Um dos procedimentos estéticos mais comuns atualmente é a depilação com cera. Muitas pessoas preferem que esta técnica seja feita em salões ou clínicas de estética especializadas, mas você sabia que é possível se depilar em casa?
Essa ideia parece assustadora num primeiro momento, não é mesmo? Porém, se a técnica for aplicada de maneira correta, a cera depilatória pode se tornar uma grande aliada da mulher que não abre mão da praticidade e do conforto de fazer tratamentos estéticos em casa.
Portanto, confira agora as nossas dicas de como se depilar em casa sozinha, além dos pontos positivos do uso da cera nessa tarefa. Boa leitura!
A depilação com cera promove um toque delicado e suave da pele, diferente do apresentado pelas lâminas. Todo aparelho que remove os pelos com lâminas deixa a pele áspera e até ressecada, pois elas cortam o fio pela metade, o que também causa certo desconforto durante o crescimento.
Além disso, a cera gruda nos pelos e faz a retirada do fio pela raiz. Esta, ao ser atingida, fica mais fraca e o processo de crescimento é prolongado (pode durar até 25 dias), diminuindo assim a necessidade de se depilar novamente em um curto espaço de tempo. Como a cera arranca os fios a partir da raiz, ela acaba enfraquecendo o crescimento dos pelos. Por isso, o produto não só adia o crescimento dos fios, como também diminui a quantidade deles e os deixa cada vez mais ralos e finos.
E tem mais: na hora em que a cera morna é aplicada na pele, junto aos pelos, algumas células mortas aderem a ela. Logo, todas elas vão embora quando ocorre a remoção e apenas as células novas ficam no lugar, assim como na esfoliação corporal.
Fazer a depilação em casa também reduz os custos e otimiza o seu tempo, uma vez que você economiza a ida ao salão de beleza. Em uma única tarde, é possível depilar as pernas, as axilas, a virilha e outras partes do corpo que você desejar.
O último benefício que destacamos é que ao contrário do uso das lâminas, que raspam a pele deixando-a mais irritada e por consequência mais escura que as demais partes do corpo, a cera não causa o escurecimento da pele.
Você viu que é bastante vantajoso recorrer à depilação com cera. Agora, chegou o momento de aprender o jeito certo de fazer o procedimento na sua casa. Vamos lá!
Escolher uma boa cera depilatória é o primeiro passo para obter sucesso no procedimento. Para isso, pesquise os produtos de depilação disponíveis no mercado e sempre priorize a qualidade em vez do preço. Sabe aquela história de que o barato pode sair caso? Pois é, pense nisso!
O mais indicado é optar pelas ceras quentes, pois elas ajudam a dilatar os poros, favorecendo a remoção dos pelos e diminuindo a sensação de dor causada pela depilação. Para complementar, opte por ceras com fórmulas à base de agentes solúveis em água, porque facilita a limpeza da região que será depilada.
Outra dica é apostar em ceras com ativos em suas fórmulas. Um exemplo é a cera com cravo-da-Índia que ameniza ainda mais a sensação de dor e diminui a sensibilidade da pele; já as ceras que contam com menta e hortelã ajudam a refrescar a pele.
Manter a temperatura adequada da cera depilatória que você vai utilizar é outro cuidado que faz toda a diferença. Independentemente se ela é quente ou fria, é importante seguir direitinho as orientações do fabricante. Desse modo, você garante bons resultados e não corre o risco de danificar a sua pele.
Também é recomendado higienizar bem a pele antes de iniciar a depilação. Resíduos de suor, cremes, loções e até perfumes que ficam sobre a derme podem dificultar o processo, uma vez que não permitem que a cera grude perfeitamente nos pelos, impossibilitando a retirada dos mesmo.
Então, tome uma ducha antes de se depilar e lave todo o corpo com um sabonete neutro, a fim de remover qualquer depósito de gordura ou suor espalhados nas áreas que vão passar pelo procedimento. Caso seja uma área pequena, como o buço, você também pode fazer a higienização com com álcool em gel ou sabonetes líquidos neutros. Os resultados serão visíveis já na primeira aplicação.
O ideal é espalhar uma camada fina e uniforme de cera depilatória na pele sobre a região que deseja depilar. Isso deve ser feito porque, se houver uma grande concentração de cera e ela estiver mal distribuída, você não vai conseguir retirar todos os pelos do local.
O sentido para puxar os pelos é contrário ao do seu nascimento. Desta forma, é possível arrancá-los a partir da raiz e deixar a pele lisinha e macia, evitando assim que o pelo se quebre ou não seja retirado em sua totalidade.
Finalizado todo o procedimento, é interessante que você aplique produtos específicos para tratar e acalmar a pele. Eles são desenvolvidos com ingredientes próprios para essas finalidades, de forma que promovem uma derme mais macia e sem vermelhidão no local.
Como a pele sofre um tipo de “agressão” (ainda que pouca), ela tende a ficar irritada e sensível, o que pode causar desconforto para algumas mulheres. Por isso, é recomendado passar o gel pós-depilação nas regiões atingidas, a fim de garantir a sua beleza e saúde.
Viu como se depilar em casa sozinha com cera depilatória não é coisa de outro mundo? E o mais legal é que com o tempo você adquire mais prática, ficando cada vez mais fácil de se depilar sozinha. Não se esqueça de escolher os produtos certos e mãos à obra!
Por falar nisso, que tal conhecer os cosméticos da Soft Hair para depilação? Acesse o nosso site e adquira o de sua preferência agora mesmo!