O mercado dos salões de beleza e clínicas de estética parecem funcionar na contramão do mercado, pois mesmo em períodos de crise econômica funcionam a todo vapor. Por isso, é necessário pensar no treinamento e desenvolvimento de sua equipe para vencer a alta competitividade.
Apesar de ser um problema conhecido, muitos salões continuam abrindo suas portas sem ter à disposição uma mão de obra qualificada para oferecer o melhor atendimento aos clientes. A longo prazo, esse problema pode afetar diretamente a sobrevivência do seu negócio.
Pensando nisso, criamos este post com dicas especiais para você aplicar em seu salão de beleza e clínica de estética para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. Vamos lá?
Em muitos casos a dificuldade não está apenas em encarar a concorrência, mas na necessidade de profissionalizar o seu salão de beleza. O trabalho de treinamento e desenvolvimento demonstra a importância de uma preocupação constante com a qualidade do atendimento, dos serviços oferecidos e produtos utilizados.
Quer conhecer outras vantagens que você pode conquistar quando investe na capacitação de sua equipe?
Como dissemos há pouco, o mercado dos cuidados com a beleza se mostra cada vez mais competitivo. Por isso, é necessário ficar de olho nas tendências e buscar diferenciais para se destacar da concorrência.
E no caso da prestação de serviços, o maior diferencial competitivo são os colaboradores. São eles que lidam diretamente com os clientes e vestem a camisa de seu salão ou clínica de estética.
A rotatividade de colaboradores em salões de beleza é um desafio comum enfrentado pelos proprietários do negócio. E a substituição de um profissional é sempre uma dor de cabeça porque envolve questões financeiras e burocráticas.
Com a capacitação você mostra à sua equipe o reconhecimento pelo trabalho exercido por eles, o que reduz os custos com novas contratações. Além disso, profissionais mais qualificados trabalham de forma mais eficiente, gerando economia direta nos custos operacionais do salão.
Quais são os valores e a cultura de seu salão de beleza ou clínica de estética? Os seus colaboradores precisam saber quais são os objetivos do seu negócio, do contrário, como vão trabalhar para que você chegue lá?
Com a qualificação de sua equipe você tem a oportunidade de apresentar a ela o que você espera do trabalho de cada um e consegue dessa forma promover um alinhamento com a cultura de seu negócio.
O bom relacionamento entre os membros da equipe acaba refletindo também no atendimento ao cliente.
Quando o colaborador recebe os treinamentos adequados e tem um bom desenvolvimento, ele percebe que é valorizado por você. Consequentemente, ele trabalha mais motivado e contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso.
O relacionamento do cliente com seus colaboradores muitas vezes se inicia antes mesmo do atendimento no salão ou clínica de estética.
Por isso, sua equipe precisa estar preparada para oferecer a melhor experiência possível a cada cliente e, assim, garantir a fidelização desse consumidor.
O segmento de beleza vive em constante crescimento, com o lançamento de novos produtos e tratamentos estéticos a todo o momento. Se o seu salão ou clínica de estética não conseguem acompanhar essas tendências há um grande risco de perder a clientela.
O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores pode ajudar nessa atualização constante exigida no trabalho com o cabelo e corpo, mas é importante também lembrar da importância de bons fornecedores na oferta de materiais para o salão de beleza.
A essa altura você já deve ter reconhecido a importância do treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores e talvez tenha se perguntado: “Por onde começar?”
A resposta a essa pergunta pode se resumir a um único ponto: planejamento. E você descobre a seguir como se preparar melhor. Preparado?
O primeiro passo é fazer um levantamento honesto sobre os pontos a serem melhorados em áreas específicas do negócio. Por exemplo, você tem percebido que o colaborador da recepção não tem sido tão atencioso com os clientes? A manicure tem demorado muito tempo no atendimento? O responsável pelo corte não conseguiu entender o pedido da cliente?
Escolha uma área a ser melhorada por vez para poder entender quais são as forças e fraquezas de cada profissional desse setor e como o treinamento pode contribuir para a capacitação.
Definida a área a ser desenvolvida e o grupo de funcionários a serem capacitados, é hora de escolher o programa de capacitação mais adequado aos seus objetivos.
Você pode, por exemplo, pensar em um programa adequado a cada perfil de colaborador. Quer conhecer alguns exemplos? Veja:
para os colaboradores recém-chegados: é o treinamento de apresentação da cultura e valores do seu salão ou clínica de estética ao contratado. Você vai apresentar as normas, falar um pouco sobre o perfil dos seus clientes, falar um pouco sobre os produtos para cabelo utilizados em seu negócio e o que você espera desse profissional;
para a atualização dos colaboradores antigos: nesse caso, os profissionais já conhecem o funcionamento do salão. Aqui há a oportunidade de atualizar as competências e habilidades desses profissionais para melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes;
para a alterar os processos: esse tipo de treinamento pode ser empregado em duas situações. A primeira é quando o salão ou clínica vai adotar um novo método, processo ou tendência e precisa apresentar essas mudanças aos colaboradores. A capacitação para alterar processos também pode ser empregada para corrigir pontos problemáticos no salão;
para preparar o colaborador promovido: essa capacitação é recomendada para preparar o colaborador que vai ocupar um novo cargo. Por mais que ele já conheça a rotina de seu salão, é importante apresentar as novas responsabilidades a serem assumidas a partir daí.
Você pode capacitar seus profissionais no próprio salão, principalmente no que diz respeito à apresentação dos valores e objetivos do seu negócio. É possível também incentivar a própria equipe a compartilhar seus conhecimentos com os colegas.
Para não comprometer o calendário de atendimento, você pode definir uma escala de treinamentos e adotá-la nos períodos em que há menor movimento de clientes. Por exemplo, se o seu salão está situado em uma galeria comercial os períodos da manhã e da tarde são mais tranquilos que o horário de almoço e após as 18 horas.
Você também pode optar por treinamentos fora do seu negócio, estimulando sua equipe a participar de feiras profissionais, workshops e congressos. Como eles entendem a rotina dos salões e clínicas de estética, sempre há a possibilidade de capacitações em horários que não prejudicam o funcionamento do seu negócio.
Outras alternativas cada vez mais comuns são os treinamentos realizados à distância. O colaborador só precisa de uma conexão com a internet para ter acesso aos mais diversos cursos, passando de aulas sobre atendimento ao cliente até ao ensino de novas técnicas de corte ou massagem.
Você conheceu um pouco da importância do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores e como essa capacitação é fundamental para encantar os clientes e transformar seu negócio de beleza um sucesso. Aprendeu ainda por onde começar e quais as opções de treinamento disponíveis. Agora só falta você escolher qual é a mais adequada aos seus objetivos.
Gostou deste post especial sobre a importância do treinamento e desenvolvimento de sua equipe? Então, descubra também como precificar corretamente um serviço estético. Até a próxima!