Conhecer os cuidados pós-depilação é fundamental para que você não se frustre com manchas ou outros problemas ocasionados depois do processo. Essas recomendações são válidas mesmo que você opte por métodos populares e procurados, como a depilação com cera.
Afinal, ao arrancar os pelos, a pele tende a ficar mais sensível ou até mesmo com os poros dilatados. Ou seja, por mais seguro e eficiente, a depilação sempre agride a região. Isso ocorre com qualquer método escolhido, seja lâmina, laser, linha, luz pulsada, pinça etc. Assim, as reações são diversas e varia conforme a sensibilidade de cada pessoa.
Quer saber mais sobre os cuidados pós-depilação que devem ser aplicados? Continue conosco e conheça 4 deles!
Antes de entender os cuidados envolvidos no pós-depilação, é importante descobrir como funciona a depilação a cera. Então, saiba que se trata de um procedimento que visa arrancar os pelos do corpo desde a raiz, ao grudar o material da cera neles. É como se o profissional responsável usasse um adesivo para retirar os pelos do seu corpo, entende?
Assim, quando o método é bem-feito e os pelos conseguem ser completamente arrancados desde a raiz, você pode passar de uma semana a quinze dias livre de pelos. Depois desse período, um novo ciclo de crescimento se inicia e é necessário repetir o procedimento.
É válido mencionar que a depilação na cera pode ser feita com material frio ou quente. Cada um com suas particularidades. Por exemplo, a fria é mais indicada para pessoas com varizes, já que tem uma menor dilatação dos vasos sanguíneos. Então, principalmente áreas maiores, como costas e braços, podem ser contemplados com ela.
Por outro lado, a cerca quente tende a dilatar os vasos sanguíneos, mas são mais eficientes na remoção de pelos resistentes e em regiões mais delicadas. É o caso de axilas, pernas e virilhas. Isto é, áreas cuja depilação ocorre com frequência.
Conforme mencionado, toda depilação causa agressões na pele, que variam de acordo com uma série de fatores. Por isso, os cuidados são tomados para minimizar os impactos causados e permitir que você possa repetir o procedimento posteriormente. Então, acompanhe a seguir os cuidados que devem ser seguidos!
Se a sua pele sofreu um certo tipo de lesão, não é ideal se expor ao sol, correto? Afinal, a luz solar pode irritar ainda mais a região e causar até manchas permanentes. Então, imagine ficar com o buço manchado, por exemplo, por ignorar esse cuidado. A mesma lógica ocorre quando você faz qualquer outro tipo de tratamento estético na pele, como microagulhamento, limpeza de pele etc. Por isso, siga essa recomendação citada e, se for necessário se expor, não abra mão do protetor solar.
Esse cuidado é válido tanto antes do procedimento quanto depois. Isso porque o uso de roupas apertadas causa atrito com a pele lesionada, o que pode causar inflamações. Além disso, essa escolha de peças também dificulta a respiração do corpo, que acabou de passar por um procedimento que agride a pele.
Logo, ele fica mais propenso para o aparecimento de fungos e bactérias, que podem causar mau odor e outros incômodos na pele. A lógica é parecida com o uso frequente de sapatos fechados, que pode impedir a respiração da região, pode causar chulé, micose e outros problemas.
Uma pele hidratada facilita o processo de depilação, para que a retirada dos pelos cause menos incômodos e diminua as chances de inflamação. Do mesmo modo, a hidratação também contribui para que a pele se recupere mais rapidamente. Isso porque, ao hidratar o corpo (seja com ingestão de água ou o uso de produtos específicos), é possível fortalecer a barreira de proteção da pele. Contudo, tome cuidado com a escolha dos produtos para hidratar no pós-depilação.
É preciso que eles sejam o mais leve possível para evitar obstruir os poros, o que poderia causar uma inflamação posteriormente. Então, fuja de hidrantes em forma de óleos ou cremes e priorize os termais ou em brumas. Além da leveza, eles ajudam a repor a água e os demais nutrientes.
Algumas peles são mais sensíveis e propícias à irritação do que outras. Seja como for, é preciso evitar que esse problema surja. Afinal, é natural que a pele acumule sujeiras e células mortas. Isso favorece a produção de sebo, que pode causar foliculite.
Por esse motivo, é indispensável manter a pele limpa, especialmente no pós-depilação. Depois de um período do procedimento, quando a pele estiver menos sensível, também é válido fazer esfoliações para eliminar células mortas. Assim, é possível evitar foliculite e outros problemas.
Ainda, algumas peles são mais suscetíveis ao aparecimento desse incômodo e tendem a surgir mesmo assim. Nesse caso, mexer com a unha, coçar ou remover a inflamação com pinças pode piorar o quadro. O mais recomendado é higienizar a região afetada com sabonete neutro e água morna. Se necessário, use uma pomada específica indicada por um dermatologista.
Você já descobriu os passos que devem ser seguidos para manter a pele saudável depois da depilação. Agora é o momento de entender o que deve ser evitado. Confira:
Conseguiu entender como os cuidados pós-depilação são essenciais para um melhor resultado na sua pele? Outra prática que favorece isso é o uso do gel refrescante pós-depilação Depil Fácil da Bio Soft. O produto promove uma sensação de limpeza, suavidade e frescor que a pele sensibilizada precisa.
Quer saber mais sobre o gel refrescante pós-depilação Depil Fácil, da Bio Soft? Acesse nosso site agora mesmo!