o que significa essa combinação de números e letras:
Cada número na escala de tipos de fios representa um tipo de cabelo, enquanto as letras — A, B e C — representam o nível de ondulação presente em cada um deles. A seguir, explicamos como essa combinação de letras e números se aplica aos tipos de cabelo cacheado.
Já dá para começar a entender aquelas sequências de números e letras relacionadas a cabelos cacheados, não é mesmo? Mas o que é um cabelo 2C? E um 3B? Será que o meu cabelo é 4A? Chega de dúvidas! Agora, vamos conhecer melhor o que cada um desses nomes quer dizer. Confira!
Conforme a escala que detalhamos no tópico anterior, o fio tipo 2 se encaixa na categoria dos ondulados. Esse tipo de cabelo é um meio-termo entre o liso e o cacheado, apresentando uma raiz mais lisa e comprimento com ondas que não chegam a formar cachos perfeitos.
O fio tipo 2A é quase liso e suas ondulações são muito suaves. Esse tipo de cabelo tende a ser pouco volumoso e pode ser modelado com mais facilidade, além de apresentar a raiz mais oleosa e o comprimento mais seco.
No tipo 2B, as ondas são bem mais marcantes, a raiz é lisa e os fios têm tendência ao frizz, mas ainda não formam os cachos. O maior desafio, nesse caso, é controlar o volume e definir as ondas com finalizadores mais leves.
Já as madeixas do tipo 2C são aquelas que já começam a formar cachos, têm ondas mais marcantes e são mais volumosas. Aqui também começa uma preocupação maior com o ressecamento no comprimento e principalmente nas pontas.
Falamos aqui do cabelo cacheado propriamente dito. Uma característica forte do tipo 3 é a tendência ao frizz, principalmente naqueles dias em que a umidade do ar está mais alta. O cabelo tipo 3 é mais curvado que o 2 e menos que o 4, sendo muito presente entre os brasileiros.
O cabelo 3A tem os cachos mais abertos, definidos e pesados, sendo o menos volumoso de seu grupo. Eles perdem definição com mais facilidade e sofrem menos com o encolhimento.
No tipo 3B, os cachos são mais fechados e ainda mais definidos, ganhando muito mais volume.
O cabelo 3C é aquele com cachos mais fechados e com o fio mais grosso. Aqui, as espirais começam desde a raiz e são bastante afetados pelo efeito de encolhimento.
O cabelo crespo é mais seco e mais frágil que os cacheados das outras categorias. Esse cacho tem a espessura de um canudinho e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, são extremamente finos.
O tipo 4A é bem próximo do 3C, em que é possível enxergar com facilidade o formato das espirais. Basicamente, a diferença é que o 4A é mais grosso.
O cabelo 4B tem mechas que lembram a forma de “Z” e são menos definidas. É um cabelo que garante bastante volume e, para aproveitar ao máximo suas características, é preciso apostar no corte certo.
O último da lista é o cabelo 4C. Ele é mais crespo ainda e tem cachos superestreitos, quase que imperceptíveis, formando um zigue-zague. Nesse fio, não há definição das espirais e os cuidados devem ser redobrados para não haver quebra.
Você já tinha ouvido falar no cacho tipo 5? Naturalmente, essa versão sempre existiu, mas ela nem sempre foi considerada quando se diferenciava os tipos de fios, já que a 5 é muito similar a 4C e é um fio menos comum entre os brasileiros.
Porém, ele tem uma menor tendência a formar cachos, mesmo que você utilize produtos específicos para ajudar na definição. Ou seja, o charme do tipo 5 é justamente a indefinição.
Dentre os tipos de fios cacheados, os cabelos 3ABC e os 4ABC são os mais ressecados. Isso porque, devido ao seu modelo em espiral, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com tanta facilidade até as pontas. Além disso, é bom saber que não basta investir em hidratação. Você também precisa se dedicar às etapas de nutrição e reconstrução.
Sabe qual é a melhor maneira de incorporar todos os cuidados necessários para deixar seus cachos ainda mais poderosos? Por meio do cronograma capilar, que é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala os principais tratamentos: a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Vale lembrar que o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo, independentemente da sua textura ou curvatura.
Existem vários modelos de cronograma capilar. Depois que você escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades, reserve um tempinho e comprove todas as vantagens que esse cuidado pode proporcionar para a saúde dos seus fios.
Vale lembrar mais uma vez que, para conquistar os cachos dos seus sonhos, é preciso escolher produtos de qualidade que sejam adequados ao seu tipo de fio. Os cabelos cacheados ou crespos tendem a ser mais secos. Por isso, é importante investir em bons produtos de tratamento para repor a água dos fios.
É uma etapa do cronograma capilar muito importante para todos os tipos de cabelo. É ainda mais poderosa para as cacheadas e as crespas porque combate o ressecamento. Lembra que os cabelos 3ABC e 4ABC são mais ressecados por causa do formato em espiral? Além do mais, a nutrição aumenta o brilho e ajuda a diminuir o frizz.
Se você perceber que seu cabelo está poroso, frágil e quebradiço, é sinal de que necessita de queratina, proteína responsável por reconstruir as fibras capilares. A etapa de reconstrução tem o papel de repor a massa capilar necessária para que a estrutura do fio volte a ficar mais forte e encorpada.
A técnica de fitagem é muito usada nos cabelos ondulados, cacheados e crespos para ajudar a trazer definição. Existe mais de uma maneira de aplicar a técnica nos fios, mas o processo básico é aplicar um creme de pentear, leave-in ou óleo vegetal nos fios em pequenas mechas e definir os cachos com os dedos.
Agora, vamos conhecer boas práticas e produtos para cada versão de cacho? Olha só!
Você já percebeu que o cabelo tipo 2 não forma cachos e tem mais tendência ao frizz. Além disso, ele é fino e tem dificuldade para ser modelado. Acompanhe as dicas recomendadas para cuidar desse tipo de fio:
O Day After Estimulante de Cachos é uma ótima opção para esse tipo de cabelo, trazendo muito mais definição com a facilidade e leveza do spray. Use a qualquer hora do dia e conte com uma proteção UV para os dias mais ensolarados.
Esse tipo de fio também tem uma maior tendência para o ressecamento e para o surgimento de frizz. Além disso, ele conta com outras particularidades que devem ser consideradas na hora dos cuidados. Confira:
O Creme de Pentear Cachos Definidos Tipo 3 garante proteção e nutrição para esse tipo de cacho. Além disso, existem 12 tipos diferentes de óleos em sua composição, como óleo de argan, óleo de noz de karité, óleo de semente de algodão, óleo de coco e outros.
O tipo 4 trata-se do cabelo crespo, que é ainda mais intenso quando se fala de ressecamento, frizz e fator encolhimento. Por isso, confira atentamente as dicas:
Para um cuidado redobrado com os fios, aposte no Kit Boosters potencializadores HNR, indicado para todos os tipos de cabelo e com efeito low/no poo. O kit vai potencializar seu cronograma capilar e garantir um efeito de tratamento de salão sem sair do chuveiro!
Conforme mencionado, o cabelo cacheado tipo 5 foi classificado recentemente, já que é uma versão mais rara. Então, tem alguma cacheada sortuda com esse tipo de fio raríssimo por aí? Para tirar essa dúvida, analise se a maior parte dos seus cachos não segura uma definição de jeito nenhum, mesmo após testar uma variedade de técnicas.
Naturalmente, isso também depende do nível de ressecamento dos fios, principalmente dos que passaram por transição capilar ou coloração, por exemplo. Afinal, esses procedimentos químicos prejudicam a definição e podem confundir você sobre a real textura dos fios.
Por isso, é importante também ter paciência e fazer esse teste ao longo do tempo para analisar se alguma técnica de definição teve resultado. De todo modo, lembre-se de tirar essa dúvida com um cabeleireiro da sua confiança. Assim, saberá quais cuidados seguir para ter fios mais saudáveis.
Caso esse seja realmente seu tipo de cacho, saiba que deve redobrar os cuidados. Isso porque a estrutura é mais frágil e seca. Então:
Aproveite para proteger os fios com o Mc Leave-In Multi 11 em 01. Além de acabar com o frizz e ter efeito low poo, esse finalizador garante uma proteção térmica potencializada, com filtro UV e uma explosão de aminoácidos.
Portanto, para ter madeixas lindas e saudáveis a cada dia, é preciso primeiro conhecer os tipos de cabelo cacheado e sua curvatura. Depois, invista em produtos que, além de bons, sejam desenvolvidos para as suas necessidades. Com esses cuidados, você vai perceber as mudanças e verá que seus cachos terão mais força, definição e brilho.
E falando em investir em produtos de qualidade, que tal conhecer o nosso e-commerce? Lá, você encontra um produto perfeito para cada tipo de cabelo!