Você pode até não achar os diferentes tipos de toucas para cabelo os itens mais fashions e sexys existentes. Entretanto, o resultado que eles trazem — como cabelos mais hidratados, finalização mais duradoura, day after controlado etc. — podem ser considerados bem atrativos visualmente.
Aposto que você já passou a considerar conhecer os tipos de toucas, não é mesmo? Afinal, só vai ser necessário comprar os itens e deixar o preconceito de lado. Digamos que esse seja o preço da beleza. Por sinal, não se trata de um truque recente: muitas das nossas avós e mães já usavam ou, pelo menos, conheciam os benefícios desse adereço.
Agora, é o momento de você aproveitar os benefícios desse truque raiz e aderir às toucas para cabelo. Para isso, vamos apresentar os diferentes tipos delas.
Vem conosco?
Cada tipo de touca tem suas finalidades, mas no geral, todas elas focam nos cuidados com os fios, seja na hora de dormir ou ao potencializar os efeitos da hidratação, por exemplo. Isso porque o material delas foca na proteção, ao evitar o atrito do cabelo com determinados materiais que podem ser nocivos, o calor proporcionado torna a ação do creme de tratamento mais intensa etc. Você entende mais sobre esses benefícios a seguir, ao conhecer os diferentes tipos de touca para cabelo.
Não precisa ter medo, que o calor proporcionado pela touca térmica não tem intenção de queimar os fios ou coisa do tipo. Pelo contrário, ele contribui para potencializar e agilizar a ação da hidratação que já está no cabelo, já que o aumento da temperatura contribui para uma melhor penetração dos produtos na fibra capilar.
Não conseguiu encontrar uma touca térmica por aí? Não se preocupe. Usar a touca térmica de alumínio e isopor, ou simplesmente passar o alumínio de cozinha no cabelo, também é um hábito útil na potencialização da hidratação. Não é à toa que o alumínio é comumente encontrado nos salões, além de também fazer parte dos truques usados por muitas de nossas avós.
Contudo, atenção ao optar pela touca térmica elétrica, na qual é possível ligá-la na tomada. Se passar do tempo, o efeito pode ser negativo e resultar no ressecamento dos fios, ou até mesmo em queimaduras no couro cabelo, em piores quadros. Só não precisa surtar com medo disso, hein? Respeitar o tempo recomendado, usar touca plástica por baixo para proteção e priorizar modelos com termostato evita situações extremas.
Atenção, cacheadas e crespas de plantão, a touca de cetim é feita especialmente para vocês. Isso porque elas são indicadas para o uso na hora de dormir — para potencializar os efeitos, também existem as fronhas de cetim que podem ajudar — já que preservam o alinhamento dos fios nesse momento e contribui para um day after com menos frizz, mais definição e praticidade na hora de se arrumar.
Até porque, imagina que chato passar horas no banho ou no salão hidratando os fios com todo carinho e amor, e ainda gastar com produtos capilares, para depois eles se arrepiarem ao acordar, devido ao atrito causado com o tecido. Para as lisas que também sofrem com o frizz, saibam que tem espaço para vocês também. Além disso, outro benefício da touca de cetim para esse tipo específico de cabelo é o liso mais duradouro, até pelo material evitar contato dos fios com o suor.
Outro exemplo de touca indicada principalmente para cacheadas e crespas, embora seja democrática e beneficie todos os fios, é a touca difusora. A sua função é semelhante ao secador difusor, que ajuda a modelar os cachos. Quer dizer, ela se adapta ao couro cabeludo de cada um e cria uma espécie de redoma na cabeça. Assim, é possível ligar o secador e acionar o calor para dentro dos fios, que infla a touca de ar.
Desse jeito, o contato com o calor é diminuído, a distribuição é uniforme — o que nem sempre acontece com o difusor — e é possível economizar tempo e energia elétrica na hora de secar o cabelo, além ter um resultado com mais definição dos cachos e menos frizz. A ideia é simples, mas produz resultados muito benéficos.
Esse é um dos modelos mais comuns e simples. A sua função principal é proteger o cabelo na hora do banho, que pode ter a escova/chapinha estragada se for molhado ou até mesmo perder a definição e a hidratação dos cachos. Se você preferir acrescentar finalidades a esse modelo, é válido usá-lo ao aplicar a hidratação, já que a touca contribui para segurar o creme por mais tempo e deixar o cabelo firme em uma mesma posição. Já reparou que os fios ficam bem mais escorregadios quando estão cheios de creme, não é?
Por mais que não seja o melhor modelo e os demais tipos de touca para cabelo citados oferecem vantagens superiores, é uma escolha interessante que colabora com os cuidados capilares por um preço baixo. Até porque, quem preferir usar uma sacola plástica de mercado, pode ter resultados muito próximos aos das toucas.
Sabe as toucas de bolinhas de isopor? Elas são fofas e massageiam a região. Por isso, causam uma sensação confortável na cabeça. Sem contar que você provavelmente vai ficar tentado a brincar com as bolas, o que contribui para criar um momento de relaxamento e bem-estar. Contudo, os benefícios dessa touca não são apenas esses: elas produzem calor úmido para potencializar os resultados da hidratação. Ainda, conseguem manter a temperatura elevada, o que também é benéfico para a fibra capilar.
Conseguiu entender melhor sobre os diferentes tipos de touca para cabelo? Cada uma traz seus benefícios e são indicadas para necessidades e objetivos diferentes. Basta que você escolha qual a que mais se encaixa com você e aproveite os resultados trazidos.
Já que você continuou a leitura até aqui, aproveite para continuar aprendendo sobre cuidados capilares e descubra qual é a melhor maneira de hidratar as pontas do cabelo!