sac@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700 / international@softhair.com.br
Tel: +55 (31) 2105-7700

Cabelo poroso: como identificar e tratar este problema?

cabelo-poroso-como-identificar-e-tratar-este-problema.jpeg

Por:Soft Hair
Cabelo

17

jul. 2018

Com tanta poluição, tratamentos químicos e outros procedimentos agressivos, é comum as madeixas ficarem danificadas e perderem o vigor. O resultado é um cabelo poroso e ressecado, que se quebra com facilidade e tem tendência ao frizz.

Diante desse cenário, pode até parecer impossível conquistar fios fortes e saudáveis. Mas não perca as esperanças! Com os cuidados certos, as madeixas podem ser recuperadas e você voltará a desfilar por aí exibindo toda a beleza dos seus cabelos.

Acompanhe este post e entenda mais sobre a porosidade capilar e como livrar seus fios dos danos. Boa leitura!

Por que o cabelo se torna poroso?

Os fios saudáveis possuem uma porosidade média, o que os torna capazes de receber nutrientes de forma equilibrada e evita a perda excessiva de água. É uma condição em que as cutículas estão acopladas, mas não tão fechadas a ponto de impedir que cremes e óleos penetrem nos cabelos.

Quando as cutículas estão abertas — ou foram, até mesmo, perdidas —, dizemos que as madeixas estão porosas. Há diversos motivos para isso acontecer:

  • uso excessivo de químicas ou processos incompatíveis com o cabelo;

  • exposição frequente ao sol;

  • uso constante da chapinha ou secador;

  • banhos muito quentes;

  • contato com cloro da piscina ou água do mar.

Além das madeixas tratadas quimicamente, os cabelos cacheados, crespos e brancos são mais suscetíveis a apresentar uma alta porosidade.

Como descobrir se os fios estão porosos?

Avaliar a porosidade dos cabelos é muito simples. Basta você separar alguns fios secos e limpos, colocá-los em um copo com água filtrada e aguardar 10 minutos. Depois, é só observar:

  • se os fios flutuarem, é sinal de que as cutículas estão bem fechadas e a porosidade é baixa;

  • se os fios ficarem no meio do copo, a porosidade é normal e os cabelos estão saudáveis;

  • se os fios afundarem, ligue o sinal de alerta, pois você está com o cabelo poroso.

Você também pode usar o tato para avaliar a porosidade das madeixas. Para isso, estique bem um fio de cabelo e use o polegar e o indicador em forma de pinça para sentir a textura. Se você encontrar um nozinho ou asperezas, é sinal de que as cutículas estão abertas.

Como tratar o cabelo poroso em casa?

Para reduzir a porosidade dos cabelos, é preciso restaurar a massa perdida e selar as cutículas. Assim, uma boa maneira de recuperar os fios é adotar um cronograma capilar. Você pode começar realizando a seguinte rotina de tratamentos:

  • semana 1 — hidratação, hidratação e nutrição;

  • semana 2 — hidratação, hidratação e nutrição;

  • semana 3 — hidratação, hidratação e restauração;

  • semana 4 — hidratação, hidratação e nutrição.

Lembre-se de realizar os procedimentos em dias alternados, às segundas, quartas e sextas, por exemplo. Ao final do mês, você deve reavaliar a porosidade dos fios para verificar a eficiência do cronograma e, se necessário, fazer ajustes.

Ao escolher seus cremes de tratamento, dê preferências a produtos da mesma linha. Com isso, você garante que está oferecendo a seus fios todos os nutrientes necessários para recuperá-los. No mais, não se esqueça de utilizar leave-ins com proteção térmica sempre que for usar chapinha ou secador.

Pronto! Agora, você já sabe o que deixa o cabelo poroso e como cuidar dos fios para evitar que os danos deixem as madeixas extremamente quebradiças e sem vida. Com os cuidados certos, as cutículas ficam alinhadas, retendo melhor a hidratação e devolvendo o brilho perdido.

Este conteúdo foi útil para você? Se quer cuidar ainda melhor dos cabelos alisados, não deixe de baixar nosso e-book e descubra um passo a passo imperdível para conquistar fios saudáveis!

Compartilhe: