Cabelos 15/12/2020

Tipos de cabelo cacheado: como saber qual é o seu?

Toda mulher deseja ter os cabelos bonitos, fortes e saudáveis. Independentemente do tipo de cabelo que se tenha, todos precisam de atenção e cuidado. Entretanto, cada tipo necessita de um cuidado diferente. Se você quer ter cachos perfeitos, a primeira coisa que precisa saber é que a hidratação dos fios precisa ser constante.

Provavelmente, você já sabe que a hidratação é muito importante para a saúde dos cabelos, mas talvez não saiba que só ela não basta. Conhecer o grau de curvatura do seu cabelo faz toda a diferença. Isso mesmo! Existem cuidados e produtos específicos para cada tipo de cacho e se você não sabe qual é o seu, vamos ajudar você a identificar.

Neste post, você vai entender melhor as características, as particularidades e os cuidados para os cabelos cacheados. Vamos lá?

Conheça cada tipo de cabelo cacheado

Que existem diferentes tipos de cachos você também já deve saber. Se existem cachos diferentes, é natural que cada um tenha necessidades específicas de acordo com sua textura. Dessa forma, conhecer a tabela de curvatura vai ajudar você a identificar o seu tipo de cacho e qual a melhor maneira de cuidar dele.

A tabela de curvatura nada mais é que uma categorização que separa todos os tipos de cabelo em uma escala de 1 a 4C. Para facilitar, antes de explicar cada um deles, vamos entender o que significa essa combinação de números e letras. O tipo 1 é o cabelo liso, sem ondulações. O tipo 2 é o cabelo ondulado. O tipo 3 é o cabelo propriamente cacheado e o tipo 4 é o cabelo crespo. As letras indicam o nível de ondulação de cada perfil de cacho.

Saiba quais são os tipos de cachos

Já dá para começar a entender aquelas sequências de números e letras relacionadas a cabelos cacheados não é mesmo? O que é um cabelo 2C? E um 3B? Será que o meu cabelo é 4A? Chega de dúvidas! Agora, vamos conhecer melhor o que cada um desses nomes quer dizer. Veja!

Cabelos do tipo 2

O cabelo tipo 2 é ondulado, porém, não chega a formar os cachos. Além disso, a sua raiz é mais lisa. Já o cabelo 2A é quase liso, tem um pouco de volume e pode ser modelado mais facilmente. No tipo 2B, as ondas são bem mais marcantes. Os fios têm tendência a frizz, mas ainda não formam os cachos. As madeixas do tipo 2C são aquelas que já começam a formar cachos, têm ondas mais marcantes e são mais volumosas.

Cabelos do tipo 3

Falamos aqui do cabelo cacheado propriamente dito. Uma característica forte do tipo 3 é a tendência ao frizz. Principalmente, naqueles dias que a umidade do ar está mais alta. O cabelo 3A tem os cachos mais abertos, definidos e pesados. No tipo 3B, os cachos são menores e ainda mais definidos. O cabelo 3C é aquele com cachos mais fechados e o fio é mais grosso.

Cabelos do tipo 4

O cabelo crespo é mais seco e frágil também. Mais à frente, você vai saber o porquê. O tipo 4A é bem próximo do 3C. Basicamente, a diferença é que o 4A é mais grosso. O cabelo 4B tem mechas que lembram a forma de “Z” e são menos definidas. O último da lista é o cabelo 4C. Ele é mais crespo ainda e tem cachos super estreitos, quase que imperceptíveis.

Adote a melhor maneira de cuidar dos seus cachos

Dentre os tipos de fios cacheados, os cabelos 3ABC e os 4ABC são os mais ressecados. Isso acontece porque, devido ao seu modelo em espiral, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega com tanta facilidade até as pontas. Além disso, é bom saber que não basta investir apenas em hidratação, você também precisa se dedicar às etapas de nutrição e reconstrução.

Sabe qual é a melhor maneira de incorporar todos os cuidados necessários para deixar os seus cachos ainda mais poderosos? O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala os principais tratamentos: a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Vale lembrar de que o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo, independentemente da sua textura ou curvatura.

Veja dicas para turbinar os seus cachos

Existem vários modelos de cronograma capilar. Depois que você escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades, reserve um tempinho e comprove todas as vantagens que esse cuidado pode proporcionar para a saúde dos fios.

Hidratação

Vale lembrar mais uma vez de que, para conquistar os cachos dos seus sonhos, é preciso escolher produtos de qualidade que sejam adequados ao seu tipo de fio. Os cabelos cacheados ou crespos tendem a ser mais secos. Por isso, é importante investir em bons produtos de tratamento para repor a água dos fios.

Nutrição

É uma etapa do cronograma capilar muito importante para todos os tipos de cabelo. É ainda mais poderosa para as cacheadas e as crespas porque combate o ressecamento. Lembra de que os cabelos 3ABC e 4ABC são mais ressecados por causa do formato em espiral? Além do mais, a nutrição também aumenta o brilho e ajuda a diminuir o frizz.

Reconstrução

Se você perceber que seu cabelo está poroso, frágil e quebradiço, é sinal de que necessita de queratina, proteína responsável por reconstruir as fibras capilares. A etapa de reconstrução tem o papel de repor a massa capilar necessária para que a estrutura do fio volte a ficar mais forte e encorpada.

Portanto, para ter madeixas lindas e saudáveis, é preciso primeiro conhecer a curvatura do fio e depois investir em produtos que, além de bons, sejam desenvolvidos para o tipo de cabelo cacheado. Com esses cuidados, o resultado será um cabelo, a cada dia, mais bonito e saudável. Você vai perceber as mudanças e os seus cachos ganharão mais força, definição e brilho.

Então, este conteúdo ajudou você a conhecer o universo dos cachos? Que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades?