Muitas pessoas investem em tratamentos para deixar os cabelos mais resistentes e sedosos. Mas, é preciso manter uma rotina de cuidados para não expor as madeixas à perda de substâncias essenciais. Neste texto, você entenderá tudo sobre reestruturação capilar, um procedimento para repor componentes — normalmente perdidos em caso de corte químico — que garantem a força e a elasticidade da fibra.
Confira também a seguir quais são as etapas da reconstrução capilar, indicada principalmente para quem faz uso contínuo de secador, excesso de procedimentos químicos e exposição dos fios ao sol e à água quente.
Comece a leitura agora mesmo para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante!
Antes de saber como a reconstrução capilar é feita por um profissional, entenda que o cabelo é composto por algumas substâncias — como água, lipídios e queratina —, as quais ajudam a dar força e elasticidade para a fibra. Porém, quando os fios têm deficiência desses componentes, apresentam textura ressecada, porosa e quebradiça.
De maneira geral, a reconstrução capilar é um tratamento que consegue repor a queratina que os fios precisam para se manter saudáveis. Com a reposição da substância, o cabelo recupera a sua saúde natural.
A reestruturação dos fios deve ser feita, preferencialmente, no salão com produtos de qualidade. Porem, a recomendação feita por profissionais é para manter uma rotina de cuidados de forma a prevenir que os fios não percam queratina.
Os principais fatores que danificam os cabelos são o uso contínuo do secador, o excesso de procedimentos químicos (que podem levar à queda da fibra) e a exposição dos fios ao sol e à água quente ou salgada. Para reverter os problemas e deixar o couro cabeludo saudável novamente, é preciso investir em tratamento de reestruturação capilar.
No salão de beleza, deve-se fazer um cronograma de reconstrução, em que geralmente se faz a reestruturação, a hidratação e a nutrição de forma intercalada ao longo de quatro semanas. Para acertar nesse planejamento, é preciso observar o quão danificado está o cabelo da pessoa, indicando para ela os produtos e procedimentos específicos.
A necessidade de reconstrução capilar pode ser observada pelo cliente em casa, ao notar a perda de vitalidade e força dos fios.
Uma dica para perceber se o cabelo está quebradiço e com perda de queratina é mergulhar um fio em copo d’água. Caso a madeixa afunde no líquido, será necessário fazer a reconstrução, já que o fenômeno ocorre devido à alta porosidade da fibra.
Quando imerso, o fio também pode ficar no meio do líquido, o que significa que a porosidade é normal, ainda que o cabelo precise de mais nutrição. Repondo os lipídeos perdidos, a fibra consegue ficar saudáveis e mais forte a ações externas.
Contudo, no teste do copo d’água, o ideal é que seu fio boie, pois isso significa que o cabelo está 100% saudável com nível de porosidade considerado ótimo. Nesse caso, é indicada a hidratação regularmente. Para manutenção diária, você pode usar a linha Soft Hair Máxima Reparação.
Neste momento, você deve estar se perguntando como a reestruturação capilar é feita, não é?
Até agora, você compreendeu o que é e para que situações é indicada a reestruturação capilar, que consegue reverter danos no cabelo com um passo a passo de cuidados. Mas, muitos clientes têm esta dúvida: como o processo é feito?
Em geral, usa-se um kit profissional para a recuperação dos fios. Um exemplo desse tipo de produto é o kit reestruturação hidrotérmica da Soft Hair Professional — com shampoo, acidificante para equilibrar pH, gel à base de queratina e máscara hidra — para cauterizar os fios e repor a resistência e a elasticidade perdidas com processos químicos e exposição ao sol e à água quente.
Este kit é recomendado para tratamentos de pré-química, como alisamento, descoloração e relaxamento, nos quais os fios precisam ser fortalecidos. Os produtos também podem ser utilizados na pós-química, principalmente para reverter danos causados pela coloração e progressiva.
A linha, cujo rendimento é para dez aplicações, é rica em colágeno, óleo de amêndoas, blend de xilitol e tecnologia nano-care, que repõem os elementos que deixam a fibra capilar forte e com efeito natural.
Com o kit em mãos, o tratamento começa com a aplicação do Shampoo Treat nos cabelos úmidos, os quais se deve massagear com a ponta dos dedos até completar a limpeza da fibra e do couro cabeludo.
Em seguida, usa-se o Acidificante pH Equilibrium nos cabelos ainda molhados. Enluvam-se as mechas e espera-se que o produto aja por 10 minutos. Após o tempo, deve-se enxaguar os fios.
Nesta etapa, é preciso tirar 50% da umidade do cabelo com uma toalha ou um secador. Com as madeixas menos úmidas, separam-se os fios em quatro partes para aplicar o Keratin Gel, com pinceladas mecha por mecha.
Depois, passa-se a prancha (aquecida a 180ºc de temperatura) até três vezes, repetindo a ação em todo o cabelo. Ao fim, esperar 2 minutos e enxaguar os fios.
Por último, entra em cena a Máscara Hidra Intense, que também deve ser aplicada enluvando os fios mecha por mecha. Aqui, o profissional espera 15 minutos para que a substância possa agir. Para finalizar, enxágua-se o cabelo, que fica pronto para outros tratamentos estéticos.
Neste artigo, você entendeu o que é a reestruturação capilar (bastante indicada para quem faz muito uso de procedimentos químicos nos fios), procedimento que devolve a saúde natural dos fios por meio da aplicação de ativos como a queratina, que ajuda a manter a fibra forte e sedosa. Fora isso, descobriu o passo a passo para desse procedimento.
Gostou do post? Agora que você sabe o que é e como a reestruturação capilar é feita, conheça também o Kit Keratin Line! O produto ideal para o seu salão que possibilita a regeneração da fibra com produtos que agem internamente, reestruturando a camada agredida por agentes químicos