Muita gente se pergunta sobre o que é a peruca lace, produto confeccionado com uma tela similar ao couro cabeludo. Atualmente, a peça é uma febre no mercado da beleza, sendo usada por artistas como Nicki Minaj, Beyoncé, Ludmilla, Camilla de Lucas e Tássia Reis, por apresentar um resultado natural quando em contato com a pele, o que torna essa peça praticamente imperceptível para as outras pessoas.
Pensando nisso, este conteúdo mostra por que a peruca lace é um fenômeno da moda atual e dá as melhores dicas para quem quer apostar nesse acessório. A exemplo de fazer cronograma capilar, respeitar o tempo de uso, cuidar dos fios naturais, redobrar os cuidados na hora de prender o produto, atentar ao topo da cabeça, além de lavar, secar e pentear o material com frequência.
Boa leitura!
A peruca lace está ganhando, literalmente, a cabeça das pessoas. E o que explica esse fenômeno, que conquistou penteados de celebridades mundo afora, é o fato de o acessório ser ideal para quem está passando por transição capilar ou sofre com a queda capilar (seja por problemas no couro cabeludo, seja por tratamentos de rádio e quimioterapia).
Ao mesmo tempo, a peruca lace é sinônimo de versatilidade, contribuindo para um visual estiloso e, claro, aumentando a autoestima de mulheres e homens que apostam nessa tendência do mercado da beleza.
Até aqui, você sabe quais motivos explicam o sucesso da peruca lace atualmente. Entretanto, a pergunta que fica é sobre as dicas que ajudam a usar o produto de maneira correta, não é? Então, listamos os principais cuidados!
Apostar na versatilidade da peruca lace não implica deixar de lado a rotina de cuidados com o seu cabelo natural. Muito pelo contrário, o indicado para quem usa esse acessório é, na verdade, fazer o cronograma capilar, uma agenda personalizada que melhora a hidratação, a nutrição e a reestruturação dos fios em até 6 meses.
Esse tipo de peruca moderna é feita com uma tela fininha que, além de simular o couro cabeludo, permite a maior passagem de ar entre o produto artificial e a superfície de contato com o topo da cabeça. No entanto, o uso prolongado da peça pode prejudicar essa região do corpo, motivo pelo qual a pessoa deve ficar de olho para evitar possíveis problemas (infecções, irritação, descamação etc.) no local.
Lavar a peruca com frequência é uma dica de ouro para quem quer investir na lace sem prejudicar rapidamente o produto e danificar a estrutura do cabelo natural. Para não sofrer com imprevistos, o ideal é fazer a lavagem do produto até duas vezes por semana, controlando o excesso de oleosidade e resíduos nos fios artificiais.
Além de lavar a lace toda semana, outro ponto que ajuda a usar bem o produto é penteá-lo corretamente. Nesse sentido, vale repetir o penteado original, redobrando a atenção para não passar a escova ou o pente rápido demais. Se esse for o caso, a pessoa se arrisca a descosturar o tecido, que perde a aderência em relação ao couro cabeludo.
Ah, uma dica para desembaraçar a lace é aplicar um creme de pentear sem enxágue na peruca, pois o produto facilita a separação de cada fio com os dedos ou um pente. Igualmente, usar um reparador de pontas do cabelo ajuda a selar os fios, eliminando o temido frizz.
Você sabe que, após o enxágue, o cabelo natural precisa secar naturalmente ou com algum equipamento térmico (secador, difusor, chapinha etc.), certo? E não seria diferente com a peruca lace, já que a tela molhada em contato com o couro cabeludo pode deixar as madeixas com odor e mofo, por exemplo.
A hora de prender a peruca lace é crucial para preservar os fios naturais e garantir um penteado deslumbrante. Por isso, uma prática comum é fazer uma trança de raiz nas madeixas, o que auxilia no controle do volume e permite que a tela fique mais rente ao couro cabeludo.
O tempo de permanência da peruca lace no topo da cabeça depende do material, da necessidade e da rotina de cuidados da pessoa. No entanto, de maneira geral, o produto pode ser usado por uma semana sem prejudicar os fios naturais. Caso contrário, a pessoa corre o risco de danificar o couro cabeludo e comprometer o crescimento capilar.
Quem usa peruca lace deve se preocupar muito com os fios artificiais. Contudo, ao mesmo tempo, é preciso cuidar constantemente do cabelo natural, para que ele não perca o brilho, o movimento, a suavidade e o volume. Por isso, aposte sempre em produtos específicos para o seu tipo de fibra (com aprovação dos órgãos sanitários e recomendação de profissionais de beleza) e não deixe de procurar ajuda em salões e clínicas médicas se ocorrer algum problema na região.
É verdade que a peruca lace é muito indicada para quem quer mudar o visual sem expor o cabelo a produtos químicos e tratamentos constantes. Contudo, a peça não dispensa uma rotina de cuidados. Caso contrário, o cabelo original pode perder vitalidade e o couro cabeludo pode ficar com excesso de oleosidade, o que impacta a renovação celular e leva à queda dos fios.
Neste conteúdo, você aprendeu quais são as melhores dicas para investir na peruca lace. É preciso cuidar, sobretudo, do material e não extrapolar o tempo de uso, seguindo as regras do fabricante. Caso contrário, a pessoa pode danificar a estrutura do cabelo natural e sofrer com problemas como irritações no topo da cabeça, queda capilar e descamação do couro cabeludo.
O texto foi interessante? Se sim, continue aprendendo dicas sobre acessórios e tratamentos capilares. Curta, agora, a nossa página no Facebook e receba outros materiais maravilhosos sobre o tema!