Depois de um dia cansativo, nada melhor do que um spa para os pés para revitalizar as forças, não é? Pensando nisso, o que acha de oferecer o serviço em seu salão de beleza? Um dos pontos positivos disso é que muitas vezes a cliente recebe esse tratamento enquanto cuida do cabelo, das unhas e de outras partes do corpo.
Assim, o spa para os pés pode ser um serviço muito benéfico para o seu estabelecimento em termos financeiros. No entanto, existem algumas particularidades sobre ele que você precisa conhecer, e é justamente por isso que estamos aqui.
Neste post, você vai descobrir o que é esse tipo de spa, os benefícios dessa prática e o passo a passo para realizá-la. Continue a leitura e confira!
Quando pensamos em “spa”, imediatamente associamos a palavra ao bem-estar. Isso não acontece à toa. Afinal, a prática é composta de técnicas e procedimentos no corpo que também influenciam a mente, resultando em uma sensação de relaxamento.
Geralmente, spa remete ao local onde essas práticas acontecem, porém o conceito tem variado conforme o tempo.
Na Antiguidade Clássica, o spa já se relacionava aos banhos termais, que eram conhecidos pelas propriedades medicinais das águas, algo popular até hoje, como os banhos turcos. De fato, uma de suas origens até se relaciona à cidade de Spa, na Bélgica, cujo balneário já era famoso desde o século 14.
Porém, o conceito foi evoluindo e sendo associado a outros procedimentos, mesmo sem envolver os banhos. No século 20, o spa já era um lugar que unia hidroterapias, massagens e outras práticas para cuidar do corpo.
Hoje, ele está presente não só em clínicas específicas, e algumas de suas práticas são fáceis de realizar em salões de beleza, sendo um diferencial para o estabelecimento. Nesse caso, uma das vertentes mais interessantes é o spa para os pés.
Muito popular, esse tipo de spa envolve procedimentos como:
Seu objetivo maior é promover o cuidado total com os pés. Ou seja, não só deixá-los limpos, mas saudáveis, com aparência bonita e pele forte. Afinal, são os pés que sustentam todo o peso do nosso corpo e sofrem se ficarmos o dia inteiro de pé.
Não é novidade que os pés dão sustentação ao nosso corpo. Logo, se essa região for prejudicada, é natural que o resto também sofra as consequências. Ainda assim, muitas pessoas insistem em uma série de hábitos prejudiciais, como usar sapatos fechados e altos por muito tempo, não fazer esfoliação em casa etc.
A verdade é que em algum momento a conta chega e os seus pés sofrem com isso. Os sinais mais comuns são problemas de circulação, dores na região ou até mesmo mau odor e feridas, relacionadas a chulé e micose.
Diante desse contexto, as pessoas voltaram a se preocupar ainda mais com os pés e a adotar os cuidados adequados para essa região. Afinal, nem só de esforços pode viver um ser humano, concorda? Também é importante investir em momentos de relaxamento.
Quando se fala em cuidados estéticos e relaxantes, uma das primeiras coisas que imaginamos é o custo envolvido. Por isso, muita gente pode optar por realizar o spa para os pés em casa. Afinal, é bem possível que você tenha alguns dos itens necessários, como água morna, camomila ou um hidratante relaxante para os pés e etc. Acertamos?
Apesar disso, esteticistas e demais profissionais responsáveis pelo spa dos pés em salão conhecem truques específicos para oferecer melhores resultados. Isso inclui os movimentos que devem ser feitos e até os que precisam ser evitados.
Por exemplo, quem sofre de trombose ou má circulação precisa redobrar os cuidados na hora da massagem nos pés. Isso porque, se a pessoa colocar muita força ou fizer o movimento errado, pode correr riscos.
Nesse caso, é preciso ter suavidade e atenção, o que nem sempre ocorre quando o spa dos pés é feito em casa. Um erro comum cometido por quem abre mão de profissionais são passar hidratante entre os dedos e deixar os pés úmidos. Portanto, a mensagem que fica é: dá para fazer esse tipo de spa em casa, mas tome cuidado e oriente as suas clientes também nesse sentido.
Percebeu que fazer spa para os pés em casa exige cuidados específicos? Isso inclui seguir alguns passos essenciais. Por exemplo:
Mais adiante, vamos explicar melhor cada uma dessas etapas para você oferecer o serviço no seu salão.
Como dissemos, essa prática vai muito além da limpeza. Veja os seus principais benefícios.
O relaxamento nos pés propicia o alívio de toda a tensão da área. Aqui, os procedimentos de escalda-pés, por exemplo, podem usar os benefícios da água morna junto com óleos ou sais, para deixar a pele mais relaxada e macia.
Os produtos usados no spa têm componentes hidratantes, essenciais para deixar a pele macia. Com eles, a pele fica não só bonita, mas também lisa e resistente, para aguentar a rotina corrida.
Depois de um dia cheio e de ficar em pé por muito tempo, os músculos estão rígidos e os pés cheios de dores. O spa pode ajudar a aliviá-las, bem como o cansaço de uma rotina agitada. Afinal, cremes, óleos e outros produtos usados nos pés podem acalmar a tensão e deixar os nervos novos em folha!
Quando alguém se estressa, a tensão pode dominar o corpo inteiro. Saiba que o próprio estresse mental pode refletir em dores nos pés. Por isso, fazendo o spa voltado para os pés, você os alivia e tem a oportunidade de relaxar também a mente.
Uma massagem adequada nos pés e o uso de produtos certos estimulam a circulação na área, deixando a região mais saudável e a pele melhor.
Além disso, essa prática é responsável por reduzir a formação de diversos tipos de calos — espessamentos de pele rígidos, que podem surgir como proteção do atrito feito pelo uso de sapatos ou pela falta de hidratação.
Conforme prometido, chegou o momento de aprender o passo a passo desse serviço.
O escalda-pés é a forma ideal de começar o spa. Para ele, prepare:
O sal grosso e as bolinhas de gude podem ajudar tanto a massagear quanto a retirar as células mortas dos pés. Nesse processo, deixe os pés mergulhados por cerca de 20 minutos, movimentando-os levemente.
Vale também lembrar a importância da água morna, para que não ocorra nenhum acidente e você não queime os pés dos seus clientes. Além disso, para quem sofre de varizes, é indicado perguntar ao médico se esse processo é seguro.
Depois de um tempo na água morna, é hora de começar a esfoliação. Aqui, vale a pena usar cremes específicos, que contenham componentes ideais para deixar a pele do cliente lisinha. Enquanto você passa o produto, massageie também todas as regiões dos pés, fazendo movimentos leves.
Outra dica é: se você usar lixas ou esfoliantes elétricos para facilitar a remoção da pele morta, passe-os com cuidado, para não causar fissuras na pele.
Depois de uma boa esfoliação, você precisa hidratar a pele nova e sensível. Para isso, vale a mesma dica do esfoliante: escolha produtos específicos para o spa dos pés. Assim, você pode oferecer mais benefícios para a nutrição da pele.
Para finalizar, que tal oferecer o serviço de pedicure e passar um esmalte maravilhoso para complementar a experiência da cliente? Nesse caso, você pode fazer o processo de limpeza das unhas e cutículas depois do escalda-pés e antes da esfoliação.
Se você precisa de produtos específicos e de qualidade para o spa dos pés, nada melhor do que contar com a nossa linha Lisa.
Para os esfoliantes, você tem opções com carvão ativado, d-pantenol e argila para um spa perfeito. Além disso, a opção de babosa e colágeno é feita especialmente para os pés e as mãos e ajuda a deixar a pele firme e macia.
Já a linha de hidratação conta com opções como relax e d-pantenol, ideais para tirar o odor dos pés, as células mortas e evitar a descamação.
O spa para os pés envolve técnicas antigas, cheias de benefícios para o corpo. A prática pode ser feita em diversos locais, inclusive em salões de beleza que querem se diferenciar diante das clientes. Afinal, depois de um dia cansativo, todo mundo quer relaxar os pés, eliminar as dores e deixá-los bonitos de novo.
Quer oferecer um serviço de spa da cabeça aos pés? Conte com nossos produtos!