A gente precisa tomar alguns cuidados diários com o corpo para combater os temidos efeitos da transpiração, não é mesmo? Afinal, nada mais desagradável que o mau cheiro e o odor característico provocado pelo suor. Com os pés, não poderia ser diferente.
Aliada à falta de cuidados, a transpiração excessiva contribui para o aparecimento e a persistência do famoso chulé, que costuma causar situações desconfortáveis e constrangedoras na hora de tirar os sapatos. Mas, afinal, como evitar o odor nos pés?
A seguir, separamos algumas dicas e informações para ajudar você a tirar suas dúvidas sobre esse assunto, mantendo seus pés saudáveis, cheirosos e longe dos maus odores. Acompanhe!
O odor nos pés nada mais é que uma combinação química entre transpiração e suor excessivo, micro-organismos, como bactérias e fungos, além da falta de cuidados, inclusive, higiênicos. No somatório desses fatores, surge então um combo fermentado de mau cheiro, popularmente conhecido como chulé.
Contudo, vale ressaltar que, aqui, a transpiração não é uma inimiga. Ela é uma condição natural do organismo humano para o resfriamento do corpo e a preservação da temperatura ideal.
Dessa forma, os motivos pelos quais os pés podem apresentar cheiro peculiar não estão associados somente à transpiração ou sudorese da região, mas também a fatores externos que potencializam o aparecimento dos odores. Entre eles:
O chulé pode acometer qualquer pessoa e independe de idade. A boa notícia é que dá para eliminar facilmente esse probleminha que, aliás, é algo bem natural e comum ao nosso dia a dia. Para isso, basta seguir as nossas 5 dicas. Confira!
O aparecimento do mau odor nos pés está também, muitas vezes, associado ao tipo de calçado usado no dia a dia.
Determinados materiais, como sapatos de plástico e sintéticos, intensificam as condições de calor, transpiração e umidade, o que contribui para o aparecimento de bactérias e fungos nos sapatos. Esses seres encontram um ambiente favorável para se desenvolverem e se alojarem. Isso explica o mau odor.
Sendo assim, investir em calçados adequados às suas necessidades é uma excelente medida no combate a essa condição, já que contribuem para que seus pés fiquem arejados e secos. O ideal é priorizar aqueles com alguma abertura e/ou feitos com materiais naturais.
Ah, e não se esqueça das meias. Na hora de escolher esse item, dê preferência às peças de tecidos naturais, como aquelas feitas de algodão, que permitem que seus pés respirem. Lembre-se também de trocá-las diariamente, certo?
Por serem usados diariamente e estarem em contato direto com a pele, os calçados precisam estar sempre limpos e secos para você manter a saúde dos pés.
Como dissemos, fungos e bactérias adoram o ambiente sujo, úmido e suado. E, caso não sejam eliminados, podem agravar a situação, causando problemas mais complexos, como frieira, alergias, micoses, rachaduras etc.
Por isso, estabeleça um cronograma diário de cuidados de higiene com seus sapatos e suas palmilhas, além de revezar o uso dos pares para que eles descansem e sequem por completo.
Caso haja alguma restrição em seu calçado para a limpeza regular, aposte nas lavagens a seco. Esse método não só se mostra altamente eficaz no combate aos germes e micróbios, como contribui para a preservação dos tecidos.
Ficou claro que os micro-organismos adoram ambientes e superfícies sujas, não é? Então, busque sempre uma higienização dos pés eficaz para evitar os maus odores, principalmente após o uso prolongado e para a troca de calçados.
Estabelecer uma dedicação especial a essa parte do corpo na hora do banho pode deixar esse momento ainda mais relaxante e leve. Seria uma espécie de spa para os pés. Que tal a dica?
Para isso, pegue um sabonete neutro ou antibacteriano e faça movimentos circulares com ele, dando atenção exclusiva na lavagem ou, se preferir, na esfoliação para retirar a pele morta entre os dedos e debaixo das unhas. A esfoliação deve ser feita semanalmente, certo?
Para finalizar o processo, não se esqueça de secar bem os pés, evitando qualquer umidade.
O uso de talco e antitranspirante para os pés ganhou muitos adeptos com o tempo. Eles se tornaram produtos complementares aos cuidados rotineiros, assim como eficazes no combate ao odor dos pés.
O talco surge como um secativo, absorvendo umidade e acabando com qualquer ambiente favorável ao mau cheiro. Para usá-lo, você pode colocar diretamente em contato com seus pés, como na sola e no peito, ou espalhá-lo sobre a palmilha do seu calçado, abaixo da meia.
Os antitranspirantes, por sua vez, se assemelham àqueles usados nas axilas. Em regra, são no formato aerossol e devem ser borrifados sobre os pés, em contato direto ou indireto. A sua atuação acontece nas glândulas de suor, inibindo a transpiração na região. Grandes aliados, concorda?
Assim como o corpo em geral, os nossos pés necessitam de produtos formulados especificamente para atender às suas necessidades e características. Logo, evite o uso de produtos comuns a outras partes do corpo, como cremes de pele ou desodorantes usuais.
Embora essas ações pareçam inofensivas aos seus pés, elas contribuem para deixá-los mais sensíveis, frágeis e suscetíveis a problemas. Afinal, não vão receber uma formulação adequada. Dessa forma, busque produtos ou kits de tratamento que potencializam os efeitos dos cuidados com os pés, priorizando sempre marcas reconhecidas no mercado.
A nossa Linha Biosoft, por exemplo, tem um produto incrível: o Lisa Pé Antiodor para o cuidado com os pés. Ele garante forte hidratação, proteção contra os maus odores e eliminação de rachaduras e asperezas. Um verdadeiro combo de sucesso, hein?!
Portanto, agora você já sabe como evitar o odor nos pés. Separe um tempo para seguir a rotina de cuidados indicada, que contemple desde um cronograma de higiene pessoal e limpeza com os calçados até o uso de produtos específicos. Essas simples ações serão o diferencial na saúde, na hidratação e no cheiro agradável dos seus pés. Pode apostar!
Quer conhecer melhor a nossa linha? Visite a nossa loja virtual!