Cuidado Corporal 21/07/2017

Conheça as vantagens da depilação com ceras

O autocuidado é fundamental para nos sentirmos bem com a nossa aparência, além de melhorar a saúde e o bem-estar. Para tal, muitas mulheres gostam de fazer procedimentos estéticos e um deles é a depilação. Mesmo incomodando um pouquinho, algumas preferem usar as ceras para depilação. As principais vantagens delas são a rapidez e a facilidade com que o procedimento é feito, além de o fio levar mais tempo para crescer.

Não tenha medo da possível dor do procedimento. Neste post, vamos esclarecer o que você precisa saber para aproveitar as vantagens das ceras para depilação.

Acompanhe!

Como funciona a depilação com cera?

Essa técnica teve seus primeiros indícios no Egito Antigo, onde as mulheres usavam cera de abelha quente, em tiras de tecido ou pele de animal, para remover os pelos do corpo. De lá para cá, a técnica foi aperfeiçoada, mas o princípio permanece o mesmo: a cera — que pode ser quente ou fria — é aplicada na pele e removida com a ajuda de uma folha de tecido própria para depilação ou com um puxão, levando junto com ela todos os pelos.

Quando feita da forma adequada, a depilação com cera arranca os pelos pela raiz e eles só voltam a aparecer cerca de 30 dias depois. Outro ponto importante é que a técnica varia de acordo com o tipo de cera usada e com a região do corpo a ser depilada, portanto, é preciso ficar de olho na forma adequada de usar cada tipo de cera.

A depilação com cera é dolorida?

Essa é a dúvida e o medo de muita gente que imagina a cena de ter seus pelos puxados com força. É importante entender que a dor sentida durante a depilação não é devida à firmeza empenhada, mas sim, pela quantidade e espessura de pelos que se aderem ao material. Portanto, é proporcional e variável de pessoa para pessoa.

Na primeira vez que você passar por ela e os pelos estiverem grossos, doerá um pouco mais a remoção. No entanto, nas outras que você fizer, eles crescerão mais fininhos e serão mais fáceis de removê-los. Assim, por consequência, haverá menos sofrimento.

Quais as vantagens das ceras para depilação?

É quase unanimidade dizer que toda mulher gosta de simplicidade e eficiência quando se trata de cuidados com o corpo e sua beleza, não é mesmo? Para a depilação com cera não é diferente. Então, conheça agora os benefícios desse método para a pele.

Não mancha nem causa cortes

A remoção de pelos com lâmina é prática e barata, mas traz algumas desvantagens, como manchas escurecidas na pele e cortes. Nesse ponto, uma das grandes vantagens das ceras para depilação é evitar manchas e cortes. A cera não causa pequenas lesões na pele durante a depilação e, consequentemente, não há problemas com manchas. Além disso, evitamos pequenos cortes desagradáveis.

Os pelos demoram mais a crescer

Algumas técnicas de remoção de pelos apenas cortam os fios rente a pele, o que faz com que eles voltem a aparecer em cerca de 3 a 5 dias. Para quem busca um resultado mais duradouro, a cera de depilação é uma das melhores opções. A remoção dos pelos diretamente pela raiz faz com que um novo “ciclo de produção” dos fios seja iniciado e demora cerca de 20 a 30 dias para que eles voltem a se tornar aparentes.

Evita foliculite e pelos encravados

Se você já removeu seus pelos com lâmina, é muito provável que já tenha enfrentado os indesejados pelos encravados. Eles surgem porque o pelo é cortado apenas na metade e a parte que fica escondida dentro da pele acaba obstruindo a passagem do novo pelo que está por vir. Já a depilação com cera remove o pelo pela raiz e o bulbo fica completamente livre, até que outros fios comecem a ser produzidos pelo corpo. Por isso, as temidas bolinhas não serão uma preocupação.

A pele se beneficia de uma esfoliação

Você sabia que a depilação com cera não remove apenas os pelos? Junto com eles são removidos excessos de pele morta, que se acumulam ao longo do tempo. Essa limpeza deixa a pele mais bonita, macia e revigorada, tanto que muitos profissionais indicam uma esfoliação na região que será depilada três dias antes da remoção dos pelos com cera.

Menos chances de causar alergia

Uma dos pontos mais desagradáveis da remoção de pelos com lâmina é a coceira, principalmente em regiões íntimas. Ela acontece porque a lâmina causa uma irritação na pele, que pode ser ainda mais intensa em pessoas alérgicas. Já a alergia à cera é menos comum e não costuma causar irritações na pele da maior parte das pessoas, o que garante uma pós-depilação muito mais tranquila e agradável.

Ótimo custo-benefício

Remover os pelos com cera não é o método mais barato disponível, principalmente quando ela é feita com a ajuda de um profissional. No entanto, quando comparamos o custo-benefício em relação a outros métodos, fica claro que vale muito a pena investir. A lâmina é mais barata, mas tem pouca durabilidade, por exemplo. Já a depilação a laser é bem mais cara e necessita de manutenção, além de não ser tão eficiente para todos os tipos de pele.

A cera é indicada para todos os tipos de pele

A cera de depilação é um dos produtos mais bem-aceitos por todos os tipos de pele, além de ser muito eficiente e ter uma ótima durabilidade. As chances de alergia são muito baixas e, em alguns casos, pode ser resolvida trocando o tipo de cera usada. No entanto, quem sofre com alguma doença ou desequilíbrio na pele deve procurar a indicação de um médico antes de se submeter a qualquer tipo de depilação.

É acessível e fácil de encontrar

As ceras depilatórias de todos os tipos podem ser facilmente encontradas em perfumarias, farmácias e até supermercados. Também, é fácil encontrar outros acessórios necessários para remover os pelos com ela, como espátulas, panelas e folhas depilatórias. Outro ponto é que é possível procurar um profissional ou se depilar com a cera em casa. O procedimento é seguro, desde que seja realizado da maneira correta.

Quais são os cuidados antes e depois da depilação com cera?

A depilação corporal com cera exige cuidados antes e depois do procedimento, tanto da pele quanto do próprio produto a ser aplicado.

Veja as dicas para realizá-la com cautela.

Antes da depilação

Uma das dicas que já comentamos por aqui é sobre esfoliar a pele três dias antes da depilação. Além de soltar o excesso de pele morta — que será removida com a cera —, a esfoliação também ajuda a desencravar os pelos e previne esse problema. Veja outras recomendações:

  • evite tomar sol antes da depilação com cera;
  • tome um banho morno antes da depilação, para ajudar a abrir os poros;
  • não use cremes, perfume ou maquiagem na área que será depilada.

Após a depilação

Para aproveitar todas as vantagens das ceras para depilação, é preciso cuidar da pele do jeito certo após o procedimento. Uma das dicas mais importantes é manter a região hidratada, de preferência com cremes mais neutros. Mantenha os seguintes cuidados:

  • protetor solar é sempre recomendado em qualquer estação do ano, mas quando se fala de sensibilização provocada por tratamento estético, ele é ainda mais importante;
  • evite roupas muito justas ou apertadas na área depilada, para não irritar a pele nem impedir o crescimento dos pelos;
  • perfumes, ácidos ou cosméticos à base de álcool estão proibidos na primeira semana após a técnica;
  • não se bronzeie até completar sete dias.

Quais ceras para depilação usar?

Existem diversas opções de ceras depilatórias à venda no mercado e isso costuma causar dúvidas em quem vai comprar o produto pela primeira vez. A versão mais comum e tradicional é a cera de mel, mas existem milhares de versões. Algumas ceras também podem ser enriquecidas com componentes hidratantes e calmantes.

Para ajudar você na escolha, trouxemos alguns produtos da linha Bio Soft Depil Fácil e seus maiores benefícios.

Cera Depilatória em Barra Depil Fácil

A Cera Depilatória em Barra Depil Fácil é um produto indicado apenas para a pele do corpo e deve ser usada quente. Para isso, é necessário aquecê-la em banho-maria até atingir 37°C. Além disso, ela está disponível em três versões:

O fato de ela ser uma cera quente é uma vantagem para pessoas mais sensíveis, pois a alta temperatura ajuda no alívio da dor.

Cera Depil Fácil Mel e Açúcar

Indicada para a pele do corpo, a cera Depil Fácil Mel e Açúcar é composta por agentes solúveis em água, facilitando a higienização da área depilada. São cinco versões:

  • Tradicional — o mel e o açúcar de sua composição são ativos naturais que proporcionam uma pele mais suave e hidratada;
  • Menta e hortelã — o hortelã e a menta proporcionam sensação de frescor e ajudam a manter a pele nutrida;
  • Geleia Real e Própolis — rica em vitaminas e minerais, que auxiliam na ação antibactericida e anti-inflamatória;
  • Camomila — a camomila é um componente que ajuda a acalmar a pele;
  • Geleia com cravo da Índia — diminui a sensação de dor e a sensibilidade da pele, mantendo-a suave e hidratada;

Ela pode ser manuseada em temperatura ambiente, após aquecimento em micro-ondas ou banho-maria, e deve ser usada com papel específico para depilação.

Depil Fácil Cera Fria

Com uma composição suave e emoliente, a Depil Fácil Cera Fria é indicada para uso na pele do corpo. Ela é composta por ativos que promovem uma fácil remoção dos pelos, além de uma essência com ação desodorante. A cera fria tem o inconveniente da dor, que pode ser maior que a da quente, no entanto, não é nada insuportável e os pelos demoram muito mais para aparecer.

Por fim, para tirar o máximo proveito das vantagens das ceras para depilação, não se esqueça de usar o Gel Refrescante Pós-Depilação, também da linha Depil Fácil, pois ele alivia a dor e acalma a pele. Assim, após vermos os benefícios e os cuidados das ceras para depilação, ficou claro quanto essa técnica de remoção de pelos é prática e duradoura, desde que siga todas as precauções orientadas e mantenha a higiene durante o processo.

Que tal repassar essas informações para seus contatos? Compartilhe este post em suas redes sociais!