Você sabia que a babosa é excelente para as madeixas? A planta tem propriedades higienizadoras e hidratantes, que tratam os fios da raiz até as pontas. No entanto, poucas pessoas sabem os reais benefícios da babosa para o cabelo e para a pele.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo, cujo objetivo é listar as principais vantagens da babosa. Continue a leitura e passe a desfrutar dessa planta valiosa e tão comum em solo brasileiro!
A babosa é uma planta de, aproximadamente, 90 cm de comprimento, cujas folhas são verdes, grossas e contêm alguns espinhos em suas superfícies. Do interior dessas folhas é extraído um gel viscoso, conhecido como Aloe Vera. Ele apresenta vários benefícios para a saúde do organismo e a beleza da pele e do cabelo.
Há muito tempo que a indústria cosmética utiliza a babosa como ingrediente ativo em produtos que tratam e embelezam os fios. Por isso, não é difícil encontrar grande variedade deles no mercado.
Segundo os pesquisadores, a babosa é composta por mais de 200 componentes de vegetais ativos, o que inclui 18 aminoácidos e cerca de 20 minerais. Ainda, podemos citar a presença de vitaminas, tais como: A, C, E, B1, B2, B3, B12 e B13. Esses princípios conseguem restaurar e hidratar as madeixas, deixando-as mais fortes e bonitas.
Entre as inúmeras vantagens de se usar a babosa nos cabelos, podemos citar a prevenção à queda capilar, o combate à caspa, a hidratação dos fios e a redução do frizz.
Confira esses e outros benefícios do produto natural a seguir!
Ao agir no bulbo capilar, a babosa fortalece a raiz e os fios, ajudando a prevenir a queda do cabelo. Mesmo em pessoas que já apresentam o problema de calvície, ela tem se mostrado bastante eficaz no tratamento.
A babosa é excelente para o tratamento contra a seborreia (caspa), que acomete muitas pessoas. Ela elimina a oleosidade excessiva do couro cabeludo e, por isso, elimina a irritação, a coceira e a descamação da área.
A babosa limpa profundamente os fios, deixando-os macios e sedosos. Isso ocorre porque a substância natural é rica em poderosos aminoácidos e polissacarídeos, que promovem a eliminação total de impurezas.
É possível destacar o poder de hidratação que a babosa tem. Os minerais presentes em sua composição hidratam os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo seco.
Os componentes da babosa contribuem para aumentar a retenção de água, característica que deixa as madeixas hidratadas, macias e, principalmente, sem o temido frizz.
A Aloe Vera facilita o crescimento do cabelo, uma vez que destampa os poros do couro cabeludo e estimula a circulação sanguínea. Dessa forma, os fios crescem mais rápido e com mais saúde.
É possível adicionar a babosa na rotina de cuidados com o cabelo de duas formas: babosa in natura ou produtos à base de babosa. Por ser uma planta, ela pode ser cultivada em casa, mas é necessário separar a polpa pegajosa antes de usá-la. Para quem deseja mais praticidade e comodidade, já existe a opção de comprar o sumo natural pronto para o uso.
No caso dos produtos à base de babosa, existem no mercado de cosméticos diversas linhas desse ativo. Dentre os itens, estão: shampoo, condicionador, máscaras de tratamento, manteigas, óleos e finalizadores. Eles são indicados para todos os tipos de cabelos e podem ser usados em casa sem complicações.
Existem duas versões de babosa para cabelos que podem ser incluídas na rotina de cuidados. Apesar de terem aplicações fáceis e similares que podem ser feitas em casa, há uma certa diferença entre os dois tipos.
A seguir, explicamos como fazer o tratamento de babosa in natura e de produtos com esse ativo.
Existem diversas receitas para fazer hidratação capilar in natura e todas podem ser feitas em casa de forma simples. O ideal é sempre adicionar ingredientes com ação hidratante para potencializar o resultado.
A seguir, listamos o passo a passo da aplicação.
Em um recipiente, misture uma máscara de tratamento de sua preferência e o sumo natural da babosa. A quantidade é sempre 1 porção de polpa para 2 de creme. Caso queira mais hidratação, adicione um óleo natural à mistura.
Após lavar o cabelo com shampoo e remover o excesso de água, aplique a mistura por todo o comprimento dos fios. Depois, espere o tempo indicado na embalagem da máscara.
Após o tempo de espera, retire os produtos do cabelo com água abundante e aplique um condicionador. Finalize como preferir.
Para adicionar produtos de babosa ao seu dia a dia, o ideal é comprar uma linha desenvolvida com a planta. A aplicação é simples. Para quem deseja fios mais hidratados, o ideal é usar a máscara ou manteiga ao menos uma vez por semana.
Para isso, basta lavar os fios com um shampoo de babosa e remover o excesso de água. Logo após, separe o cabelo em mechas e aplique o produto escolhido ao longo do comprimento. Espere o tempo indicado na embalagem e remova com água corrente. Passe um condicionador para fechar as cutículas e finalize como preferir.
Caso queira, você pode misturar a máscara ou a manteiga com um óleo natural antes da aplicação. Outra dica para potencializar o resultado é usar uma touca térmica durante o tempo de espera. Isso porque ela ajuda a ativar as propriedades com mais facilidade.
A babosa pode ser aplicada no rosto, desde que integre fórmulas caseiras e produtos específicos para essa finalidade. No entanto, ao fazer fórmulas caseiras, você deve ter cuidado com a proporção dos componentes. Para isso, basta pedir auxílio a um profissional para dosar a quantidade suficiente de gel da babosa, água e óleos vegetais, por exemplo.
Em todo caso, é indicado utilizar produtos à base de babosa fabricados por empresas reconhecidas no mercado. Isso vai garantir um tratamento controlado e eficaz para a vitalidade do rosto.
Os componentes químicos da babosa estimulam a produção de colágeno, substância que mantém a elasticidade da pele e evita o envelhecimento precoce. Por isso, ao incluírem a Aloe Vera na sua rotina de skin care, as pessoas relatam que a profundidade das rugas diminui e as marcas de expressão nos olhos, na testa e na boca começam a sumir.
Porém, vale um alerta. Antes de utilizar o produto no seu dia a dia, é essencial procurar ajuda especializada para ter um tratamento adequado para o seu caso clínico.
Veja o passo a passo de como usar a babosa na limpeza de pele:
Atenção: quem usa máscaras concentradas à base de babosa pode repetir a aplicação do produto de uma a duas vezes por semana. Entretanto, algumas formulações menos concentradas podem ser utilizadas pela pessoa diariamente.
Como vimos, as vantagens de usar a babosa no cabelo são muitas e é possível encontrar bons produtos que contenham o ingrediente em suas composições. Além disso, a planta também traz diversos benefícios para a pele.
Então, não deixe de colocar a babosa na sua rotina diária de beleza e tenha madeixas sempre sedosas e radiantes, além de uma pele limpa!
Se você gostou deste post, aproveite e conheça mais sobre o Sachê Sumo Natural de Babosa Vegano. É um produto que auxilia na produção de colágeno, deixando os cabelos mais fortes, menos quebradiços e saudáveis