Você sabe quais são os benefícios da massagem com ventosa para a saúde? O procedimento, também chamado de ventosaterapia, é uma técnica natural que atua favorecendo a nutrição dos músculos, contribuindo, assim, para aliviar tensões e dores.
Desse modo, o tratamento estético é extremamente eficaz para tratar uma série de patologias do organismo. No entanto, antes de iniciá-lo, é fundamental contar com a orientação de um profissional da área, pois apenas ele saberá indicar o tempo necessário para a aplicação em cada área do corpo.
Para isso, continue a leitura e entenda o que é massagem com ventosa e seus principais benefícios. Acompanhe!
A terapia com ventosa é uma técnica antiga que surgiu na China, havendo registros também em algumas civilizações, como a egípcia, a grega e a africana, e em comunidades índias americanas. No passado, o tratamento era realizado com chifres de animais, bambus e cabaças no lugar das ventosas, sendo utilizado para tratar uma série de doenças.
Com o passar dos anos, a prática foi sendo incorporada à acupuntura, que desenvolveu outros modos de aplicação das ventosas. Geralmente, elas são feitas de plástico ou vidro e, quando em contato com o corpo, ocorre um processo de sucção sobre a superfície da pele, o que acaba por promover a livre circulação da energia, entre outros efeitos.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, uma das responsáveis por disseminar o método terapêutico, as ventosas agem sobre o acúmulo das toxinas acumuladas pela sujeira da água e de alimentos ou, até mesmo, proveniente das emoções desequilibradas. Isso porque os orientais consideram que um fator preponderante que causa grande parte das doenças é, justamente, a estagnação do sangue nos músculos e nas articulações.
A massagem com ventosa oferece uma série de benefícios para a saúde. Ela também é eficaz quando empregada em tratamentos estéticos, por exemplo, agindo na redução da celulite e da gordura localizada e, também, melhorando o aspecto de cicatrizes cirúrgicas.
As ventosas podem ser usadas em associação com outras terapias para reforçar a efetividade do tratamento, mas, para que o resultado seja bem-sucedido, é fundamental contar com o acompanhamento de um profissional para dar instruções do que é ou não permitido antes e após o procedimento.
A seguir, separamos os principais benefícios da ventosaterapia para a saúde, como um todo.
A pressão causada pela ventosa na pele atrai o sangue para a área afetada, o que aumenta o fluxo sanguíneo em geral. Dessa maneira, a melhora da circulação pode aliviar a tensão muscular e reduzir a inflamação em diversos pontos do corpo.
As ventosas conseguem criar um efeito de vácuo que suga a pele, o que resulta em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos nos quais é aplicada. O resultado é uma maior oxigenação dos tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e dos músculos com facilidade.
Com a ventosaterapia, diversos pontos dolorosos do corpo podem ser tratados, acabando por promover uma sensação de relaxamento. Sendo assim, uma das maiores vantagens da técnica é, justamente, a desintoxicação do organismo como um todo. O ideal é que o profissional faça uma massagem relaxante antes e depois de se utilizar a ventosa, a fim de melhorar os resultados.
Quando aplicadas no tratamento para eliminar estrias e celulites, as ventosas ofertam mais oxigênio às células, o que auxilia a função linfática a eliminar as toxinas. O procedimento também estimula a criação de colágeno, atingindo as camadas mais profundas da pele.
A massagem com ventosa é considerada uma técnica eficiente para tratar inúmeras doenças. Para utilizá-la como terapia, no entanto, é recomendável procurar um profissional da área, pois o procedimento é elaborado e exige um certo grau de conhecimento para ser aplicado. Com isso, será possível aproveitar todos os benefícios da ventosaterapia!
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e entenda também a diferença entre massagens terapêuticas e relaxantes.