É um pássaro? É um avião? Não, é a vitamina A para cabelos! Com ela é possível ter fios mais saudáveis e com um rápido crescimento, que é o sonho de qualquer pessoa que adora mudar o visual e precisa que o cabelo cresça para colaborar com esses planos.
Apesar de parecer, os benefícios da vitamina A não são possíveis por meio de mágicas: ela atua na manutenção e desenvolvimento do tecido capilar por meio da renovação da célula e quando consumida nos alimentos, impacta também na saúde do corpo, pele e unhas.
Porém, o foco de hoje é na ampola de vitamina A para cabelos, que deve ser aplicada diretamente nos fios ou misturadas em outro creme. Continue conosco e saiba como ela ajuda suas madeixas!
Muitas vezes, a insatisfação com os fios capilares, mesmo com o investimento e uso em produtos de qualidade, é a ausência da vitamina A, seja nos cosméticos ou na alimentação.
A vitamina A para cabelos estimula a produção de sebo no couro cabeludo, o que ajuda a combater o ressecamento de dentro para fora e manter os fios hidratados. Então, seu cabelo é cacheado e seco ou quimicamente tratado? A vitamina A pode se tornar sua melhor amiga, desde que usada de forma equilibrada para não aumentar a oleosidade dos fios.
Conforme mencionado, a vitamina A para cabelos também é útil quando o assunto é crescimento capilar, já que contribui para reduzir pontas duplas e quebras, além de proteger de radicais livres, por meio de antioxidantes. Tudo isso resulta em fios livres de quedas e com crescimento mais rápido.
Da mesma maneira, indivíduos que têm uma dieta pobre em vitamina A, presente em alimentos, como óleo de peixe, fígado e gema de ovo, por exemplo, tendem a ter cabelos mais quebradiços e secos. Se essa quebra ocorrer na raiz ou nas pontas, há chances de que o cabelo caia, tornando o crescimento mais sofrido e demorado.
Outros problemas relacionados à deficiência da vitamina A incluem a maior propensão para infecções, secura nos olhos, diarréia e cegueira noturna.
Os radicais livres são moléculas que podem matar e/ou envelhecer células. Não entendeu? Na prática, eles são substâncias que prejudicam o organismo e aparecem com o excesso de exposição solar, suor, estresse, cigarro, álcool e alimentos industrializados a longo prazo. Nesse sentido, as consequências para o seu cabelo não ficam de fora.
Felizmente, a vitamina A para cabelos atua como um antioxidante, que combate esses males mencionados e aumenta a proteção para os folículos capilares e contribuem para a saúde dos fios por mais tempo. Então, você costuma ir muito à praia, fazer exercícios físicos e até fumar? Aplicar ampolas de vitamina A diretamente nos fios é uma das formas de reduzir as consequências para o cabelo.
Ninguém merece passar um tempão cuidando e esperando os fios crescerem para depois perceber que eles estão se partindo. Por isso, a aplicação da vitamina A para cabelo, também conhecida como retinol, é benéfica aos fios por evitar que isso aconteça ao ajudar a produção de queratina e colágeno no couro cabeludo.
Como você pôde perceber, existem mais de uma forma de aproveitar a vitamina A e ter seus benefícios no cabelo, além da pele, unhas e saúde do organismo no geral.
Existem suplementos alimentares com a vitamina, que ainda podem ter incluído outros nutrientes importantes para a saúde dos fios, como biotina e vitamina B5. Porém, nesses casos, é muito importante que a ingestão seja recomendada por um profissional, como um nutricionista, que irá determinar a necessidade e quantidade ideal para cada um.
Outra maneira de ingerir a vitamina A é por meio de sucos, como a mistura de laranja e acerola, que também são individualmente benéficas, quando o assunto é ajudar no crescimento rápido e saudável dos cabelos, e que podem potencializar os efeitos da vitamina A.
Quer uma forma de ingerir a vitamina A mais prática? Aposte em frutas, como:
Além disso, a vitamina também pode ser encontrada em outros alimentos, como óleo de de peixe, gema de ovo e fígado, principalmente.
Se você não gosta dos alimentos mencionados, ou simplesmente procura uma maneira mais fácil de ter acesso a esses nutrientes e os benefícios que a vitamina A traz para o cabelo, existem ampolas que podem ser aplicadas diretamente nos fios ou misturadas com outros cremes, facilitando sua vida.
Não é à toa que existem diversas opções no mercado, cada uma com um objetivo diferente, como é o caso do retinol nas máscaras de hidratação, que visa aumentar o crescimento dos fios e torná-los mais tonificados com maciez e brilho. Você só precisa fazer a escolha certa, de acordo com seu tipo de cabelo e intenções com ele, já que algumas versões podem não ser indicadas para cabelos oleosos e finos etc.
Por exemplo, nós da Soft Hair temos a ampola de vitamina A para ser misturada com outros produtos ou aplicada diretamente nos fios, trazendo mais hidratação e vida — sendo indicada para todos os tipos de cabelos.
Gostou de saber e agora quer usar e abusar da vitamina A para cabelos? Calma aí. Tudo em demasia é veneno e nesse caso não seria diferente — o excesso de uso dessa vitamina pode resultar na perda dos cabelos. Se ela for consumida, os riscos são ainda maiores, como problemas na pele, amarelamento dos olhos, náusea etc.
Ou seja, nada retira a importância da vitamina A para cabelo e todos os benefícios que seu uso pode trazer. Porém, cuidado com os excessos e, se preferir ingerir o produto, não deixe de ter o acompanhamento médico.
Prefere ter a vitamina A para cabelo em ampola? Conte com a gente! Entre em nosso site e conheça mais detalhes do produto!