Cabelos 15/05/2019

Confira 8 formas de como deixar o cabelo liso

Praticidade é a palavra-chave para todo mundo que pensa em como deixar o cabelo liso. Aquela pressa do dia a dia ou mesmo a falta de disposição para dedicar alguns minutos a mais à manutenção dos fios não alisados, são alguns dos grandes incentivos para a nossa escolha de mudar um pouco o visual.

O lado bom é que existem muitas formas de colocar isso em prática, sendo que tanto as técnicas naturais quanto os tratamentos químicos são acessíveis também a quem está com o orçamento um pouquinho apertado.

Pensando nisso, este texto mostra o que define um cabelo liso bem tratado e dá dicas maravilhosas para adotar um penteado alisado, com cosméticos alisantes, um bom cronograma capilar, uma touca de meia — para manter a textura dos fios à noite — e o uso de protetor térmico — evitando calor excessivo da chapinha ou do secador.

Continue a leitura e conheça melhor essas e outras dicas para deixar o cabelo liso!

Como é formado o cabelo liso natural?

O cabelo é formado por cadeias de alfa-queratina, uma proteína presente em muitos animais, que se ligam a átomos do elemento químico enxofre, formando uma ligação de dissulfeto (justamente um par de átomos de enxofre).

O importante é que, a partir da quantidade dessas ligações atômicas, são formados cabelos lisos, ondulados ou crespos. Assim, quanto menos ligações de dissulfeto houver em um organismo, mais propenso o ser humano está a desenvolver o cabelo liso de forma natural, principalmente quando mãe e pai têm o visual alisado.

Por outro lado, quem não tem um cabelo liso naturalmente pode investir em técnicas no salão de beleza para ficar com um penteado alisado. Hoje em dia, o mercado estético oferece uma infinidade de produtos e tratamentos para alisar os fios sem expor a fibra capilar a componentes químicos muito severos.

Quais são as principais características de um cabelo liso?

O cabelo liso, em geral, é caracterizado pela textura regular que não forma cachos devido à estrutura desse tipo de fisiologia capilar, na qual o couro cabeludo tende a ser um pouco oleoso e a extensão dos fios, por sua vez, se torna mais seca.

No entanto, é preciso ressaltar que existem variações de cabelos lisos, com texturas, colorações, brilhos, espessuras, volumes e oleosidades distintos.

Para você ter ideia, o tipo de cabelo liso 1A (fino) é caracterizado pela falta de ondulação, mostrando um visual de liso extremo. Já os tipos 1B (médio) e 1C (grosso) tendem a apresentar uma espessura mais pesada quando comparados ao 1A, com madeixas mais volumosas e, em muitos casos, propensas à oleosidade.

Como é um cabelo liso bonito e saudável?

Quem busca um visual liso impecável deve ficar atento, principalmente, à textura das madeixas, as quais não devem apresentar pontas duplas — um efeito que é provocado pelo excesso de química, pela poluição do ar e pela falta de hidratação adequada, por exemplo.

O ressecamento pode ser comum em pessoas com o cabelo liso, já que esse tipo de fibra capilar tende a concentrar a oleosidade na raiz das madeixas, deixando a extensão e as pontas dos fios mais secas. Por isso, é preciso investir em hidratação para recuperar a força e a maciez das mechas.

Igualmente, um penteado liso bonito e saudável deve conter a quebra capilar, com fortalecimento da fibra, e o aspecto queimado devido à excessiva exposição das madeixas à luz solar.

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

Até aqui, você sabe o que caracteriza e como é um cabelo lindo e saudável. No entanto, a dúvida é como manter as madeixas com um aspecto alisado, certo? Para responder à questão, listamos os principais tratamentos, desde a escova progressiva até a selagem, passando pelo botox capilar e os cosméticos de manutenção!

1. Escova progressiva

Entre as opções que trouxemos, essa é a mais duradoura, porque muda a estrutura dos fios com química, ou seja, faz com que eles percam o formato natural devido a certas substâncias.

A maioria dos tratamentos com progressiva é composta por formol, um ativo constituído de aldeído, que ajuda a abrir as cutículas, chega ao córtex e ataca as pontes de dissulfeto. Assim, ao fazer a escova com o cabelo nesse estado, ele pega o formato liso.

Algumas têm a carbocisteína, que é constituída pela cisteína, um aminoácido que impermeabiliza os fios. Certos produtos com esse ativo ainda podem ter junto outro tipo de substância que ativará ainda mais o alisamento.

A duração de ambas dependerá de vários fatores, como a própria estrutura capilar e a quantidade do composto utilizado. Além disso, como o nome sugere, elas agem progressivamente, ou seja, deixam as madeixas mais lisas a cada procedimento.

2. Selagem

A selagem é considerada por muitos como uma espécie de tratamento. Apesar de, geralmente, não conter substância agressiva, ela ajuda a realinhar as cutículas, diminuindo a porosidade e selando aqueles fios mais rebeldes. Isso costuma dar a sensação de “desmaia cabelo”, trazendo um aspecto mais liso.

Ela é composta por queratina, colágeno e silicone, o que ajuda a repor a massa capilar. Assim, não fica aquele liso escorrido, como a progressiva, mas é uma boa alternativa para quem quer dar um tempo nos produtos artificiais e deixar as madeixas mais saudáveis.

3. Botox capilar

Outra opção de como deixar o cabelo liso, o botox também tem o intuito de repor a massa dos fios, deixando mais nutridos, fortes e brilhantes. A diferença para a selagem é que, aqui, as madeixas costumam ficar com menos volume e frizz (textura difusa e irregular da fibra).

Assim, uma das vantagens do botox capilar é o fornecimento de mais queratina, aminoácidos e outras células essenciais.

Também existem alguns produtos saudáveis no mercado que contêm uma química mais leve e possibilitam um maior alinhamento, sem causar os danos da progressiva. Dependendo da estrutura dos fios, o botox pode dar um aspecto de semi liso. Para os encaracolados e crespos, ajuda a abrir os cachos.

4. Cosméticos de manutenção

Nem sempre queremos fazer procedimentos fortes, não é mesmo? Apesar de deixar o cabelo lindo nas primeiras semanas, com o tempo ele precisa dar uma respirada. Por isso, existem cosméticos que ajudam a aumentar o efeito dos alisamentos. Eles são como tratamentos, podendo ser usados, inclusive, em casa.

O Liso Maroto, por exemplo, não alisa, mas contém um silicone especial que proporciona fios mais alinhados. É ótimo para manter a progressiva por mais tempo e pode ser utilizado de duas a três vezes por semana. O diferencial dele é que quanto mais usamos, mais as madeixas ficam com alinhamento.

5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante

Shampoos e condicionadores alisantes podem ter o mesmo efeito de uma escova progressiva, deixando a textura do cabelo mais regular e menos volumosa.

No entanto, a técnica de utilizar shampoo e condicionador alisante se sobressai à escova progressiva devido à facilidade de aplicação dos produtos, que requerem apenas uma sessão e podem durar por até 4 meses nos fios.

Dessa forma, investir nesse tipo de cosmético alisante é uma maneira de deixar o cabelo liso sem ter de, necessariamente, recorrer a tratamentos químicos à base de formol.

6. Fazer um bom cronograma capilar

O cronograma capilar, indicado para qualquer tipo de cabelo, é uma maneira de facilitar a rotina de cuidados com as madeixas, focando em três momentos: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

Dessa forma, a técnica ajuda a criar uma agenda, separando os dias da semana nos quais são necessários repor os nutrientes perdidos dos fios (seja por fatores internos ao organismo, seja por motivações externas ao corpo), reconstruindo a estrutura capilar e renovando o aspecto brilhoso e sedoso do visual.

Por isso, se você quer ter um penteado liso charmoso, o ideal é criar um cronograma capilar para ajudar a manter o efeito alisado, sem colocar a saúde do cabelo em risco devido ao impacto gerado no couro cabeludo, na extensão e nas pontas dos fios por tratamentos alisantes.

7. Dormir com touca de meia

A touca de meia — quem diria! — é um bom tratamento para alisar os fios e deixá-los com esse aspecto alisado por mais tempo. O motivo é que essa vestimenta ajuda a reduzir o volume capilar e o frizz, mantendo o cabelo preso durante várias horas, principalmente à noite, o que deixa o visual liso naturalmente.

Para ter êxito nesse tratamento, você pode pegar uma meia-calça que está em desuso, mas que ainda preserva a elasticidade e o tecido original. Em seguida, é preciso fazer um nó apertado na área das pernas, próximo à parte que marca a cintura. Por fim, corte as sobras e se prepare para colocar a touca em volta das suas madeixas.

8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador

Tratamentos com uso excessivo de chapinha e de secador prejudicam, geralmente, a estrutura do cabelo e, portanto, são um empecilho para a pessoa ficar com um visual liso perfeito. No entanto, quem precisa apostar nesses equipamentos para alisar os fios pode contar com uma solução incrível: o protetor térmico!

O protetor térmico evita os danos associados à chapinha e ao secador, selando os fios e fortificando a fibra capilar com fórmulas específicas. Assim, após aplicar o produto, é possível usar equipamentos térmicos sem danificar tanto o seu penteado.

Entendeu como deixar o cabelo liso pode ser mais simples do que parece? São várias as possibilidades para atingir esse resultado, e elas podem ser feitas de forma alternada ou escolhidas de acordo com as suas características próprias. O que vale é nos sentirmos confortáveis com a nossa aparência, sem prejudicar a saúde, não é mesmo?

Gostou deste post? Se sim, não espere mais para contar com os melhores cosméticos e tratamentos capilares. Agora, entre em contato conosco e conheça as nossas linhas de produtos estéticos para deixar os seus fios sempre bonitos e saudáveis!