Cabelo 19/01/2018

Quando optar pela reposição de massa capilar? Temos a resposta!

Manter o cabelo sempre lindo e com um aspecto saudável parece um grande desafio. Afinal, os agentes responsáveis por causar fios ressecados, fracos, com frizz, secos e sem brilho estão em todos os lugares. Chuva, sol, secador, chapinha e componentes químicos são apenas alguns dos causadores do enfraquecimento dos cabelos.

Felizmente, existem muitas alternativas para resolver esse problema. Uma delas é usar produtos para repor massa capilar. O tratamento pode ser feito em casa, de maneira simples e eficaz, mas contar com a orientação de um profissional especializado também faz toda a diferença para obter um resultado duradouro.

Continue a leitura e entenda como funciona a reposição de massa capilar, além das vantagens para a saúde do seu cabelo. Acompanhe!

O que é a reposição de massa capilar?

Esse tratamento foi criado com o objetivo de devolver ao cabelo as proteínas, aminoácidos e lipídeos perdidos ao longo do tempo devido à ação de agentes externos. Gradualmente, a reposição da massa capilar vai recuperando as fibras enfraquecidas, devolvendo a força e o brilho dos cabelos.

Alguns produtos específicos reúnem diversos ingredientes em sua formulação, apresentando ativos que são verdadeiros aliados para os fios. Até porque os vários nutrientes que reparam o cabelo também promovem mais resistência e condicionamento.

Quando a reposição é indicada?

A reposição capilar é indicada especialmente para os cabelos que passaram por algum tipo de procedimento químico, como tintura e alisamento.

O tratamento também é recomendado em casos de cabelos muito frágeis e finos, com tendência à queda e para pessoas que têm a saúde dos cabelos comprometida por causa de doenças, cirurgias ou tabagismo, assim como fios danificados por secador, chapinha, grampos e elásticos.

Reposição, cauterização e queratinização são a mesma coisa?

Basicamente, o objetivo das três técnicas é realizar a reconstrução da fibra capilar, mas cada uma atende a um diferente tipo de fio.

Enquanto a reposição de massa é recomendada para cabelos quimicamente tratados ou para os fios que sofreram com ações externas do dia a dia, a cauterização e a queratinização são recomendadas em casos de cabelos elásticos e quebradiços que passaram por danos maiores, por exemplo, um corte químico.

Qual é a frequência ideal de tratamento?

Cada caso necessita de uma frequência diferente de reposição capilar dependendo do estado em que o fio se encontra e a causa que levou ao enfraquecimento do cabelo. Cabelos danificados ou quimicamente tratados podem realizar a reposição da massa a cada 15 dias até perceber a recuperação do fio.

No caso dos cabelos mais saudáveis, o recomendado é uma aplicação por mês. Além disso, não adianta aplicar os produtos em excesso, pois isso pode destruir ainda mais a fibra capilar. Lembre-se sempre de respeitar as orientações contidas na embalagem.

Que tipo de produto ajuda a repor a massa capilar?

Os produtos recomendados para o tratamento de reposição capilar devem conter uma combinação de proteínas, aminoácidos e outros agentes reconstrutores em sua composição. Procure os tratamentos que apresentam cisteína, colágeno, ceramidas, D-Pantenol, queratina, arginina, óleo de argan, creatina e vitamina E entre os ingredientes principais e garanta um tratamento bem-sucedido.

Existem ainda produtos que oferecem uma verdadeira plástica capilar, hidratando profundamente os cabelos e reduzindo a porosidade dos fios. Produtos com ação reconstrutora ou linhas de tratamento que possuem mais de um ativo citado acima em sua composição são ainda melhores para a reposição de massa.

Como realizar o tratamento?

Você pode fazer a reposição capilar em casa. Depois de escolher os produtos com agentes específicos para o tratamento, siga este passo a passo:

  • lave os cabelos com um shampoo antirresíduos para limpar bem a raiz e abrir as cutículas para a reposição das proteínas e aminoácidos;
  • com uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão, retire o excesso de umidade dos fios;
  • separe o cabelo em quatro partes. A partir da região da nuca, pegue mecha por mecha e espalhe a máscara de tratamento por todo o comprimento;
  • deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem;
  • enxágue e finalize o tratamento com um condicionador que proporcione alto efeito hidratante. Use sempre água fria, pois ela ajuda a fechar as cutículas e deixa os fios bem maleáveis;
  • Dê preferencia para finalizadores que também possuem ação reconstrutora.

Quais são os principais benefícios do procedimento para os fios?

Existem inúmeros benefícios associados ao uso de produtos para repor a massa capilar. O procedimento é fundamental para manter a estruturação da fibra e reparar fissuras causadas, muitas vezes, pela utilização indiscriminada de processos químicos que degradam e danificam os cabelos.

Além disso, a reposição de massa colabora para encorpar os fios, deixando-os mais fortes e resistentes. Quando o processo é feito adequadamente e com produtos de qualidade, as partes danificadas do cabelo são facilmente recuperadas sem ter que passar por cortes.

Assim, como a reposição capilar tem um efeito de reconstrução, os componentes essenciais e importantes para o cabelo são devolvidos, o que o deixa mais saudável e protegido contra os principais agentes externos.

Quais cuidados tomar ao utilizar produtos para repor massa capilar?

Como o objetivo do tratamento é apenas repor a massa perdida, é preciso ter alguns cuidados antes e depois do procedimento, principalmente em relação aos produtos que serão utilizados. Muitos ativos que repõe a massa capilar, como a queratina, se utilizados em excesso podem deixar os fios rígidos. Por isso dê sempre preferência para produtos de qualidade e preste sempre atenção ao modo de uso indicado na embalagem.

Uma sugestão é que o tratamento seja realizado semanalmente nos cabelos extremamente danificados, de 15 em 15 dias nos cabelos danificados ou uma aplicação mensal em cabelos saudáveis ou pouco danificados. Outra dica é utilizar produtos como máscaras e manteigas hidratantes depois do tratamento de reposição de massa, devolvendo assim a maciez natural dos fios.

A Soft Hair conta com uma linha profissional exclusiva voltada para a reestruturação e reconstrução capilar. Seus produtos são compostos por colágeno, tecnologia nano-care e um blend de xilitol, além de óleo de amêndoas, entre outros componentes ricos em benefícios para a fibra capilar.

A empresa também oferece queratinas com carga máxima e uma linha de cuidados diários para a reconstrução capilar, que ajuda na recuperação dos fios que passaram por alisamento e tingimento. O intuito é fazer com que os nutrientes e as vitaminas retornem para os fios, melhorando o seu aspecto como um todo. Portanto, se você deseja obter um resultado melhor e duradouro ao longo do processo de reposição, não deixe de conferir as opções que a Soft Hair disponibiliza!

Agora que você já sabe que pode contar com produtos para repor massa capilar, certamente será muito mais fácil manter os cabelos bonitos e saudáveis, não é mesmo?

Gostou deste artigo? Então, aproveite a visita e confira agora mesmo a linha de produtos exclusivos da Soft Hair!