Tem gente que assume um instinto de camaleão e adora uma mudança que coloque mais cor em seus corpos — pode ser no uso personalizado das roupas, dos calçados, da maquiagem ou até do penteado! Nesse sentido, para quem gosta de mudar a aparência dos fios, a tintura é uma boa opção. Contudo, é preciso saber direitinho como pintar o cabelo para não cometer deslizes e sofrer com os imprevistos.
Sem dúvidas, mudanças capilares fazem bem para a autoestima, evidenciam a beleza de cada pessoa e ajudam a cuidar da aparência. Mas, para pintar o cabelo com segurança e preservar a sua saúde, ensinamos, a seguir, quais são os passos necessários para tingir as madeixas e se precaver de possíveis manchas na pele. Tem interesse no assunto? Continue a leitura e descubra mais informações!
Tom escolhido, produto comprado, empolgação acionada: porém, nada de fazer a aplicação da tintura sem, antes, seguir algumas orientações, para realizar a mudança nos fios da forma mais segura e eficaz.
Esse teste ajudará você a descobrir se a pele aguenta receber a química e, basicamente, se tem alergia ou irritação ao produto. Para isso, pincele um pouco da tinta na nuca, atrás da orelha ou na parte interna do antebraço. Depois, aguarde alguns minutos e enxágue. Espere 48 horas para saber o resultado do teste — se sentir coceira ou vermelhidão, não prossiga.
É isso mesmo que você leu. O cabelo deve estar sujo — no mínimo, 24 horas sem ter sido lavado. Pode umedecê-lo para facilitar a aderência do produto, mas só um pouco. Apenas quando se trata de tonalizante, é sugerido lavar as madeixas com shampoo minutos antes da aplicação da química.
Para não ficar com a pele borrada e com aspecto de suja, é recomendado passar um gel anti-manchas, um hidratante facial ou um óleo capilar ao redor do cabelo (na testa, nas têmporas, na nuca e nas orelhas). Não custa nada passar o hidratante no restante do rosto para evitar que caiam respingos em outras partes da face.
Uma boa coloração é composta por ativos que tratam os fios enquanto inserem os pigmentos nele, sendo os mais importantes os ingredientes hidratantes e nutritivos, que propiciam maciez, brilho e vitalidade para a fibra, durante e após o procedimento.
Também é fundamental checar se o produto contém alguma substância incompatível com alisamentos e outras substâncias químicas que você esteja utilizando.
Esta é uma dica imprescindível para quem quer ter sucesso com a pintura do cabelo: organize os materiais adequados antes de iniciar, de fato, o processo. Assim, separe instrumentos, como: o pincel, um par de luvas, uma pomada protetora, um pente, um recipiente e, claro, a coloração desejada. Uma camisa ou um tecido velho e uma presilha também podem ser significativos para facilitar o procedimento.
O teste da mecha é bastante similar ao de sensibilidade (também conhecido como prova de toque), ajudando a pessoa a identificar se o cabelo dela é compatível com a química do produto e quanto tempo ele demora para reagir às substâncias. Para isso, é necessário separar uma mecha ao lado da cabeça, a, pelo menos, 1 cm do couro cabeludo, que deve receber o pigmento.
Com luvas, espalhe a substância uniformemente na mecha e verifique-a a cada 5 minutos, para saber o grau de transformação dos fios. A técnica não deve ultrapassar, porém, uma hora. Após esse tempo, é preciso fazer o enxágue do cabelo, para impedir que a química continue agindo.
Caso o seu cabelo e a sua pele comportem a reação do produto, é hora de iniciar, de fato, a pintura dos fios. O primeiro passo é misturar os componentes em um recipiente plástico, seguindo as recomendações do fabricante.
Depois disso, proteja o dorso com uma camiseta ou um tecido, para evitar que a substância deixe manchas indesejadas, e aplique o gel anti-manchas na testa, nas orelhas e têmporas. Depois, use o pente para desembaraçar o cabelo e, com o pincel, faça uma risca no topo da cabeça.
Com as mãos enluvadas, comece a aplicar tinta nessa área, desde o couro cabeludo até as pontas da mecha, repetindo esse procedimento em todo o cabelo. Após essa etapa, espalhe a tintura com as mãos e massageie o topo da cabeça com os dedos, aguardando um tempo indicado no rótulo do produto. Ao final, você deve enxaguar toda a extensão das madeixas, aplicar um shampoo específico e voltar a enxaguar a nova cabeleira.
Realizados os passos anteriores e misturado o conteúdo da caixinha em um recipiente plástico, é hora de seguir os cuidados essenciais para que a transformação dê certo.
É quase inevitável não pingar uma gota da coloração e da água da lavagem pelo corpo. Para proteger o pescoço, os ombros e não deixar escorrer (em quem está recebendo o processo), coloque a toalha abaixo da nuca e “feche-a” na frente do busto. Se outra pessoa estiver aplicando, um avental é necessário para não sujar a roupa durante todo o procedimento.
Muita gente descarta as luvas que vêm na embalagem por achar que não faz diferença utilizá-las ou porque atrapalham. Não faça isso! As luvas plásticas foram feitas especialmente para proteger as mãos e as unhas durante o manuseio e a aplicação da tintura. Além disso, elas protegem a pele contra possíveis reações alérgicas a algum componente do produto. É sempre melhor se prevenir!
Seguir as orientações de proteção da pele é a melhor maneira de evitar manchas. No entanto, sabemos que imprevistos acontecem, e é preciso investir em soluções para lidar com eles. Portanto, quando for escolher a tintura, o ideal é adquirir, também, um removedor específico para essa finalidade.
A dica, então, é apostar nos produtos Tira-Manchas da SoftHair, indicados para quem precisa remover manchas na pele devido a falhas no processo de coloração.
A linha é composta pelo sabonete líquido Tira-Manchas Suaveness (em embalagem de 100 ml, para resíduos suaves de tintura na pele), pelo sabonete líquido Tira-Manchas (também disponível na embalagem de 100 ml, para remoção de manchas causadas pelo contato indevido da tinta com a pele) e pelo gel protetor Tira-Manchas (em embalagem de 60 ml, para proteger a pele do processo de coloração capilar).
Após ter aprendido o passo a passo de como pintar o cabelo, agora, você já pode colocar as dicas em prática e arrasar com o seu novo visual. Não se esqueça, no entanto, de que toda química transforma a estrutura dos fios e requer cuidados redobrados antes e depois da aplicação. Por isso, capriche no cronograma capilar, na técnica low poo ou no poo, faça umectações e garanta a saúde dos fios.
Se você seguiu todas as dicas e, ainda assim, surgiram algumas manchas, não se preocupe: é hora de experimentar a nossa linha Tira-Manchas, para remover os resíduos com a maior facilidade!