Sem categoria 20/05/2020

4 benefícios do álcool em gel para sua saúde e higiene corporal

Não há dúvidas: são inúmeros os benefícios do álcool em gel. No mercado, a procura pelo produto, também chamado de desinfetante para as mãos, cresce ultimamente. E a principal explicação para a alta demanda é que a substância combate micróbios e doenças contagiosas, como a COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Pensando nisso, o post a seguir explica o que é o produto e qual a concentração ideal para o álcool em gel funcionar como antisséptico durante a limpeza corporal. Além disso, o artigo mostra quais são as 4 qualidades dessa substância, que elimina micro-organismos de forma, prática, segura e sem deixar resíduos.

Ficou interessado pelo tema, não é? Continue a leitura e tire as suas dúvidas já!

Por que a higiene corporal protege a saúde e limpa as impurezas?

Diariamente, o corpo humano produz secreções, que podem causar cheiro desagradável, e fica exposto a inúmeras impurezas, como a poluição e os germes. Para eliminar suor e odores e evitar doenças causadas por bactérias e vírus, por exemplo, você deve manter uma rotina de cuidados e fazer uma atenta limpeza corporal.

Banhos de ducha e imersão ajudam a manter a pele limpa, removendo impurezas e aumentando o bem-estar. Além de lavar as mãos com sabão, é importante utilizar álcool em gel para eliminar germes, principalmente em tempos de doenças contagiosas.

Afinal, o que é o álcool em gel?

Você deve estar se perguntando, afinal, o que é álcool em gel, não é? Antes de conhecer as propriedades dessa substância, é importante entender que o produto desinfetante é bastante indicado para combater agentes patogênicos, como germes, vírus e bactérias.

Com grande concentração de álcool, essa composição química tem poder comprovado de limpeza corporal, sendo a técnica de assepsia mais recomendada pelos especialistas, pois, quando comparada à lavagem com água e sabão, consegue eliminar mais micro-organismos nocivos em contextos clínicos.

Qual é a composição ideal de álcool em gel para limpeza corporal?

De forma geral, o álcool em gel é composto por etanol, propanol e isopropanol, diferentes tipos de álcool com propriedades desinfetantes. Em algumas fórmulas, o item pode levar glicerol, composto que evita a secura da pele.

Mas não são todos os produtos com composição à base de álcool que têm função antisséptica, antibacteriana e antiviral. Na verdade, apenas é eficaz para o combate aos germes produtos com 70 a 95% de álcool, o que os torna facilmente inflamáveis.

Portanto, é essencial que você verifique o rótulo do produto no mercado e compre apenas o gel com 70% de álcool na sua composição, uma vez que fórmulas com menos álcool podem não matar uma série de micro-organismos.

Em relação à saúde e os cuidados com a pele, a recomendação é que se use álcool em gel com concentração de 70%, já que um produto mais concentrado pode causar desidratação, quando em contato constante com a epiderme.

Como o produto limpa e combate vírus, germes e doenças?

Até aqui, você conheceu a definição e a composição ideal para o álcool em gel funcionar como antisséptico. Contudo, ainda resta uma dúvida: como o produto combate germes e previne doenças, a exemplo da COVID-19 e da gripe H1N1?

Respondendo à questão, sabe-se que o álcool muda o metabolismo de patógenos, nome científico para os organismos que causam doença em um corpo hospedeiro. Dessa forma, a substância quebra as proteínas dos micro-organismos, que deixam de se reproduzir e de causar impacto às células humanas.

Quais são os 4 benefícios do álcool em gel para higiene e saúde?

Você entendeu como álcool em gel é eficaz no combate a micróbios e doenças infecciosas, mas quais são as qualidades associadas ao produto? Em resumo, a composição elimina os micro-organismos, é menos inflamável do que a versão líquida, não deixa resíduos na pele e pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora.

1. Limpeza total

Não é por menos que o álcool em gel virou uma febre nos últimos anos. Produtos com 70% ou mais de álcool na composição combatem germes e são potentes aliados para barrar a transmissão viral e bacteriana, cujo contágio geralmente ocorre pelas gotículas de saliva e substâncias contaminadas.

2. Menos inflamável

O álcool, geralmente, tem como propriedade ser inflamável, ou seja, é um composto químico que entra em combustão quando em contato com chama ao ar livre. O álcool em gel, no entanto, é mais seguro para os seres humanos, pois é menos inflamável do que a substância líquida (não hidrolisada).

3. Sem resíduos

Além do fator segurança, o álcool em gel também se destaca no cuidado diário com o corpo, pois o produto não deixa resíduos na mão e em outras partes que recebem o líquido desinfetante. A qualidade se deve à volatilidade da substância, que elimina as impurezas da pele enquanto evapora rapidamente.

4. Comodidade sempre

Por fim, não se pode negar o grau de praticidade do álcool em gel. Vendido normalmente em recipientes portáteis, de 55 a 270 gramas, o produto pode ser utilizado pelas pessoas a qualquer momento, estando elas na rua ou em casa.

Em comparação com a lavagem de mãos com água e sabão, que depende de equipamento próprio (pia) e encanação, o produto desinfetante pode ser facilmente acomodado na bolsa ou na roupa, servindo sempre para o combate aos micróbios.

Neste post, você aprendeu sobre os benefícios do álcool em gel no combate a micro-organismos. Para ter certeza sobre a eficácia da substância, escolha produtos de qualidade. O Álcool Gel Antisséptico Soft Hand, por exemplo, tem 70% de concentração — o que não o torna tão volátil e agressivo à pele —, tendo sido testado dermatologicamente e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quer se proteger da ação nociva de micro-organismos? Então, conheça agora mesmo o Álcool Gel Antisséptico Soft Hand! O produto, válido por 36 meses, proporciona higienização rápida, com praticidade e conforto para você e os seus clientes!