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Quais as principais vitaminas para o cabelo? Descubra!

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Por:Soft Hair
Cabelo

30

mar. 2018

Os curtos têm seu charme, mas cabelos longos ainda são preferência de muita gente. Tanto é que existem diversas dicas e truques para o crescimento saudável dos fios. E as vitaminas são essenciais nesse processo — Afinal, elas são necessárias para garantir força, resistência e brilho.

Dentro do folículo piloso, localizado logo abaixo do couro cabeludo, as células se multiplicam o tempo todo, empurram o fio para fora da pele e proporcionam o milagre do crescimento. A composição dos fios inclui cerca de 65 a 95% de proteínas — e a queratina é predominante.

Essa proteína, assim como as demais, é formada pela aglomeração de aminoácidos, muitos deles vindos de uma boa alimentação. Se seu intuito é promover o crescimento saudável dos cabelos, conheça as principais vitaminas e seus benefícios neste texto. Boa leitura!

Vitamina A

A vitamina A é uma das principais vitaminas para o cabelo, tanto que, apesar de estar presente em diversos alimentos de origem vegetal e animal, compõe a base de muitas ampolas para tratamento capilar — daquelas que são misturadas a shampoos ou máscaras.

Entre seus muitos benefícios está a alta capacidade de auxiliar na hidratação dos fios. Isso acontece porque ela forma um revestimento que permite que o cabelo retenha umidade. Além disso, tem ação antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce (e, consequentemente, a queda).

Com tudo isso, a aparência das madeixas também melhora. Quando há vitamina A suficiente, é possível notar o brilho e o aspecto saudável dos fios.

Vitamina B3

Também conhecida como niacina, sua principal função no organismo é transformar hidrato de carbono em energia. Assim, ajuda a espalhar a energia das células por todo o corpo.

E como isso ajuda na saúde dos cabelos? Quando se consome niacina regularmente, a circulação sanguínea é acelerada, o que propicia o crescimento dos fios e evita a queda. É possível encontrá-la em vegetais verdes, leite, feijão, cereais e ovos, além de suplementos específicos.

Vitamina E

Essa vitamina lipossolúvel é ingrediente certo em uma série de cremes e máscaras capilares, mas também é vendida em forma de cápsulas e óleo. Na natureza, encontra-se no azeite, no óleo de coco, no abacate, nas nozes, nos grãos integrais e em outros alimentos — assim, sua deficiência é rara.

Seu principal benefício é o alto poder de hidratação, capaz de dar maciez aos fios. Ela também pode reverter danos causados por química, tratar pontas duplas e nutrir as madeixas.

Fora isso, a vitamina E reduz a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Com isso, equilibra os níveis de pH e evita a obstrução dos folículos capilares, uma das principais causas da queda de cabelo.

Biotina

Quando o assunto é crescimento saudável, é impossível não citar a biotina, que também leva os nomes de vitamina H e vitamina B7. Além de estimular o crescimento dos fios, ela trata o cabelo de dentro para fora.

Há muitos estudos ainda em andamento, mas acredita-se que ela esteja relacionada com a formação de queratina. Por isso, ela também devolve espessura aos fios e previne o aparecimento de cabelos brancos.

Sua carência pode levar à calvície ou à seborreia. Por isso, capriche na ingestão de banana, ovos, oleaginosas e cenoura ou invista em shampoos e óleos com biotina.

Vitamina B5

Outra vitamina do complexo B que faz a diferença para o crescimento saudável dos cabelos é a B5 ou ácido pantotênico. Além de estar envolvida na produção de colesterol, ela é uma das substâncias naturais do couro cabeludo. Sua presença, portanto, é essencial para o fortalecimento dos fios.

Ela pode ser facilmente encontrada em carnes frescas, brócolis, couve-flor e leite. Nas farmácias, é possível encontrar ampolas de pró-vitamina B5 (D-pantenol) para repor proteínas, carboidratos e lipídeos perdidos.

Agora que você conhece as principais vitaminas para o cabelo, cuide para que elas não faltem em sua dieta. Assim, garante-se o crescimento saudável dos fios.

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