Autoestima 28/09/2019

Drenagem linfática: 4 motivos para aderir e cuidar do seu corpo

É impossível pensar em uma lista de melhores tratamentos estéticos sem incluir a drenagem linfática. Seus diversos benefícios mostram que essa fama não se deu por acaso.

Esse serviço estético que estimula o sistema linfático contribui para melhorar o funcionamento do seu organismo e, ao mesmo tempo, oferece o relaxamento ideal para manter a autoestima lá em cima.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a drenagem linfática? Continue a leitura e conheça também os motivos para você incluir esse tratamento em sua rotina de cuidados com seu corpo.

O que é drenagem linfática?

Antes de apresentar o tratamento é importante falarmos um pouco sobre o sistema linfático. Ele é composto por uma rede de vasos por onde circula a linfa, um líquido composto por células sanguíneas, proteínas, glóbulos brancos, células mortas e até bactérias e toxinas. 

A massagem da drenagem linfática vai atuar na melhoria da movimentação dos fluidos presentes no sistema linfático, além de ativar a circulação sanguínea. 

Em quais partes do corpo a drenagem linfática é feita?

Este é um dos tratamentos estéticos mais procurados porque pode ser realizado em todo o corpo, inclusive no rosto. 

O importante é que a drenagem linfática siga o sentido dos vasos linfáticos localizados na parte posterior da cabeça, atrás das orelhas, pescoço, abaixo do queixo e da mandíbula, axila e virilha.

É por esta razão que você deve procurar um profissional qualificado para realizar a massagem e reconhecer os movimentos necessários em uma drenagem linfática eficaz.

Quais os 4 motivos para aderir à essa massagem?

Você viu que a drenagem linfática promove uma melhoria na circulação dos líquidos do sistema linfático e também ativa a circulação sanguínea. Mas como isso pode ser percebido por você? 

É o que vamos mostrar a seguir, apresentando 4 motivos para você incluir este tratamento em sua lista de cuidados com a pele. Vamos conhecê-los?

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Com a melhoria da circulação sanguínea e do sistema linfático a drenagem ajuda a remover as toxinas presentes no sangue e na linfa. Isso beneficia o sistema imunológico e ajuda a aumentar a produção dos anticorpos que ajudam a combater as infecções.

Assim, a drenagem linfática pode inclusive reduzir os incômodos das doenças inflamatórias, como a artrite.

2. Eliminação do inchaço corporal

A retenção de líquidos consequente da má circulação do corpo costuma causar inchaço em regiões como a face, abdômen, coxas, quadril, tornozelo e panturrilha. 

Os benefícios da drenagem linfática para reduzir esses inchaços são percebidos imediatamente. É por isso que a técnica é indicada para pacientes que realizaram cirurgias recentemente, como lipoaspiração e abdominoplastia. 

Nesses casos, a massagem contribui ainda para a eliminação dos gases e melhor funcionamento do intestino após o procedimento estético.

3. Redução da celulite

Com a melhoria da circulação corporal, a drenagem linfática ajuda a reduzir a celulite. Mas é importante lembrar que o tratamento não é emagrecedor, pois não promove a queima de gordura.

Por isso, os melhores resultados são obtidos quando associados a outras técnicas estéticas e hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, maior ingestão de líquidos e prática de atividade física.

4. Relaxamento corporal

Apesar de não ser uma massagem voltada ao relaxamento, a drenagem linfática contribui para eliminar as tensões musculares em todo o corpo, ajudando a eliminar o estresse. 

Quando feita corretamente, com movimentos consistentes e o uso de um bom creme de massagem corporal, você vai perceber um aumento do bem-estar e de energia para encarar a rotina.

Para quem a drenagem linfática é indicada?

O público-alvo são as pessoas com problemas no sistema linfático, mas como você viu, ela é recomendada também para pacientes em períodos pré e pós operatórios de cirurgias plásticas. 

A drenagem também oferece excelentes resultados durante a gravidez e para reduzir a retenção de líquidos tão comum durante o período pré-menstrual. Ela também é eficaz como auxiliar em tratamentos para cicatrizes queloidianas e hipertróficas.

Você descobriu como funciona e os motivos que tornaram essa massagem uma das preferidas para os cuidados com o corpo. Agora, já pode incluí-la em sua rotina!

E agora que você conheceu a drenagem linfática, entre em contato conosco para conhecer os melhores produtos para você utilizar em sua clínica de estética.