O cabelo ressecado deixou de ser uma característica natural dos fios de algumas pessoas e passou a ser um problema da maioria. Secador, chapinha, babyliss, sol, água quente, progressiva, descoloração… Ufa! Olha só quantos desafios o cabelo precisa enfrentar para se manter hidratado. Fica quase impossível, não é mesmo?
A gente diz “quase”, pois existem diversos produtos de tratamento que repõem a umidade dos fios e devolvem sua hidratação. Esse é o caso do sumo de babosa, uma planta que pode fazer maravilhas pelos seus cabelos.
Neste post, vamos te explicar o que é sumo de babosa e como ele pode ajudar a hidratar os seus fios. Quer saber mais sobre a hidratação com Sumo de babosa para cabelos ? Confira agora!
A babosa — também conhecida como Aloe Vera — é uma planta muito conhecida por quem gosta de cuidar dos cabelos com produtos naturais. Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de selênio, zinco e cálcio. Por isso, hidrata e nutre os fios profundamente.
O sumo de babosa pode ser retirado direto da planta e aplicado no cabelo, mas o processo costuma ser um pouco trabalhoso. É preciso comprar a planta — ou tê-la em casa —, abrir evitando seus espinhos, remover o sumo e aplicar no cabelo. Além disso, ela tem um gosto desagradável que acaba indo parar na boca durante a manipulação.
Pensando em uma forma mais prática de usar a babosa, nós, da Soft Hair, lançamos o Sumo Natural de Babosa Vegano. O produto faz parte da nossa linha de Extratos Naturais, ideais para misturinhas do cronograma capilar ou, em alguns casos, indicados para uso direto nos fios.
A babosa pode ser usada de várias formas e funciona bem com outros ingredientes que ajudam a hidratar as madeixas. Você ainda pode adicionar o sumo dessa planta ao seu shampoo, condicionador ou hidratante favorito para obter benefícios hidratantes extras.
A seguir, veja outras maneiras interessantes de utilizar esse ingrediente para ter os fios bonitos e saudáveis!
A hidratação de babosa e mel é muito importante para o crescimento do cabelo. A mistura mantém os cabelos brilhantes e sela a umidade necessária para a saúde dos fios. Use essa combinação para criar uma máscara capilar e aplicar desde a raiz até as pontas de cada fio. Faça uma massagem durante 15 minutos e deixe-a agir.
Outra mistura apropriada para tratar os cabelos pode ser feita com açúcar e babosa. Com essa combinação, é possível restaurar o brilho dos cabelos, que pode ter sido perdido no decorrer do tempo. Aplique esses ingredientes no couro cabeludo e nas madeixas e deixe-os agirem durante 30 minutos antes de fazer o enxágue com água e xampu.
Uma hidratação com babosa e maisena pode fazer com que os fios fiquem mais longos, grossos e cheios de vida. Faça um tipo de gel misturando esses ingredientes em uma vasilha e dissolva completamente o pó de amido. Use a combinação algumas horas antes de lavar os cabelos ou deixe-a agir nos fios durante o período da noite.
A hidratação com babosa é indicada para todos os tipos de cabelos — lisos, ondulados ou cacheados —, podendo ser aplicada nas madeixas de quem tem fios secos, mistos ou oleosos. O ingrediente retirado da planta pode fazer parte de preparações cosméticas para amaciar e hidratar os fios.
O uso mais conhecido é do suco da babosa, que contém diversas propriedades. O componente é um excelente hidratante, capaz de absorver e reter água para potencializar as hidratações. Ele também tem propriedades antienvelhecimento, ou seja, é um poderoso antioxidante cheio de minerais, vitaminas e elementos que protegem os fios das agressões externas.
A babosa também tem agentes anti-inflamatórios, que refrescam a pele e atuam como uma espécie de bálsamo para o couro cabeludo. Os seus componentes aceleram a regeneração dos fios e produzem muitos benefícios para quem os utiliza. Existem composições que aumentam a formação de colágeno, que protegem as madeixas da ação do sol e ajudam a reparar tecidos danificados.
Há diversas maneiras de preparar a babosa para passar nos cabelos. O líquido pode ser misturado ao shampoo, aos condicionadores e outros produtos para nutrir os fios. Ele também pode ser usado para criar máscaras, que são normalmente aplicadas duas vezes por semana durante a rotina semanal, gerando benefícios e fazendo com que os cabelos fiquem fortes e longos.
Você ainda pode criar um sumo de babosa fresco e colocá-lo nos cabelos antes de ir dormir. O couro cabeludo vai absorver os nutrientes naturais e não vai deixar o aspecto oleoso que os hidratantes causam. Além disso, por ser natural, a composição não causa efeitos colaterais, como coceira, erupções na pele ou alergias.
Até aqui você já sabe que a babosa pode oferecer muitos benefícios para os cabelos, principalmente quando o assunto é hidratação e nutrição. No entanto, esses não são os únicos benefícios que a babosa pode entregar.
Agora é hora de conhecer cada uma dessas vantagens de perto e descobrir se o sumo de babosa pode te ajudar. Veja a seguir!
A babosa é capaz de tonar os fios mais fortes e resistentes, desde a raiz até as pontas. Isso faz com que eles sofram menos com quedas, pois acabam por quebrar com menos frequência. Além disso, ela induz a produção de colágeno, outro componente importante para manter a saúde e força dos fios.
Como você já sabe, o sumo de babosa é rico nas vitaminas A, B e C, além de diversos minerais e aminoácidos, que também são essenciais para o crescimento do cabelo. Portanto, quem usa a planta e os produtos feitos a partir dela pode experimentar uma melhora no crescimento dos fios.
Além disso, a babosa ajuda a remover células mortas do couro cabeludo e promove uma limpeza profunda, mantendo as madeixas limpas e renovadas, dando oportunidade para crescerem fortes e saudáveis.
A caspa é uma consequência da seborreia, uma irritação do couro cabeludo que causa coceira e descamação. A babosa atua limpando o couro cabeludo, removendo as placas de caspa e acabando com o excesso de oleosidade da raiz. O resultado é um couro cabeludo profundamente limpo, fresco e livre das placas de pele morta.
Cabelos danificados — seja pelo excesso de calor ou química — perdem suas vitaminas e necessitam de reposição para que se recuperem. A babosa, extremamente rica em diversas vitaminas, minerais e aminoácidos, ajuda a repor o que o cabelo perdeu durante esse processo.
O sumo de babosa hidrata e nutre profundamente, auxiliando no brilho, na maciez e no controle de frizz dos cabelos.
A manteiga capilar é um produto extraído dos vegetais, que passa por um processo até ganhar a consistência de uma manteiga. Esse produto tem alto poder hidratante, sendo indicado para pessoas que sofrem com ressecamento extremo dos fios, como é o caso do cabelo cacheado e crespo, ou por quem sofreu danos por química.
A Manteiga de Babosa da Soft Hair — da linha Sumo Natural da Babosa — reúne todas as propriedades dessa planta, sendo indicada também para quem sofre com o excesso de oleosidade.
O produto deve ser usado no lugar da máscara de tratamento, juntamente com o sumo potencializando seus efeitos. O ideal é aplicar nos fios, aguardar 10 minutos e enxaguar abundantemente. Depois, é só finalizar como desejar — usando proteção térmica caso opte pelo secador ou chapinha.
Você não precisa usar apenas máscaras de hidratação se quiser adicionar o sumo de babosa em sua rotina. É possível apostar no shampoo de babosa, que começa a hidratar os fios desde a etapa de limpeza, no tônico de babosa, que mantém a umidade dos fios e previne a queda, ou no defrizante de babosa spray, que finaliza o cabelo, combate o frizz e oferece mais um toque de hidratação.
Viu só como não faltam opções quando o assunto é a hidratação com babosa? Essa é uma opção que não pode ficar de fora dos seus cuidados com os cabelos. Afinal, a rotina sempre acaba dificultando a reposição dos nutrientes dos fios, causando ressecamento e fragilidade.
Pensando nisso, que tal conhecer a linha Sumo de Babosa da Soft Hair? Com ela, você oferece o melhor tratamento para os seus fios sem sair de casa!