Autoestima 06/05/2020

Estrias na barriga: saiba como evitá-las durante a gravidez

A gravidez é o momento no qual o corpo feminino se prepara para o parto, provocando inúmeras mudanças na mulher. Durante os 9 meses de gestação, é comum que algumas estrias na barriga começam a surgir, por exemplo.

Pensando nisso, o texto a seguir explica quais são os principais tipos de estria durante a gravidez e mostra dicas incríveis para combater o aparecimento dessas manchas, seja com dieta saudável, uso de roupas adequadas e massagem corporal com cremes hidratantes. Ficou curiosa? Leia agora mesmo o post e tire suas dúvidas!

Quais são os tipos de estrias que surgem na barriga?

Na gravidez, a pele da barriga passa pelo estiramento repentino, com o ganho de massa corporal, e começa a se romper. A ruptura de elastina e de fibras de colágeno na derme (a camada mais interna da pele) provoca as estrias, manchas que podem trazer prejuízo estético.

De forma geral, existem três tipos de estrias na barriga, as vermelhas, as roxas e as brancas, sendo causadas por efeitos distintos no organismo e tendo diferentes formas de tratamento:

  • as estrias vermelhas têm essa coloração devido ao rompimento de capilares sanguíneos, sendo facilmente tratadas;
  • as estrias roxas, por sua vez, são uma evolução do primeiro estágio do problema, o vermelho, sendo um pouco mais difíceis de tratar;
  • já as estrias na cor branca deixam de receber irrigação sanguínea constantemente, formando uma espécie de cicatriz na pele com possibilidade restrita de regeneração.

A depender do estágio no qual o problema se apresenta, inicialmente com o rompimento de vasos capilares e, em fase avançada, com a cicatrização parcial da pele, você pode tomar medidas diárias para combater os danos estéticos na sua barriga durante a gravidez.

Quais dicas ajudam a suavizar as estrias na barriga?

Até o momento, você entendeu como a gestação mexe com o corpo da mulher e causa, principalmente, estrias na barriga da gestante. Entretanto, comer bem, hidratar-se, ter cuidado com roupas apertadas e usar cremes no corpo são algumas ações que você pode tomar no dia a dia para reduzir o impacto desse problema! Veja todas as dicas abaixo.

Manter dieta saudável e consumo de água

A alimentação rica em vitamina C e E (a exemplo de frutas cítricas, cereais integrais e óleos vegetais) ajuda a combater o surgimento de estrias e a reduzir o envelhecimento da pele. Ao mesmo tempo, manter-se hidratada, com a ingestão contínua de água, é importante para deter as manchas na barriga.

Vestir roupas adequadas e confortáveis

Durante a gravidez, o tamanho da mama e da barriga sofre alteração e requer o uso de roupas confortáveis. Por isso, invista em vestimentas adequadas, incluindo sutiãs e calcinhas proporcionais ao seu corpo, para não prejudicar a circulação sanguínea até o momento do parto.

Usar cremes hidratantes com frequência

Usar cremes hidratantes, como produtos a base de sebo de carneiro, é uma dica para eliminar as estrias roxas, hidratando a região com o polegar e fazendo uma massagem diária até que o produto seja absorvido pela pele. O hábito deve continuar após o desaparecimento das manchas, evitando que novas estrias surjam na barriga.

Neste post, você viu o que são e por que as estrias na barriga surgem, principalmente, na gravidez, quando o corpo da mulher ganha massa e o tecido epitelial tende ao estiramento. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele e investir em cremes de massagens que auxiliem no tratamento das manchas.

O tema foi interessante para você? Então, continue se informando sobre os cuidados com a pele. Agora, veja quais são os benefícios do creme hidratante de sebo de carneiro e saiba como usar esse produto incrível!