Depois de um dia estressante, nada melhor do que receber uma massagem relaxante, certo? Afinal, a massoterapia oferece muitos benefícios ao pressionar os tecidos macios do corpo. Ela estimula a circulação sanguínea, a mobilidade e a elasticidade, por meio da aplicação de força ou vibração, seja de forma manual ou mecânica.
Neste post, confira de onde vêm essas técnicas relaxantes e quais os benefícios de fazer uma incrível massagem corporal. Saiba, também, as dicas para fazer a massagem relaxante de forma correta e com os produtos certos. Além disso, conheça os diferentes tipos de massagem. Boa leitura!
A técnica da massagem é um dos tratamentos estéticos mais antigos da humanidade. Ela está registrada em murais, cerâmicas e pinturas feitas há, pelo menos, 5 mil anos, por povos que ocupavam lugares onde hoje estão Egito, Japão, Irã e China.
Conforme o tempo, as técnicas utilizadas foram evoluindo e, hoje, existem muitos tipos de massoterapias, como:
Aliás, nos dias atuais, sempre que possível, é importante investir na massagem, pois é uma forma de evitar ou diminuir a tensão no corpo; especialmente em uma sociedade contemporânea cada vez mais atarefada e ocupada.
Antes de fazer a massagem relaxante correta, é importante entender que ela se diferencia da terapêutica. Isso porque a segunda é utilizada de forma sistemática, a fim de tratar doenças, como a artrite. Já a massagem relaxante usa movimentos firmes e suaves, com o objetivo principal de estimular a produção de hormônios do bem-estar, como a serotonina. Além disso, você pode fazê-la sempre que sentir necessidade.
A massagem foi executada por inúmeras gerações ao longo dos milênios, mas quais são os principais benefícios associados a essa técnica relaxante? Confira 7 deles a seguir!
Como a massagem relaxante faz o corpo entrar em um estado calmo, você consegue aumentar a sensação de bem-estar. Além disso, com os movimentos que promovem a produção dos hormônios corretos, você pode normalizar o humor, controlar a ansiedade e manter essa boa sensação por mais tempo.
Não há dúvidas: uma das principais qualidades da massagem do tipo relaxante é o fato de reduzir a fadiga muscular — incapacidade de gerar força muscular para manter o corpo ativo, principalmente em práticas esportivas — e, da mesma forma, impulsionar a vitalidade.
Isso ocorre porque a pressão exercida pela massoterapia na pele impacta os sistemas nervoso, energético, circulatório e linfático. Dessa forma, aumenta a circulação do sangue e a sensação de disposição e motivação para as atividades corriqueiras.
O item anterior nos traz a este, pois, com o deslizamento das mãos e o movimento de fricção sobre o corpo, a massagem resulta em uma técnica altamente relaxante. Assim, o método atinge áreas que ficaram mais rígidas devido a situações estressantes, liberando as tensões e ajudando o paciente a se concentrar no presente.
A insônia é uma característica muito associada aos pacientes que sofrem um alto grau de estresse e que tendem, ao mesmo tempo, a estimular o estado de hiperalerta. Isso leva a pessoa a ficar sempre atenta, esperando que algo possa acontecer. Contudo, a massagem relaxante consegue tranquilizar o paciente, aliviando a tensão muscular nos membros e liberando o excesso de preocupações com a rotina.
O funcionamento do corpo depende, sem dúvidas, do que ingerimos. Isso porque parte dos nutrientes fica acumulada e gera um número grande de toxinas — substâncias que provocam danos à saúde. Nesse sentido, a massagem relaxante tem muito a contribuir, pois ela reduz o acúmulo dos elementos nocivos que podem causar inchaço e contribuir para o envelhecimento precoce.
A massagem contribui para o correto transporte de sangue por todo o organismo, já que o calor do movimento nos músculos dilata os vasos. Como resultado, o nosso corpo fica mais bem nutrido e pode até ter dores musculares amenizadas.
As massagens relaxantes têm atuações semelhantes às de remédios anti-inflamatórios, quando o assunto é diminuir as lesões, de acordo com um estudo divulgado pela revista Science Translational Medicine. Isso porque a movimentação dos músculos, de forma correta e profissional, estimula a produção de sinais químicos que contribuem para a desinflamação. Além disso, é também útil para a reconstrução de tecidos que foram afetados por doenças ou exercícios físicos. Assim, a prática pode ser benéfica para diferentes grupos, como:
Sim, a massagem também pode ser contraindicada e, exatamente por isso, precisa ser feita com cuidado. Para começar, os movimentos feitos de forma errada podem levar a lesões, se aplicadas pressão e força incorretas. Por isso, quem faz a massagem, de preferência, deve ser um profissional qualificado em massoterapia.
Além disso, alguns casos precisam de orientação médica antes de realizar o trabalho. Como exemplo, citamos pessoas com:
A massagem relaxante pode ser feita semanalmente e não tem uma regra específica para movimentos, bastando apenas um grande cuidado com a força e pressão exercidas. Para fazê-la, é importante seguir algumas dicas que ajudam a tornar esse momento especial e, de fato, revigorante para o corpo.
Não adianta fazer uma massagem relaxante se a pessoa que receberá a terapia não conseguir encontrar uma posição confortável. Por isso, a dica é que o massagista converse com o paciente para poder posicioná-lo, de forma que ele não sinta nenhum incômodo com o início da prática. Caso contrário, será difícil manter a concentração, que é tão necessária durante esse procedimento.
Por outro lado, é necessário controlar a respiração enquanto recebe a massagem — já que respirar mais calmamente, enchendo os pulmões de ar e, depois, esvaziando-os por completo, ajuda o paciente a liberar a pressão e o estresse. Isso contribui para o relaxamento e o controle da fadiga muscular.
Músicas tranquilas ajudam a criar um ambiente propício para a massagem relaxante, colaborando para que a pessoa se concentre e relaxe adequadamente. Nesse caso, você pode optar por músicas suaves, principalmente, do gênero clássico. Outra ideia é colocar sons de natureza, como:
Ninguém pode se concentrar adequadamente para uma massagem, se estiver a todo tempo respondendo mensagens, atendendo ligações ou ouvindo notificações no celular. Por isso, uma dica importante é desligar ou silenciar o aparelho durante a sessão. Nesse caso, ela vale tanto para o massagista quanto para a pessoa que vai receber a massagem.
Além disso, se feita em uma clínica estética ou espaço de beleza, é importante que o local da massagem seja privado e silencioso. Assim, ajuda que o paciente se concentre e que outras pessoas também sejam orientadas a não interromper.
A massagem relaxante implica em um movimento contínuo e orgânico em algumas partes do corpo, que podem ficar mais contraídas devido à contração muscular. Para facilitar esse processo, o ideal é usar produtos específicos para a massoterapia. Por exemplo, você pode optar por produtos da linha Spa Massagem Corporal.
Feito de extrato de algas, parafina e mentol, o creme conta com ativos em sua fórmula que colaboram para reduzir o envelhecimento celular e promovem a hidratação. Além disso, a presença do mentol dá a sensação de frescor e a parafina ajuda no processo de massagem.
Composto por pimenta negra, esse produto favorece a microcirculação sanguínea, já que ela é um termo ativo. Com isso, ocorre com mais facilidade a renovação celular. Além disso, antes da massagem, você pode utilizar o Creme Esfoliante Café e Argila Verde para limpar a pele e facilitar a absorção do produto nas camadas mais profundas.
Além disso, se você prefere a textura suave de um gel, pode aproveitar dos mesmos benefícios do Gel de massagem corporal Pimenta Negra, que também oferece grande potencial de hidratação.
Para um equilíbrio perfeito entre hidratação e textura da pele, você pode escolher o creme de Centella Asiática, que favorece a revitalização da epiderme, por meio de seus agentes reguladores, resultando numa pele mais macia e firme.
Feito com cânfora e mentol, esse gel atua resfriando a pele. Com isso, o corpo produz calor, o que, consequentemente, ajuda a reduzir a gordura localizada, auxiliando tanto no combate da celulite quanto da flacidez da pele. Além disso, é possível usá-lo antes e depois de exercícios físicos, fazendo uma massagem com movimentos circulares.
Existem várias técnicas que oferecem os benefícios da massagem relaxante. Confira as principais a seguir!
A técnica, que recebe o nome do país em que foi desenvolvida, tem como movimentos básicos o deslizamento, a percussão, a pressão, a vibração e o amassamento. Potencializada com talco ou óleo de massagem, os profissionais que a aplicam aumentam a circulação sanguínea do corpo para combater:
A terapia milenar com pedras quentes é uma das mais conhecidas e procuradas em muitos spas. Os motivos para isso não são à toa, já que as pedras quentes depositadas sob o corpo ajudam na maior sensação de relaxamento, alívio de tensão na musculatura e redução dos sintomas de hiperatividade.
Para alcançar os benefícios da massagem relaxante, são utilizadas pedras específicas, como as compostas de magnésio e silicato de ferro. Tudo isso, juntamente com óleos essenciais, movimentos corretos e um ambiente tranquilo, que por si só favorece o relaxamento.
A reflexologia também é uma massagem muito conhecida e funciona a partir de pressões em partes específicas das mãos e dos pés. A partir da atuação nesses pontos, ela ajuda no combate e prevenção de problemas físicos e mentais, como no caso de bronquite, dores musculares, gastrite e azia.
Além disso, a prática é acessível e reconhecida pelo Ministério da Saúde. Entretanto, apesar de seus benefícios, ela ainda é pouco conhecida. Assim, procure sempre a ajuda de um profissional experiente na área e que conheça quais pontos nervosos são esses.
Como o próprio nome sugere, a bambuterapia é uma massagem realizada com o auxílio de bambus. Eles atuam prolongando a ação dos dados e se diferem pela intensidade com que conseguem movimentar o corpo, ajudando a eliminar a retenção de líquido, que pode contribuir na maior gordura corporal.
Os bambus utilizados são de tamanhos diversos e devem se adaptar aos contornos corporais. O seu uso deve ser nos já mencionados pontos nervosos do corpo, com destaque especial para os pés, mãos e até o rosto. Além disso, é o profissional que irá conduzir o instrumento nos pontos adequados.
A massagem relaxante envolve o uso de técnicas milenares e tem o objetivo de aliviar a tensão muscular e melhorar a sensação de bem-estar corporal. Por isso mesmo, ela é muito benéfica, especialmente para quem vive uma rotina agitada e estressante.
Entretanto, para ter sucesso com a prática, é importante conhecer suas contraindicações e saber fazê-la de forma profissional. Além disso, é fundamental investir em produtos específicos, que ajudam a aplicar a força ideal no corpo e obter os melhores resultados. Para isso, vale a pena contar com os nossos produtos!
Quer conhecer mais opções ideais para cuidar do seu corpo com os melhores ativos e ter excelentes benefícios? Conheça nosso catálogo!
Já passou depois de um dia estressante receber uma massagem que ajuda no relaxamento? Estamos falando da massoterapia, que oferece os benefícios da massagem relaxante ao pressionar os tecidos macios do corpo, estimulando a circulação sanguínea, a mobilidade e a elasticidade com a aplicação de força ou vibração, seja manual, seja mecânica.
A seguir, você também confere quais dicas ajudam a fazer uma incrível massagem corporal. A partir de uma posição confortável, do controle da respiração e do uso de produtos adequados para essa técnica, como gel e creme à base de compostos naturais, como arnica, algas e própolis.
Tem curiosidade sobre o tema, certo? Então, continue a leitura e saiba mais informações!
Como surgiu a prática de massagem no mundo?
Não é por menos que, hoje, existem muitos tipos de massoterapias, como:
Nos dias atuais, métodos como a massagem relaxante, sempre que possível, são uma importante aposta para evitar ou diminuir a tensão no corpo, especialmente em uma sociedade contemporânea cada vez mais atarefada e ocupada.
Quais são os principais benefícios da massagem?
A massagem foi executada por inúmeras gerações ao longo dos milênios, mas quais são os principais benefícios associados a essa técnica relaxante?
Isso ocorre porque a pressão exercida pela massoterapia na pele impacta os sistemas nervoso, energético, circulatório e linfático, aumentando a circulação do sangue e a sensação de disposição e motivação para as atividades corriqueiras.
Isso porque, a movimentação dos músculos de forma correta e profissional estimula a produção de sinais químicos que contribuem para a desinflamação, o que também é útil para a reconstrução de tecidos que foram afetados por doenças ou exercícios físicos. Assim, a prática pode ser benéfica para diferentes grupos, como idosos, pacientes com doenças inflamatórias, quem sofreu alguma lesão etc.
Quais dicas práticas ajudam a fazer uma massagem relaxante?
A massagem relaxante, que pode ser feita semanalmente, não tem uma regra específica para movimentos, apenas é necessário ter cuidado com a pressão exercida sobre o corpo do “outro”, para evitar lesões ou fraturas. Além disso, algumas dicas ajudam a tornar esse momento especial e, de fato, revigorante para o corpo.
Encontrar uma posição confortável
Não adianta fazer uma massagem relaxante se a pessoa que receberá a terapia não conseguir encontrar uma posição confortável. Por isso, a dica é que o massagista converse com o paciente para poder posicioná-lo de forma que ele não sinta nenhum incômodo com o início da prática. Caso contrário, será difícil manter a concentração, tão necessária durante esse procedimento.
Controlar a respiração ao fazer os movimentos
Por outro lado, é necessário controlar a respiração enquanto recebe a massagem — já que respirar mais calmamente, enchendo os pulmões de ar e, depois, esvaziando-os por completo ajuda o paciente a liberar a pressão e o estresse, contribuindo para o relaxamento e para o controle da fadiga muscular.
Usar produtos adequados
A massagem relaxante implica um movimento contínuo e orgânico em algumas partes do corpo, que podem ficar mais contraídas devido à contração muscular. Para facilitar esse processo, o ideal é usar produtos específicos para a massoterapia, a exemplo da linha Spa Massagem Corporal da Bio Soft, uma empresa conhecida no mercado da beleza pela qualidade dos seus produtos.
Assim, invista em produtos à base de compostos naturais, como:
Creme de Massagem Corporal Multiefeitos Extrato de Algas, Parafina e Mentol (fórmula que reduz o envelhecimento celular);
Creme de Massagem Corporal Pimenta Negra (com um ativo que melhora a microcirculação sanguínea);
Creme de Massagem Corporal Centella Asiática e Castanha da Índia (para harmonização da textura da pele).
Nessa ampla linha da Bio Soft ainda há opções incríveis, com géis que ajudam a hidratar a pele, a exemplo do:
Gel Redutor para Massagem Corporal (com fórmula que combate flacidez e celulite);
Gel de Massagem Corporal Pimenta Negra (para acelerar a renovação de células mortas).
Quais os tipos de massagens relaxantes?
Existem várias técnicas que oferecem os benefícios da massagem relaxante. Confira as principais a seguir.
Massagem Sueca
A técnica, que recebe o nome do país em que foi desenvolvido, tem como movimentos básicos o deslizamento, percussão, pressão, vibração e amassamento. A partir desses movimentos, os profissionais aumentam a circulação sanguínea do corpo para combater o estresse, ansiedade, tensões, insônias, enrijecimento muscular, dores musculares e edemas. Os efeitos ainda são potencializados com talco ou óleo de massagem.
Massagem com Pedras Quentes
A terapia milenar com pedras quentes é uma das mais conhecidas e procuradas em muitos Spa. Os motivos para isso não são a toa: as pedras quentes depositadas sob o corpo dos indivíduos ajudam na maior sensação de relaxamento, alívio de tensão na musculatura e redução dos sintomas de hiperatividade.
Para alcançar os benefícios da massagem relaxante são utilizadas pedras específicas, como as compostas de magnésio e silicato de ferro. Tudo isso juntamente com óleos essenciais, movimentos corretos e um ambiente tranquilo que por si só favorece o relaxamento.
Massagem de Reflexologia
A reflexologia também uma massagem muito conhecida e funciona a partir de pressões em partes específicas das mãos e dos pés, e a partir da atuação nesses pontos ajuda no combate e prevenção de problemas físicos e mentais, é o caso de bronquite, dores musculares, gastrite, azia etc.
A prática é acessível e reconhecida pelo Ministério da Saúde. Entretanto, apesar disso e dos seus benefícios, ela ainda é pouco conhecida. Assim, procure sempre a ajuda de um profissional experiente na área e que conheça quais pontos nervosos são esses.
Massagem bambuterapia
Como o próprio nome sugere, a bambuterapia é uma massagem realizada com o auxílio de bambus, que atuam prolongando a ação dos dados e se difere pela intensidade com que consegue movimentar o corpo, ajudando a eliminar a retenção de líquido que pode contribuir na maior gordura corporal.
Os bambus utilizados são de tamanhos diversos e devem se adaptar aos contornos corporais. O seu uso deve ser nos já mencionados pontos nervosos do corpo, com destaque especial para os pés, mãos e até o rosto. O profissional é que irá conduzir o instrumentos nos pontos adequados.
Neste artigo, você entendeu quais são os benefícios da massagem relaxante, que tem o objetivo de aliviar a tensão muscular e melhorar a sensação de bem-estar corporal. Entretanto, para ter sucesso com a prática, é preciso investir em produtos específicos, que ajudam a aplicar a força ideal no corpo enquanto impulsionam a circulação sanguínea e liberam toxinas.
Quer ganhar qualidade de vida com uma massagem relaxante após o trabalho? Não espere mais e conheça a linha Spa Massagem Corporal da Bio Soft , focada em cremes e géis com um efeito estimulante que age sobre o corpo rapidamente!