O mercado de estética e da beleza é algo que vai em contramão às crises financeiras. Somente nos últimos cinco anos, esse setor apresentou crescimento de 567%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Entretanto, para sobreviver em meio a tanta concorrência é preciso ficar de olho nas tendências, principalmente nas soluções tecnológicas para salões.
São técnicas, aplicativos, softwares e produtos que utilizam tecnologias inovadoras para se destacar perante à concorrência e ainda apresentar um importante diferencial competitivo. Para que você fique atualizada sobre o assunto, separamos as soluções que são tendências nesse mercado.
Para ter sucesso nos seus negócios é preciso que encare a tecnologia como uma aliada aos seus serviços e não como algo que venha para tirar empregos, por exemplo. Diante disso, um dos fatos que precisam ser encarados é que papel e caneta já se tornaram ineficientes e, podemos dizer, ultrapassados.
Pense na sua rotina de agendamentos. Você precisa ter diferentes agendas para os profissionais do seu salão e anotar, à mão, todas as ligações de marcações. E quando uma cliente desmarca, lá vai você folhear a agenda para encontrar o horário dela e desmarcar o atendimento.
Para otimizar e agilizar esse processo, uma das soluções tecnológicas que não podem faltar no seu salão são os aplicativos para agendamento. Para utilizar essa inovação você precisa se inscrever em uma empresa que disponibilize esse tipo de app. Depois, você coloca todas as informações sobre o seu salão, principalmente horários disponíveis para atendimento.
Assim, o próprio cliente é quem faz o agendamento de qualquer lugar, sem a necessidade de ligar para você e conforme a disponibilidade. Isso permite que a sua rotina seja mais organizada e que não precise reservar tanto tempo, ou um funcionário, somente para essa tarefa.
Você acredita que ainda há estabelecimentos que não aceitam cartões de crédito? A falta dessa opção de pagamento é totalmente prejudicial para os seus negócios, pois grande parte dos clientes deixam de escolher um estabelecimento por aceitarem somente dinheiro.
Atualmente, já existem operadoras que transformam o seu smartphone em máquina de cartão. Aliás, com o crescimento das contas digitais, ficou mais fácil ter cartões de crédito e débito. Além desse modelo tradicional das máquinas, existe a opção de disponibilizar cartões específicos que acumulam pontos.
Esses pontos podem ser transformados em descontos, brindes e até mesmo serviços diferenciados para o cliente. Essa é uma excelente maneira de criar diferencial competitivo para satisfazer o consumidor e ainda promover a fidelização. Afinal, ele prefere acumular vantagens no seu estabelecimento a optar pelo concorrente onde ele sabe que não ganhará nada.
As técnicas para crescimento capilar estão longe de serem procuradas somente por quem sofre de calvície, queda ou quebra. As soluções tecnológicas que envolvem fios longos são frequentemente procuradas por homens e mulheres nos salões e clínicas.
Esse processo pode ser feito tanto por produtos elaborados a partir de tecnologias de ponta, como os tônicos, quanto por equipamentos apropriados, como os lasers. Muitos deles resultam da nanotecnologia, que permite aumentar e melhorar os efeitos desses produtos.
Outro método que ganha destaque é a fototerapia que utiliza irradiação de um laser vermelho que é absorvido pelas células do nosso corpo. Com isso, estimula-se o efeito do metabolismo e a síntese proteica que, por sua vez, promove o crescimento capilar com ótimos resultados.
A celulite, ou lipodistrofia ginoide, é causada pelo excesso de gordura que é depositada sob a pele. Elas deixam marcas parecidas com casca de laranja e furinhos em diferentes partes do corpo, o que afeta a autoestima de grande parte das mulheres.
Entre as soluções tecnológicas que são tendência contra esse mal, destaca-se o microagulhamento, a carboxiterapia e o eletrolifting. O primeiro tratamento consiste em fazer pequenos ferimentos com agulhas de 0,3 e 0,5 milímetros na área afetada. Esse processo estimula a renovação e regeneração natural da pele, minimizando marcas de expressão, estrias, acne e cicatrizes.
A carboxiterapia é a utilização de injeções com gás carbônico para promover a oxigenação celular e diminuir não só as estrias, mas também a flacidez. Já o eletrolifting é uma técnica que faz uso de radiofrequência, ou seja, estímulo elétrico, para reduzir as inflamações da pele e tratar as estrias e outras marcas indesejáveis.
As soluções tecnológicas também apresentam cremes com finalidades e promessas específicas, como aqueles anti-idade, os rejuvenescedores e os que promovem a melhoria em toda a estrutura da nossa pele.
Esse tipo de produto é muito buscado como maneira de prevenir danos à pele e ter problemas no futuro. Para isso, são utilizados desde produtos naturais até princípios ativos desenvolvidos em laboratório, sempre buscando o melhor efeito possível.
Quantas vezes você já atendeu uma cliente que queria renovar o visual, mas não tinha certeza se combinaria com o estilo e rosto dela? O mesmo vale para as maquiagens. Com o avanço da tecnologia isso não é mais um problema.
Existem aplicativos que simulam cortes, formatos, penteados, cores e estilos de maquiagem utilizando a própria foto e rosto da cliente. Esse tipo de app disponibiliza diversos modelos e alguns contam até com tutoriais para replicar os penteados.
Com isso, nem você, nem o consumidor correm o risco de cortar, pintar ou passar por qualquer outra transformação que não atinja o resultado desejado. O melhor é que grande parte desses aplicativos podem ser utilizados de maneira gratuita.
Acompanhar as mudanças do mercado requer que você faça a adequação dos seus serviços às soluções tecnológicas mais buscadas no momento. Isso facilitará a sua administração e, ao mesmo tempo, permite que você ofereça serviços e produtos diferenciados para o seu público-alvo. Então, atualize o seu negócio e encare as tecnologias como investimento e não gasto.
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