Não há dúvidas de que o mercado de beleza no Brasil está em constante crescimento, devido aos novos profissionais e estabelecimentos que surgem dia após dia, oferecendo os mais diversos diferenciais competitivos com o propósito de conquistarem clientes cada vez mais exigentes. Mas, afinal, como lidar com a concorrência dos salões de beleza?
Em um nicho no qual o número de prestadores de serviços cresce exponencialmente, é necessário adotar práticas eficientes tanto de gestão quanto de divulgação para assegurar que a sua marca seja sempre uma boa referência para os seus clientes. Ter propostas inovadoras e prezar pelo atendimento impecável são ações essenciais para garantir o tão almejado diferencial competitivo.
Para que você saiba como lidar com a concorrência dos salões de beleza nos dias de hoje, listaremos, a seguir, dicas para alavancar o sucesso do seu negócio e deixar os concorrentes para trás. Então, vamos conferir?
O primeiro passo para lidar com a concorrência é conhecer e entender o seu público-alvo, pois, desse modo, é possível atender aos anseios dos seus clientes sem perder o foco. Logo, procure saber quem são eles, onde estão localizados, o que eles buscam no momento etc. Estabeleça canais de comunicação direta com o público-alvo, a fim de que eles possam se sentir seguros e confiáveis.
Os empreendedores que ainda se negam a marcar presença online correm o risco de perderem terreno para os concorrentes. Nos dias de hoje, é preciso participar das redes sociais, manter um site ou blog com informações atualizadas e relevantes e, também, estabelecer um contato direto com os seus clientes por meio de canais em que eles possam fazer críticas, dar sugestões e até elogiar o seu trabalho.
Caso você não esteja atualizado com as últimas tendências e muito menos tenha soluções exclusivas tanto de produtos quanto de tratamentos de beleza de última geração, certamente, estará fadado a ser mais um na multidão! Portanto, a dica é oferecer produtos para a beleza da pele e do cabelo, que sejam de qualidade e apresentem bons resultados.
Lembre-se, também, de disponibilizar produtos, como máscaras de tratamento, que possam ser usados em casa, pois o seu cliente poderá adquirir os produtos no seu estabelecimento e fazer a manutenção por conta própria sempre que desejar.
Quando falamos em como lidar com a concorrência dos salões de beleza, é imprescindível convocar os melhores profissionais para trabalhar junto com você. Afinal, deve-se prezar pelo bom atendimento, pela segurança dos tratamentos estéticos oferecidos pelo estabelecimento, assim como pela capacitação de toda a equipe.
Opte pelos parceiros que tenham feito cursos profissionalizantes e também tenham alguma experiência no ramo, porque, assim, você assegura a credibilidade e a confiança daqueles que vão ao seu salão de beleza!
Estabelecer os melhores preços não significa que você tenha que oferecer produtos e serviços mais baratos que os concorrentes. O que queremos dizer aqui é que é válido trabalhar com preços justos, que não prejudiquem a qualidade daquilo que você comercializa e tampouco deixe de trazer lucro para o seu negócio.
A dica é negociar sempre com bons fornecedores, anotar as entradas e saídas do estabelecimento e fazer uma análise constante dos gastos que se têm durante o mês, com o propósito de manter as contas equilibradas e precificar valores honestos do seu público.
Estabelecer um bom relacionamento com o seu cliente é outro passo importante para estar sempre à frente da concorrência no que diz respeito aos salões de beleza. Sendo assim, não hesite em fazer de tudo para que a experiência dele seja única no seu estabelecimento.
Clientes gostam de se sentirem especiais para estabelecer uma relação sólida e forte com a marca. Logo, é preciso transmitir confiança e credibilidade, seja na excelência do atendimento, na cobrança de preços justos, na oferta de produtos e tratamentos de qualidade, assim como em promoções e descontos que a empresa dispõe para a clientela.
Todos nós já ouvimos falar que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Embora seja considerada por muitos como um clichê, a frase diz muito sobre saber destacar-se em um mercado tão competitivo como o de estética.
Assim sendo, invista em estratégias de marketing e de comunicação na hora de gerir os negócios. Também aposte em promoções, programas de fidelidade, descontos e serviços exclusivos que podem ser promovidos em datas especiais, tais quais o Natal e o Dia das Mães, por exemplo.
Para garantir que o seu salão de beleza seja melhor que os concorrentes, é necessário também investir nos detalhes, como a limpeza e higienização do ambiente. Além de causar uma boa impressão para as pessoas que adentram no local, isso demonstra que você se preocupa com a questão da higiene.
Então, disponibilize sempre os seguintes itens para o seu público:
Caso seja necessário escolher entre você e o concorrente, certamente, o cliente optará pelo estabelecimento que esteja limpo e promova conforto e bem-estar, concorda?
Em certas ocasiões especiais, tais como formaturas, aniversários e casamentos, pode acontecer de as clientes ficarem mais tempo no salão de beleza. Então, para que a experiência não seja tediosa, é fundamental oferecer maneiras de entretê-las, como sintonizar a televisão em canais que despertem o interesse delas, dispor de revistas atualizadas e disponibilizar acesso gratuito à internet.
Ao investir em ações práticas e eficientes, você não terá mais dúvidas sobre como lidar com a concorrência nos salões de beleza. Afinal, é interessante manter-se sempre atualizado e conectado com as novas tendências, não somente de produtos e serviços, mas também de gestão de negócios. Invista em seus sonhos e não permita que os concorrentes passem saiam à frente quando o assunto é espaço de beleza!
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