A gravidez é o momento no qual o corpo feminino se prepara para o parto, provocando inúmeras mudanças na mulher. Dentre elas, é comum surgir estrias na barriga, durante os 9 meses de gestação.
Confira no post a seguir o que são essas estrias e por que surgem. Veja também algumas dicas para evitá-las e o que fazer quando elas já apareceram. Boa leitura!
Na gravidez, a pele da barriga passa pelo estiramento repentino, com o ganho de massa corporal, e começa a se romper. A ruptura de elastina e de fibras de colágeno na derme — a camada mais interna da pele —, é o que provoca as estrias. Ou seja, cicatrizes desse rompimento. De forma geral, elas podem surgir em diversas regiões, como:
Porém, é preciso entender que elas não surgem apenas durante a gravidez. Estrias afetam tanto homens quanto mulheres, em diferentes idades. Além disso, elas aparecem por causa de diversos fatores:
De forma geral, existem três tipos de estrias na barriga: as vermelhas, as roxas e as brancas. Elas são causadas por efeitos distintos no organismo e têm diferentes formas de tratamento.
A depender do estágio no qual o problema se apresenta, inicialmente com o rompimento de vasos capilares e, em fase avançada, com a cicatrização parcial da pele, você pode tomar medidas diárias para combater os danos estéticos na sua barriga, durante a gravidez.
As estrias na barriga não são uma doença, mas se esteticamente incomoda você, elas podem ser evitadas com algumas dicas fáceis. Confira a seguir!
Banhos muito quentes podem causar muitos prejuízos à pele. O principal deles, durante a gravidez, é o ressecamento. Dessa forma, facilitando o surgimento das estrias. Por isso, procure tomar banhos frios ou, se não for possível, os mornos.
A massagem corporal é uma grande aliada para evitar estrias na barriga. Com um creme ou óleo apropriado, você pode realizá-la com calma, por meio de movimentos circulares. Assim, a circulação sanguínea da região vai ser ativada, o que ajuda na elasticidade da pele.
Manter a hidratação da pele, é uma das melhores formas para a gestante evitar estrias. Aqui, é preciso cuidado com o tipo de produtos. O ideal é usar loções específicas para grávidas, além de óleos suaves e naturais.
O peso na gravidez aumenta, devido ao bebê. Porém, é sempre importante manter-se na média indicada para aquele período da gestação. Para isso, é importante beber água com frequência e ter uma alimentação balanceada e completa.
Assim, você evita as estrias, por ganhar ou perder peso rapidamente, além de outras situações, como deficiência nutricional.
Embora quem pratique exercícios também possa desenvolver estrias, exercitar-se colabora para que essa probabilidade diminua. Isso porque exercícios físicos ajudam na circulação sanguínea e no controle do peso — fatores que diretamente fazem as estrias aparecerem.
Até o momento, você entendeu como a gestação mexe com o corpo da mulher e causa estrias na barriga da gestante. Mostramos alguns cuidados de como evitá-las, mas e se elas aparecerem?
Se isso acontecer, você pode manter as boas práticas para suavizar as cicatrizes e até eliminá-las. Veja a seguir!
A alimentação rica em vitamina C e E — por exemplo frutas cítricas, cereais integrais e óleos vegetais —, ajuda a combater o surgimento de estrias e a reduzir o envelhecimento da pele. Ao mesmo tempo, manter-se hidratada, com a ingestão contínua de água, é importante para que a pele fique saudável e, portanto, evita que as estrias piorem.
Durante a gravidez, o tamanho das mamas e da barriga sofre alteração, o que requer o uso de roupas confortáveis. Por isso, invista em peças adequadas, incluindo sutiãs e calcinhas proporcionais ao seu corpo; para não prejudicar a circulação sanguínea até o momento do parto. Dessa forma, novas estrias são evitadas e as que já você tem podem ser melhor tratadas.
O cuidado com o sol é uma boa forma de cuidar da pele. No caso das estrias, ele tem a capacidade de favorecê-las, porque colabora com o enfraquecimento das fibras e o envelhecimento celular. Além disso, pode deixar as estrias já existentes mais aparentes.
Sendo assim, além da hidratação constante, vale usar protetor solar e evitar os horários de sol mais forte, para que as estrias não piorem e a pele se mantenha saudável.
Usar cremes hidratantes, como produtos a base de sebo de carneiro, é uma dica para eliminar as estrias roxas, hidratando a região com o polegar e fazendo uma massagem diária, até que o produto seja absorvido pela pele. O hábito deve continuar após o desaparecimento das cicatrizes, evitando que novas estrias surjam na barriga.
Além disso, opções com colágeno também são interessantes para manter as fibras resistentes, evitando assim que se rompam.
Alguns produtos específicos para estrias são boas soluções para resolver essas cicatrizes. Porém, você deve estar atenta a sua composição. Por exemplo, depois do bebê nascer, já é possível usar produtos com mentol e salicilato de metila, como o Gel redutor para massagem corporal e o Creme redutor crioterápico da BioSoft.
O primeiro, é indicado para todo o corpo, exceto o rosto. Com cânfora e mentol, ele promove a circulação na área, ajudando a evitar estrias ou agravá-las, bem como tornar a pele mais firme e sem celulite. Já o segundo, também conta com ativos especiais, que por meio do resfriamento, promove uma reação de quebra de gordura localizada, tornando a pele mais resistente.
Estrias na barriga são bem comuns. Além das gestantes, elas podem acometer qualquer pessoa em qualquer idade. Por isso, é importante seguir as dicas para evitá-las. Porém, caso elas surjam, você pode aderir a algumas boas práticas para amenizá-la, prevenir que piorem e até eliminá-las.
Além disso, também é possível fazer alguns tratamentos para tentar eliminá-las de vez. Saiba quais são!