A esfoliação dos pés nem sempre é lembrada quando se fala de cuidados estéticos e de higiene. Por isso, a nossa intenção é mostrar que você precisa mudar de postura. Afinal, são os pés que fornecem sustentação para o nosso corpo. Então, imagine como você lidaria com algum problema pelo seu descaso.
Além disso, vale mencionar que a falta de esfoliação dos pés é capaz de estragar até um look bem produzido. Isto é, você pode ter caprichado no cabelo, nos cuidados com a pele e na escolha da roupa e do sapato. No entanto, exibir pés rachados pode tornar essa produção bem menos atrativa.
Entendeu que não dá para abrir mão desse cuidado com os pés? Pois continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios que esse procedimento tem a oferecer!
Você já fez esfoliação na pele ou até mesmo no couro cabeludo? A lógica é a mesma: deve ser utilizado um produto específico para eliminar as células mortas da região. Estas podem causar rachadura, aparência envelhecida dos pés, calos, aspereza e muito mais. Ou seja, inúmeros malefícios que você certamente deseja evitar.
Essa prática funciona como uma remoção de camadas da pele e, naturalmente, o objetivo é fazer isso apenas com as células mortas. Quer dizer que não é indicado esfoliar os pés com muita frequência, certo? O hábito contínuo pode retirar camadas saudáveis e que protegem a pele. Assim, talvez você sofra de efeito rebote ou até tenha inflamações na região.
Logo após a esfoliação dos pés, é importante hidratar a área para garantir os cuidados e a melhor aparência, como a maciez profunda. Afinal, a esfoliação também contribui para a melhor penetração de outros produtos na pele. Isso significa que o uso dos hidratantes tende a funcionar com maior eficácia.
Você já reparou que cuidar da saúde e da aparência dos pés também é coisa séria, o que traz inúmeros benefícios. Quer descobrir quais são os principais? Confira a seguir!
Conforme dissemos no começo do post, são os nossos pés que fornecem sustentação para o corpo. Porém, o sedentarismo, o tabagismo e outros hábitos nocivos (como passar muito tempo na mesma posição) afetam a circulação desses membros, o que prejudica até a realização de atividades básicas do dia a dia.
Os problemas de circulação são notados em sinais como inchaço nos pés, varizes, dores e câimbras, sensação de formigamento, manchas vermelhas etc. Felizmente, algumas práticas contribuem para controlar ou prevenir o quadro.
Além de evitar os maus hábitos citados acima, é válido apostar na esfoliação. Isso porque ela é capaz de melhorar a circulação sanguínea à medida que você massageia a região ao passar os produtos.
E ainda, considere que alguns procedimentos envolvem o uso de água morna. Ela é útil para dilatar os vasos e auxiliar na circulação. Assim, dá para aliviar as dores e prevenir as temidas varizes.
As células mortas também podem ser removidas a partir da esfoliação dos pés. Como o próprio nome sugere, elas consistem em células envelhecidas que já se degradaram. Logo, não existe mais razão para permanecerem no seu corpo. Aliás, isso contribui para uma aparência envelhecida e áspera dos pés.
Para piorar, isso também atrai elementos indesejáveis, como fungos e bactérias, que podem trazer doenças e causar mau odor na região. É o caso da micose, do chulé etc. Nesse sentido, a esfoliação é uma grande aliada, já que ajuda a remover esses vilões e estimula a produção de novas células.
Outro incômodo comum para quem ignora ou se excede na esfoliação dos pés é a falta de uniformidade da região. Isto é, os pés se tornam mais propensos a causar as famosas rachaduras, além de manchas e de uma textura áspera.
Em muitos casos, essa falta de uniformidade da pele fica visível em sapatos abertos, uma vez que a lateral e a parte de trás dos pés estão expostas. E se você escolher usar apenas sapatos fechados, para esconder esse incômodo, a tendência é que surjam outros problemas.
Isso porque o impedimento da circulação de ar nos pés dificulta a respiração deles. Assim, eles se tornam mais propensos a sofrer com chulé, umidade e micose. Então, a região sofre duplamente: rachadura e mau odor. Lembre-se de que esse problema afeta também as pessoas ao seu redor, que podem se incomodar.
A limpeza profunda é outro benefício da esfoliação dos pés. Afinal, você consegue imaginar a quantidade de sujeiras em que os pés encostam em um único dia? Naturalmente, tudo isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias.
Como a gente citou, esses vilões são responsáveis pelo surgimento de chulé, frieiras e micoses. Isso significa que os seus pés podem sofrer de mau odor, presença de coceiras incômodas, além do aparecimento de manchas de feridas na região.
De acordo com a intensidade do problema, você tende a ter dificuldades até para andar. Afinal, os responsáveis pela sua sustentação estarão praticamente comprometidos e sofrendo de dores ao tocar o chão, por exemplo.
Por esse motivo, é preciso evitar problemas como os citados e adotar uma limpeza profunda. Isso pode ser alcançado pela esfoliação dos pés, que elimina células mortas e demais resíduos da região.
Agora que você descobriu os benefícios que a esfoliação dos pés pode proporcionar, é importante tomar alguns cuidados. Isso inclui dosar a prática para três ou quatro vezes semanais, se os produtos forem suaves. Se forem mais intensos, reduza a frequência para não inflamar os pés. Por fim, em todo caso, hidrate a área na sequência.
Então, percebeu como a esfoliação dos pés ajuda a manter a sua saúde e uma aparência mais bonita? Para alcançar esses resultados, além de seguir os cuidados mencionados, é importante contar com produtos de qualidade. Isso inclui tanto o esfoliante quanto o hidratante, que ajuda a criar uma camada protetora e a fornecer mais brilho para a pele.
Quer conhecer alguns esfoliantes e hidratantes que podem ser úteis nesse sentido? Visite a nossa loja agora mesmo!