Constantemente aparece uma nova solução de química para deixar os fios mais lisos, alinhados, com pouco volume. Tudo isso por mais tempo e com menor agressividade aos fios. É bom ir com calma ao tomar a decisão de aplicá-la, pois os cuidados antes da química nos cabelos é primordial para prepará-los para a técnica desejada, preservar o bom estado deles e garantir o resultado esperado.
Se você deseja utilizar um produto desse tipo, mas não sabe o que fazer para prevenir suas madeixas de possíveis danos, confira abaixo alguns cuidados para realizar antes do procedimento!
Todo cabelo precisa de hidratação, pois o fio é composto em sua maior parte por água. No entanto, parte dela é perdida devido aos agentes externos como exposição solar frequente, poluição ambiental, altas temperaturas do secador e chapinha ou mesmo a pouca utilização de produtos capilares para manutenção da sua integridade.
No caso de uma química de transformação na estrutura dos fios, essa perda é maior e o cuidado deve ser redobrado. Por isso, capriche nas hidratações e potencialize o seu efeito inserindo outros ingredientes à sua máscara principal (como o sumo natural de babosa) e aumentando a frequência de aplicação semanal. Organize isso adotando o cronograma capilar para um trato completo!
Quando se trata de cuidados antes da química nos cabelos um fator essencial para essa transformação do fio ocorrer com segurança é verificar se ele está forte o suficiente para resistir às substâncias do produto. Se o fio estiver quebrando facilmente, ressecado em um nível que não consegue absorver tratamentos hidratantes e nutritivos, pode anotar: ele precisa de reposição de massa com urgência!
A devolução dessa massa, também conhecida como reposição de proteínas, é feita com reconstrução, um tratamento à base de ingredientes restauradores que deve ser realizado a cada 15 dias (caso o cabelo ainda não tenha recebido outras químicas ou esteja há muito tempo sem). Veja alguns componentes reconstrutores encontrados em máscaras, condicionadores e finalizadores:
Os produtos sem sal teve o seu boom anos atrás, dominaram as gôndolas dos mercados e parecem ter sumido. Ledo engano! Eles continuam presentes, mas receberam um nome mais direto ao ponto: shampoo sem sulfato. O lauril sulfato de sódio é o ingrediente principal dos shampoos convencionais e tem a proposta de agir como detergente das impurezas dos fios e fazer espuma — e isso não o torna ruim.
Contudo, em um cabelo que vai receber ou já tem alguma química, é necessário diminuir o uso de produtos com esse elemento, pois pode ressecar mais rápido o cabelo. Prefira shampoos com sulfatos leves (daí o nome “sem sal”) ou até os que não os tem. Atualmente, os vemos muito em produtos das técnicas low poo e no poo, respectivamente. Utilize-os e perceba seus fios ficarem mais macios e fortes!
Ter cuidados antes da química nos cabelos é fundamental para a obtenção dos resultados prometidos por ela e para garantir que os fios estejam saudáveis durante o procedimento. Assim, eles aguentarão a fragilização natural decorrente da aplicação, mas sem quebrar, ressecar, ficar elástico feito chiclete ou ter um dano mais grave como queda e irritação do couro cabeludo. A escolha de produtos de qualidade, ricos em ingredientes, contribuirá com a preservação da saúde dos fios.
Agora que você já sabe como preparar o cabelo para receber uma química, saiba quais são os cuidados mais importantes pós-química.